Powered by Max Banner Ads 

Cartas – Linhas de pesca

Pergunta enviada pelo leitor Ricardo Carvalho.

Gostaria de saber as principais diferenças entre as linhas monofilamento e multifilamento e se ele pode ser usada tanto para carretilha quanto para molinete, principalmente na pesca de praia em virtude doa arremessos.

Revista Pesca Nordeste – A principal diferença entre mono e multifilamento é que essa última suporta muito mais peso do que a monofilamento de mesma espessura. Por exemplo, enquanto uma linha mono, conhecida também como nylon, de 0,28mm aguenta em media cinco a seis quilos, um multifilamento dessa mesma bitola suporta 15. Uma diferença enorme. Visualmente você pode diferenciar os multifilamentos por serem linhas trançadas, como um cordão, enquanto que os monofilamentos são lisos.

Ambas as linhas podem ser usadas tanto em carretilhas quanto em molinetes, agora, ao usar em molinetes, é importante observar se o seu material faz o bobinamento uniforme da linha, pois o multifilamento deve ficar bem assentado no carrertel. Caso o equipamento possua distribuição irregular é possivel que a linha se enrosque durante os arremessos e ocasione aborrecimentos e perdas materiais ao pescador.

Aliás, vale mencionar que as linhas de multifilamento são bem mais caras que os tradicionais nylons. Outro detalhe importante é que também são menos resistentes à abrasão e se rompem com mais facilitade ao ralar em pedras e outras estruturas. As linhas de monofilamento possuem elasticidade, ou seja, esticam. Isso pode ser comprovado ao tensionar um pedaço do fio. Já o multifilamento não possui elasticidade o que favorece as fisgadas e a sensibilidade no equipamento na hora de trabalhar o peixe.


Arremessos com multifilamentos tendem a ser mais longos do que com os mono. Isso porque a resistência das linhas trançadas nos permite usar bitolas mais finas. É só ter em mente a seguinte situação: se você usar o mesmo equipamento para fazer os arremessos é provavel que consiga lançar a chumbada mais longe usando uma linha 0,20mm do que uma 0,40mm.


Deixe um Comentário

Sobre o autor

Caco Marinho

Caco Marinho
Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Curta
Seções
Cadastre-se
E-mail:
Estado:
Cidade:
Código:
 
Mapa dos Visitantes
Plugin from the creators of Macbook :: More at Plulz Wordpress Plugins