Super pescaria em Olinda-PE

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#61/80  Mensagempor Fernando Rego » 19/09/2009 - 23:20:19

Clenio, sabe onde fica a Ponte do Janga?
Se vc olhar para o lado direito (Recife-Janga), vai ver uma estátua (Santa), é lá :wink:

[mod]ATENÇÃO COM A PONTUAÇÃO!!!

?. -> Está errado e pejudica a busca no fórum!
:wink:. -> Está errado e pejudica a busca no fórum![/mod]
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)

Tópicos: 115
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#62/80  Mensagempor Carlos Eduardo » 20/09/2009 - 00:30:50

Pessoal, relutei em comentar este tópico, entretanto, decidi fazê-lo por achar que minha contribuição poderá ser entendida como um depoimento positivo.

Pesco há quase 20 anos e, durante esse tempo, conheci e fiz amizade com alguns pescadores artesanais profissionais, quero dizer aqueles que pescam utilizando linha, chumbadas, anzóis e iscas naturais e que se mantém dessa atividade. Muito do pouco que sei a respeito dos hábitos e curiosidades dos peixes, aprendi através das “aulas práticas” dessas pessoas, às vezes, tão sofridas quão injustiçadas. Graças a Deus, acredito serem poucos aqui no site que já sentiram na pele o que é prover a família sem ter uma renda mensal regular.

Eis o maior divisor de águas da pesca e de outras atividades marginalizadas: a necessidade de se afirmarem como ocupações de geração de renda, emprego e inclusão social ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente e à biodiversidade. Enquanto nós, pescadores esportivos, não mostrarmos à sociedade civil, de maneira categórica, que a nossa atividade pode movimentar todas as esferas que citei, principalmente a econômica, continuaremos buscando pescarias em locais cada vez mais longínquos e desabitados.

Considero este um espaço extremamente democrático e gostaria que todos nós continuássemos primando por isso. A “intolerância” está entre os principais defeitos da humanidade, sendo responsável por grandes injustiças e muita carnificina ao longo dos tempos.
Imaginem se todos os pescadores predadores do Brasil acessassem este site rotineiramente?!? Certamente seria uma excelente oportunidade de passar um pouco do nosso ponto de vista para eles e, principalmente, ao entendê-los, também poderíamos buscar respostas juntos. Seria ótimo, não?

Apesar do meu discurso, nem sempre foi assim, já fui inimigo mortal dos pescadores profissionais, já “resolvi” situações utilizando o “embate intelectual”, passando pelo “bate-boca insano”, por “ações insensatas” e chegando até as “vias de fato” algumas vezes. Não me senti melhor em nenhuma delas, até compreender, para valer, o aspecto sócio-econômico em jogo.

LipeOlinda, vc tem uma grande responsabilidade nas mãos: usufruir e preservar esse pesqueiro (primeiramente vc) e, em paralelo, reeducar as pessoas que vivem dele, mostrando-lhes uma outra forma de ganhar dinheiro com esse patrimônio. Inicialmente vc poderia tentar persuadi-los a soltar os exemplares de menor porte... nas muitas vezes em que agi assim, consegui colher alguns sucessos importantes, como recentemente, quando em uma pescaria de tarpons aqui no Maranhão, entraram alguns meros nas iscas naturais usadas pelos pescadores profissionais do barco que eu havia alugado. Resultado: consegui convencê-los a soltar 4 exemplares, comprei na hora e soltei outro de 50kg que eles se recusavam a soltar e, infelizmente, não pude evitar o sacrifício do último, com quase 100kg, ainda muito jovem.

Uma dica: já pensou em organizar grupos pequenos de pescadores esportivos para levar até esse local, cobrando por isso e envolvendo os pescadores profissionais como guias, gerando a tal da “renda” e atuando decisivamente na transformação da cultura local através da prática do pesque-e-solte?

Pense nisso e continue fazendo seus grandes relatos. Acredito que, em breve, as fotos mostrarão tarpons, robalões e xaréus em seus melhores momentos: vivos e retornando ao seu ambiente predileto!

Ah, ia esquecendo, eventualmente tb levo meu peixinho para comer em casa... mas sem exageros!

Abraço e paz a todos!
"Pescador nas horas úteis e desocupado nas inúteis."
Carlos Eduardo
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 6
Cidade/Estado: São Luís/MA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#63/80  Mensagempor Chrony Joseph » 20/09/2009 - 00:53:14

Carlos Eduardo, sábias palavras! Obrigado pela valiosa contribuição! :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes

Postagem Número:#64/80  Mensagempor Paulo Pescador » 20/09/2009 - 15:31:41

Carlos Eduardo, Me recusei a postar nesse tópico, mas agora vendo seu relato, posso fazê-lo sem receio! Disse tudo meu amigo! Não estou aqui pra julgar, mas deixo minha posição diante de tal fato: sou totalmente contra a matança de tão belos animais! ...e principalmente aqui no fórum que tem como lema principal, A PRÁTICA DO PESQUE E SOLTE. ....Cabe a moderação excluir tais imagens de fotos como estas, assim como excluem palavrões e outros coisas proibidas aqui. Isso inibiria quaisquer postagens do tipo, e evitaríamos controvércias no fórum, que deve prezar pela amizade e não pelas brigas!!!! :?

Últimamente só vejo a formação de grupos, quase "rivais" aqui no fórum, e com frequência temos discusões como estas por opiniões diferentes! As diferentes opiniões devem sim existir, mas no que diz respeito a tácnicas de pescarias, a modalides, e outras quastões que não sejam a de SOLTAR ou MATAR o peixe. Pois isso já está bem claro nas REGRAS DE UTILIZAÇÂO DO FÓRUM! Onde é claro que não é permitido fotos de peixes mortos!

... Continuo afirmando! Cabe a MODERAÇÃO, excuir toda e qualquer FOTO do GÊNERO e colocar uma CITAÇÃO em tarja vermelha citando a regra! :o
Isso acontece com coisas tão bobas aqui no fórum, por que não com as fotos!? :wink:

VAMOS PESCAR E NÃO BRIGAR! QUEM GOSTA DE MATAR PEIXE, QUE É A RAZÃO DE VIVER DO PESCADOR ESPORTIVO, "PELO MENOS A MINHA!", . QUE MATE! MAS NÃO POSTE AQUI NO FÓRUM! :o
Abraço a todos!
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)

Tópicos: 102
Imagens: 2
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#65/80  Mensagempor Rafael_JP » 20/09/2009 - 19:11:43

Carlos Eduardo, Cara, como jah disseram, Falou tudo!
Rafael_JP
Cavala
Cavala

Tópicos: 5
Cidade/Estado: João pessoa/PB

Postagem Número:#66/80  Mensagempor Carlos Eduardo » 20/09/2009 - 22:24:59

Chrony, Paulo, Rafael e todos, EU É QUE AGRADEÇO A VCS PELO ESPAÇO DEMOCRÁTICO... tão raro na maioria dos sites sobre essa grande paixão! Divergência sempre haverá, mas deve ser tratada com respeito e bom senso!
O que realmente falta para avançarmos na preservação dos pesqueiros e na validação de nossa atividade como fonte potencial de renda é... UNIÃO!

Abço!
"Pescador nas horas úteis e desocupado nas inúteis."
Carlos Eduardo
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 6
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#67/80  Mensagempor LipeOlinda » 21/09/2009 - 00:36:08

Carlos Eduardo, agradeço seu comentario e foi de grande sabedoria suas palavras.

Vou passar sua ideia adiante e espero que der certo.
abraços!

Adicionado depois de 11 minutos:

E sobre as palavras do PARCEIRO Andre lazaro você me conhece sabe que não fui EXALTADO, muito pelo contrario... você deveria era me dar os parabéns, pois sabe que não levo desaforo pra casa.
Mais foi BEMMMM melhor assim, tenho certeza disso 
Abraços Brow e ver se não some, estamos precisando fazer umas pescarias juntos.

Adicionado depois de 2 minutos:

Clenio França, Sinta-se convidado também.
como o Parceiro Lazaro falow... quando quizer vir pescar por aqui só dizer

Chrony Joseph, O convite serve pra você também... quando quizer conhecer outros pesqueiros só me falar :)
abraços!
LipeOlinda
Pampo
Pampo

Tópicos: 8
Imagens: 3
Cidade/Estado: Olinda/PE

Postagem Número:#68/80  Mensagempor Chrony Joseph » 21/09/2009 - 00:56:22

LipeOlinda, maravilha! Idem para você! Tenho um barco em Barra de Jangada e estou programando umas saidas para BV. :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes

Postagem Número:#69/80  Mensagempor LipeOlinda » 21/09/2009 - 01:02:15

Chrony Joseph, Tranquilo... JORGINHO tem meus fones, qualquer coisa só ligar
LipeOlinda
Pampo
Pampo

Postagem Número:#70/80  Mensagempor Lazarus » 21/09/2009 - 10:09:13

Chrony: Opa :!: Se tiver vaga pra mim, estou nessa :!: :!: :!: :D
Como já relatei anteriormente, nunca pesquei embarcado.
Muito a viver, pouco a dizer!
Lazarus
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Gincana (2)

Tópicos: 48
Imagens: 25
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Postagem Número:#71/80  Mensagempor Jorge Thiago » 21/09/2009 - 10:28:49

Isso aí pessoal! Vamos nos integrar para o crescimento das amizades e do Pesca Nordeste.
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4

Postagem Número:#72/80  Mensagempor Clenio França » 21/09/2009 - 21:25:56

LipeOlinda em 21/09/2009 - 00:36:08 escreveu:Carlos Eduardo, agradeço seu comentario e foi de grande sabedoria suas palavras.

Vou passar sua ideia adiante e espero que der certo.
abraços!

Adicionado depois de 11 minutos:

E sobre as palavras do PARCEIRO Andre lazaro você me conhece sabe que não fui EXALTADO, muito pelo contrario... você deveria era me dar os parabéns, pois sabe que não levo desaforo pra casa.
Mais foi BEMMMM melhor assim, tenho certeza disso 
Abraços Brow e ver se não some, estamos precisando fazer umas pescarias juntos.

Clenio França, Sinta-se convidado também.
como o Parceiro Lazaro falow... quando quizer vir pescar por aqui só dizer

Chrony Joseph, O convite serve pra você também... quando quizer conhecer outros pesqueiros só me falar :)
abraços!

:mrgreen: Obrigado Lipe pela informações. :mrgreen: lá no estuário também é bom pescar com camarão vivo ou só presta sauna viva? as artificiais da resutado lá?
Abraço e muita paz.
Adaptar, Improvisar e Superar.
Imagem
Clenio França
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 23

Postagem Número:#73/80  Mensagempor LipeOlinda » 21/09/2009 - 21:28:43

Quando os bixos estão comendo pode jogar ate papel que eles comem rsrsrs, mais sempre pescamos com sauna
nunca ninguem pescou lá com artificial não, mais quem sabe uma aritificial pra robalo não daria certo.
LipeOlinda
Pampo
Pampo

Postagem Número:#74/80  Mensagempor Clenio França » 21/09/2009 - 22:20:20

Lipe muito obrigado pelo convite é só marca na agenda de pescaria e dizer o dia e hora que estarei lá e me dizer quanto que fica as saúnas ai para eu te encomedar.
Abraço e muita paz
Adaptar, Improvisar e Superar.
Imagem
Clenio França
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 23

Postagem Número:#75/80  Mensagempor LipeOlinda » 21/09/2009 - 22:25:34

Clenio França, sauna por minha conta... fique tranquilo e quando quizer pescar só me falar.
LipeOlinda
Pampo
Pampo

AnteriorPróximo

Voltar para Relatos