Powered by Max Banner Ads 

Cartas – Pescaria em Porto de Galinhas

Pergunta enviada pelo leitor Arcisio Pozzatti.

Em agosto, viajo para porto de galinhas , gostaria de fazer uma pescaria de robalos e ou de jig em alto mar, nas proximidades. Gostaria de saber, locais, guias, pousadas etc…

Revista PNE – Agosto não é uma boa época para pescarias aqui no Nordeste, pois é conhecido como “mês dos ventos”, além de ser um período muito chovoso, o que dificulta as saídas embarcadas e deixa a água muito fria afastando os peixes, principalmente o Camurim (que vocês chamam de Robalo). Em Porto de Galinhas você irá encontrar uma farta rede hoteleira, entretanto, nossa região ainda é muito carente em guias e estrutura voltada para o turismo da pesca.

Para não deixar passar em branco a oportunidades, vamos dar três “dicas” de pesqueiros onde você pode investir no tempo em que estiver em solo pernambucano. Como a espécie especie almejada é o camurim indicamos a pescaria de mangue e estuário no rio Maracaipe. O Pontal de Maracaípe conta com diversos jangadeiros que servem os turistas em passeios pelas águas calmas do curso d’água. Uma boa pedida é conversar com esses profissionais e negociar uma saída para pesca. Alguns desses jangadeiros tem experiência na atividade, porém de forma amadora. No Pontal, na margem oposta a Maracaípe, existe uma espécie de barreira artificial feita de pedras onde é comum ver pescadores fisgarem camurins com uso de camarão vivo.

Outra pescaria que pode ser realizada nas redondezas é sobre os arrecifes. Para quem ainda não está familiarizado com o local, recomendamos ir ao ponto nas menores marés, pois, assim, pode-se visualizar todas as particularidades das pedras, como buracos e ouriços, por exemplo, o que ajuda a evitar acidentes. Essa modalidade pode ser realizada tanto no pontal de Maracaipe, onde existe uma grande barreira em frente a foz do rio, como em Muro Alto, praia vizinha a Porto de Galinhas. Nos dois locais é imprescindível o uso de um bom calçado para evitar ferimentos aos pés. Vale levar em conta que a pescaria de arrecifes é mais farta em tipos de peixes a serem capturados e podem ocorrer com facilidade agulhões, xaréus, araciboras, camurupins, além do prórpio robalo.

Em todas as localidades citadas é possível usar tanto iscas naturais como artificiais. Abaixo seguem algumas fotos para exemplificar a situação com a qual você deve se deparar.


Vista aérea dos arrecifes nas imediações do Pontal de Maracaípe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto dos arrecifes no começo da enchente com mar calmo



Um Comentário para “Cartas – Pescaria em Porto de Galinhas”

Deixe um Comentário

Sobre o autor

Caco Marinho

Caco Marinho
Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Curta
Seções
Cadastre-se
E-mail:
Estado:
Cidade:
Código:
 
Mapa dos Visitantes
Plugin from the creators of Macbook :: More at Plulz Wordpress Plugins