Tucunarés na barragem do Prata

Às vezes, quando estamos em casa impossibilitados de pescar por qualquer motivo que seja, costumamos aplacar nossas vontades por meio dos programas sobre o assunto ou através da pesquisa de vídeos na internet. E, quase sempre, entre uma imagem e outra, encontramos os ataques explosivos do tucunaré na superfície.  Isso nos deixa com uma pontinha de inveja e nos faz almejar essa pescaria que é tão comum para os amigos que a praticam mais para o sul do Brasil. Entretanto, o que muitos desconhecem é que o tucunaré é um peixe comum também no Nordeste.

Primeiros vislumbres da barragem. Paisagem sertaneja tranquila e agradável.

Para mostrar que os tucunas estão mais pertos do que se pensa, fomos até a barragem do Prata, localizada em Bonito, Agreste pernambucano. A represa tem capacidade para 43 milhões de metros cúbicos e conta com águas cristalinas quase o ano todo, o que a torna excelente para a prática da pesca esportiva. No local é possível pescar das margens, entretanto o uso de pequenos barcos torna o acesso aos melhores pontos muito mais confortável. É comum ver pescadores de Caruaru, cidade próxima, navegando pelo espelho d’água nas tradicionais chatas de alumínio, mas também é possível fretar canoas de madeira dos caiçaras locais.

Vegetação submersa chamada pelos pescadores de "coentro" atrapalha

Fizemos uma pescaria exclusiva com iscas artificiais e, mesmo em um dia considerado fraco, ainda conseguimos fisgar alguns bonitos exemplares. O nível da água no lugar estava um pouco abaixo do esperado o que fez a vegetação do fundo, conhecida popularmente como “coentro”, ficar mais perto da superfície. Isso prejudicou o uso das iscas de barbela e jigs que acabavam se enroscando nas plantas e perdendo o trabalho ideal. Mesmo assim, alguns pontos estavam livres desse problema e nos serviram bem durante nossa investida.

Jorge Thiago posa com o primeiro do dia.

Na barragem do Prata além da traíra, encontramos o tucunaré amarelo, espécie que pode atingir um tamanho considerável e conhecido pela sua resistência à tração do pescador. De fato, já foram fisgados exemplares pesando cinco quilos. Briga boa pra ninguém botar defeito. A nossa pescaria começou pouco movimentada, as iscas quase sempre se prendiam no “coentro” durante o trabalho e arrastavam um pedaço da vegetação. Ao tira-las da água era preciso remover as plantas das garatéias e, após um tempo, o procedimento acabava por irritar o pescador. Entretanto, foi só aparecer o primeiro peixe para a animação tomar conta de todos. O trabalho da Aile Magnet, fabricada pela Duel, foi irresistível e terminou com a captura de um tucuna com pouco menos de um quilo, mas que já exibia a protuberância na cabeça apelidada pelos pescadores de “cupim”, um indicativo de que o peixe está no período reprodutivo.

Marcos Renner e o peixe que deu trabalho

Depois de fotografar e soltar o animal, continuamos a pescaria. Após alguns arremessos, ouve-se o grito:

-Peguei. Esse é grande

Porém, quase imediatamente, vem a voz:

-Largou… Pegou de novo.

Um grande tucunaré havia atacado a isca de um dos convidados na pescaria, uma wave 80, da Marine Sports, sem, no entanto ser fisgado. Imediatamente após o ocorrido, um pequeno tucuninha atrevido deu o bote no plug de meia-água e acabou posando para foto no lugar do que seria o maior peixe do dia.

Em seguida, outro tucunaré fisgado deu um baita trabalho para ser embarcado, não pelo seu tamanho, mas porque foi mais esperto que o pescador e conseguiu se entocar entre a vegetação da barragem. A retirada demandou muita mão de obra e foi preciso desenrolar a linha das plantas com cuidado para evitar que o animal fosse machucado. Porém, após alguns minutos de esforço, o bicho saiu para a foto. Perto do lugar, uma nova captura e a alegria estampada no rosto pela satisfação de poder observar de perto as cores desse peixe.

No final da pescaria na barragem do Prata ainda é possível usufruir da estrutura rústica, contudo agradável, de alguns barzinhos que ficam às suas margens e oferecem petiscos e bebidas diversas a um preço bem acessível. Sem dúvida uma bela pedida para aqueles que desejam se aventurar na captura desse belo e valente animal que é o tucunaré.

Por falar em tucunaré, vale deixar claro que a barragem do Prata não é a única em Pernambuco a abrigar essa espécie. Na verdade, quase todas as principais barragens do Estado contam com esse animal. Só para exemplificar podemos citar algumas mais próximas da capital, Duas Unas, Bita e Tapacurá. Então fica a dica de ótimos locais para aqueles que ainda não tiveram a chance de fisgar esse tipo de peixe.

Jorge Thiago e um dos três peixes capturados por ele. Todos foram soltos.

Roteiro – Vindo por Recife, segue-se pela BR 232 até a cidade de Bezerros onde se toma o girador em direção a PE 103 rumo a cidade Camocim de São Felix. Em seguida vem a cidade de Bonito e de lá se chega a Alto Bonito, local onde fica a Barragem do Prata. A maior parte do caminho conta com estradas em condições adequadas. A exceção é um pequeno trecho entre os distritos de Bonito e Alto Bonito, onde o pavimento está em péssimo estado e demanda um pouco de paciência do motorista para atravessá-lo. Porém, de modo geral o caminho é bastante tranquilo e, até mesmo no trecho mais complicado, a bela paisagem agrestina praticamente nos faz esquecer a buraqueira que se assoma a nossa frente.

 

3 Comentários para “Tucunarés na barragem do Prata”

  • Carla Siqueira:

    Quero parabenizar a todos que fazem da pesca um esporte sério,achei bastante interessante a matéria.Realmente muitas pessoas não sabem que o Tucunaré é um peixe comum no nordeste.A paisagem é perfeita,uma ótima opção para relaxar.

  • Marcos Renner:

    Gostaria de parabenizar o Caco Marinho pela simplicidade e tão bela descrição de um agradável dia na barragem do prata, realmente no tocante a pescaria um dia considerado fraco, mas no quesito da companhia sem sombras de dúvidas um dia muito mais que agradável;
    Quanto a beleza do local, é extremamente relaxante aproveitar o verde da paisagem dos morros que adornam esta tão exuberante barragem.

  • paulo:

    Oi galera pescadores de tucunaré eu morava em londrina paranà tinha muito tucunaré por la aqui moro a 8 meses gostaria de saber s vcs tem algum contato da barrage do prata ou da cidade de bonito desde já agradeço

Sobre o autor

Caco Marinho

Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram