Apresentação

Nas linhas a seguir está a concretização de um sonho que vem amadurecendo já há algum tempo. Mais do que uma aspiração, a revista nasce da necessidade de contemplar nossa região e falar da realidade nordestina como quem a conhece de perto. Temos o litoral mais piscoso do Brasil, inúmeros locais ainda inexplorados e desconhecidos da maioria dos pescadores do próprio Nordeste. Nossa missão é mostrar todo potencial pesqueiro dos nossos nove Estados e difundir a prática da pesca esportiva para contribuir com a preservação e sustentabilidade de nosso esporte.

Temos algumas boas revistas sobre pesca no país, mas todas estão focadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, uma lacuna para os pescadores nordestinos, que muitas vezes tem que adequar técnicas encontradas nessas publicações para se adaptarem às características dos locais onde praticam suas pescarias. Chegamos aqui com o objetivo de falar com o “oxente”, conversar com quem sabe o que é “mainha e painho” e falar com quem é da terra da macaxeira, da charque e do jerimum.

Desde as primeiras reuniões, quando a criação da revista engatinhava, concordamos que as matérias, as dicas, os roteiros e todo o conteúdo deveria ser voltado para o que chamamos de “pescaria do normal”. O que isso quer dizer? Significa que, nas linhas a seguir, vocês verão não aquelas pescarias mirabolantes onde se gastam milhares de reais entre equipamentos e pacotes de pesca, mas a pescaria possível, acessível à grande maioria dos praticantes. Seremos uma revista democrática, não vamos nos eximir de publicar matérias sobre, por exemplo, pesca oceânica, que normalmente tem um custo mais elevado, entretanto, até mesmo essas reportagens serão feitas estritamente em águas nordestinas.


Temos excelentes locais de pesca praticamente às portas de nossas casas e estaremos na Paraíba, em Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Sergipe e Ceará para mostrar pescarias de praia, pesca de costões, produtividade em arrecifes, rios e estuário, lagos, açudes e lagoas. Vamos mostrar como melhorar o índice de capturas e aproveitar a cervejinha (ou refrigerante) com os amigos na praia para registrar belas recordações. Falaremos de materiais, iscas, molinetes, anzóis e demais apetrechos de pesca que são mais eficientes para a captura de nossas espécies de peixe. Em suma, tudo que você, amigo pescador, precisa para garantir sucesso, tanto em água doce como salgada.

Teremos especialistas, sejam eles acadêmicos formados ou profissionais com conhecimento comprovado, tratando dos mais diversos temas. Uma seção interessante para quem quiser se aprofundar em determinado assunto, que irá desde a formação e tipologia de arrecifes até a biologia de determinada espécie de peixe. Além disso, publicaremos reportagens feitas por leitores que tenham notadamente seguido os apelos da pesca esportiva, como a prática do pesque e solte e a preservação do ambiente.

A Revista Pesca Nordeste chega, não só como páginas de entretenimento e aprendizado, mas como uma ferramenta, um canal de comunicação entre o mundo da pesca esportiva e o pescador nordestino. Nasce aqui um novo futuro para nossa região. Viemos para somar e, com a contribuição de vocês, construir um novo cenário no Nordeste brasileiro.


Comentários fechados.

Sobre o autor

Caco Marinho

Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram