Barragem São Gonçalo, sim, nós temos Pacas

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Barragem São Gonçalo, sim, nós temos Pacas

Postagem Número:#1/21  Mensagempor MaxVeras » 29/12/2006 - 19:29:59

Pescadores,

Esse último final de semana, como sempre, viajei ao interior para passar o natal em família, na propriedade dos meus avós maternos. O local fica à cerca de 550 Km de João Pessoa, próximo ao município de Cajazeiras.

Sempre aproveito o momento para realizar alguma pescaria pelo sertão, com objetivo de capturar grandes exemplares de Tucunaré. Esse ano, o alvo escolhido foi a barragem de São Gonçalo, que fica uns 5 Km do município de Sousa, que dista cerca de uns 440 Km de João Pessoa.

Escolhi São Gonçalo por alguns motivos, essa barragem tem mais de 30 anos de existência, na sua construção, foi populada por Tucunarés da espécime, Paca e Açu. Alem disso, é uma barragem extremamente irregular, com relação ao seu curso, que delineia algumas ilhas e pequenas serras e muitas estruturas pedregosas, formando assim um perfeito ambiente para o pescador esportivo.

Observem a quantidade de formações rochosas:
Imagem

Pesqueiro em detalhe:
Imagem

O planejado foi realizar duas pescarias, uma à tarde da sexta-feira, outra na manhã do sábado.

Nessa pescaria, não pude contar com os parceiros de pesca do sertão, Anibal e Martins. Portanto, resolvi radicalizar um pouco, e levei um caiaque Lontras, para servir de meio de transporte para chegar aos pesqueiros.

Imagem

Cheguei à barragem na sexta-feira, por volta das 11:00 hrs da manhã, paramos próximo a parede, em um barzinho, pusemos a mesa em uma sombra nas margens do açude, e pedimos uma cerveja para relaxar um pouco.

Mas, como um verdadeiro pescador esportivo, rapidamente saquei uma vara com carretilha e linha multi 40 Lbs, com uma isca MS Flash Minnow de 9 cm. E em 10 minutos já tinha capturado 2 tucunares, sendo um paca e outro Açu, ambos com cerca de 600g. Bom sinal, fiquei muito motivado.

Como ninguém é de ferro, relaxei um pouco a sombra de alguns coqueiros que margeavam a barragem, tomei umas 2 cervejas e saboreei alguns Tucunarés fritos. É claro que não foram os meus, porque eu os soltei.

Após um breve descanso, chegou a hora da verdade, caiaque devidamente pronto, já na água, e pescador alimentado e com muita vontade de rebocar alguns bons Tucunas. A guerra começaria.

Durante a tarde de pesca, percorri muitas ilhas, muitas estruturas de rochas. Potenciais pesqueiros, onde temia perder iscas. Utilizava a técnica de remar até uma ilha e pescava de barranco.

O resultado não foi frustrante nem tão pouco decepcionante, mas, para o potencial do lugar, foram poucas ações, porem, sempre ação de grandes exemplares, sempre escapando das garatéias. Ainda tive muitas perseguições de tucunarés um tanto tímidos e lentos. Pus isca de superfície, pois o sol já dava sinais de queda, hora ideal para explosões na superfície. Ainda tive umas duas ações sem sucesso.

No primeiro embate, senti que os peixes levaram vantagem. Mas, nem só de fisgadas vive um pescador esportivo. E, em momento de contemplação, pude apreciar uma bola de fogo que se preparava para afundar ao horizonte, mais uma vez iniciava-se a dança do por do sol.

Pude observar o mais belo por do sol que meus olhos já viram.
Imagem

Imagem

A noite chegou, e com ela, o cansaço físico tomava meu corpo. Fui a pousada para tomar um banho e rapidamente repor as energias num jantar reforçado com Tucunaré e Baião de Dois como complemento.

Após um longa noite, em que travei uma sangrenta batalha com os pernilongos gigantes de são gonçalo, deixei a pousada em direção a barragem. Imaginem a cena!

O sol já anunciava sua chegada, enquanto o caiaque e seu dono já se preparavam para mais uma jornada em busca dos grandes troféus.

Optei por seguir por outros setores da barragem, os quais ainda não conhecia e que, pela aparência, me deixava muito esperançoso. Mas, nem sinal de peixe, nem se quer um pequeno alevino aparecia para, pelo menos, me desejar um bom dia.

Encontrei um pescador local, que utilizava uma canoa rústica e pescava, utilizando como iscas, Lambaris vivos. Tive uma rápida conversa com o ribeirinho, que desabafou sua insatisfação com a situação atual da barragem. Ele relatou que, pescadores fazem uso indiscriminado de redes e também que muitas embarcações, como lanchas jet-skies, provocam a evasão dos peixes.

Mas, entre uma palavra e outra, ele indicou alguns pesqueiros próximos, onde já tinha capturado bons exemplares. Segui seu conselho e rapidamente tomei o rumo em direção a uma estrutura rochosa com muitas pedras submersas. Pense numa boca abençoada !

Ao chegar ao local, arremessei entre duas grandes rochas, que formavam um pequeno canal entre si. O coração bateu forte, e a emoção tomou conta de mim. Um belo exemplar de Tucunaré Paca arrebatou minha isca Flash Minnow de 11cm. Após um show de saltos o nobre guerreiro de barbatanas entregou-se.

3 Kg de pura emoção
Imagem

Com o animo renovado, fui em busca de outros pesqueiros. Mas, sem sucesso. As horas passavam-se e o sol iniciava o castigo diário de assolar, sem piedade, o sertão. Resolvi voltar, tinha que seguir viagem para a fazenda dos meus avós, onde meus familiares me aguardavam.

Após arrumar o caiaque e toda parafernália de pesca dentro do carro, um atrevido Tucunaré resolveu bater na superfície, bem a minha frente. Saquei a carretilha do carro, pus uma isca de meia água e rapidamente efetuei um arremesso, que foi certeiro, pois o atrevido atacou de imediato minha isca, e um belo Açu juvenil foi capturado e fotografado.

Imagem

E assim findou-se mais uma aventura do vosso amigo, em que reforcei o conceito que o Tucunaré é muito sensível a vibrações e agressões ao seu ambiente, tornando-o extremamente desconfiado.

Um feliz 2007 para todos.
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 35
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/21  Mensagempor Chrony Joseph » 29/12/2006 - 21:38:25

Show de pescaria e relato! Parabéns! :wink::wink::wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/21  Mensagempor Rodrigo X » 30/12/2006 - 01:13:13

Parabéns pela pescaria cara... belos tucunas hein...
Reduza, Reutilize e Recicle!
Rodrigo X
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)

Tópicos: 26
Imagens: 3
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#4/21  Mensagempor Marcão » 30/12/2006 - 10:00:21

Beleza, Max! Um dia ainda terei o prazer de pescar uns tucas "adubados" por esse sertão afora! Parabéns pela pescaria!
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#5/21  Mensagempor Baiano » 31/12/2006 - 08:52:30

belo relato meu rei...gostei mais ainda proque voce utilizou um lontras...
eu tenho um e quero pescar no mar com ele aqui na bahia...
vendo as fotos só fiquei com mais vontade...
grande abraço
Relaxe. Sem stress.
Baiano
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 40
Cidade/Estado: Itabuna/BA

Postagem Número:#6/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 31/12/2006 - 09:46:15

Belo Peixe Max, recebi sua msg pelo meu celular relatando sua captura.

Parabéns
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#7/21  Mensagempor MaxVeras » 31/12/2006 - 09:52:33

Ainda pretendo voltar nessa barragem, mas, com barco a motor, pois tive informações que nos locais mais afastados da "civilização" a incidência de ataques é bem maior.
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Postagem Número:#8/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 31/12/2006 - 17:59:43

Max, o segundo Tucunaré da foto, acho que é um amarelo mesmo.

O que vc. acha?
tem uma foto com maior zoom?
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#9/21  Mensagempor MaxVeras » 01/01/2007 - 08:23:08

Alexandre,

Posso afirmar que era sim um Açu, apesar que a foto não demonstra muito bem isso.

Pois ele é mais logelinho que o Tucuna Amarelo, que geralmente é mais arredondado, as barbatanas eram todas azuladas, e a parte inferior do rabo tinha um vermelho intenso.

Esse tucunaré é o mesmo que peguei com Anibal na Barragem de Nova Olinda.

Max
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Postagem Número:#10/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 01/01/2007 - 09:58:28

Beleza, com bastante insistência, com certeza, um dia vai sair Tucunaré acima de 6 quilos.

parabéns
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#11/21  Mensagempor Gilberto » 03/01/2007 - 12:54:04

Beleza Max... Já tinha tido o prazer de ver as fotos antes do relato. Em breve estaremos por lá!
Gilberto
Galo
Galo

Tópicos: 2

Postagem Número:#12/21  Mensagempor Marcão » 03/01/2007 - 15:32:26

MaxVeras em 01/01/2007 - 08:23:08 escreveu:Alexandre,

Posso afirmar que era sim um Açu, apesar que a foto não demonstra muito bem isso.

Pois ele é mais logelinho que o Tucuna Amarelo, que geralmente é mais arredondado, as barbatanas eram todas azuladas, e a parte inferior do rabo tinha um vermelho intenso.

Esse tucunaré é o mesmo que peguei com Anibal na Barragem de Nova Olinda.

Max

Se voce falou está falado, mas que parece um açu "paraguaio", parece... EhEheh...
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#13/21  Mensagempor Ivan » 03/01/2007 - 18:47:16

Grande Max

Fiquei com água na boca hehehe, que lugar lindo que pescaria da hora, parabéns mermão, bela pescaria e lindos peixes.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Tópicos: 64
Imagens: 12
Cidade/Estado: Parnaíba/PI

Postagem Número:#14/21  Mensagempor MaxVeras » 04/01/2007 - 08:33:18

Valeu ivan, quem sabe na próxima poderemos pescar juntos.

O amigo Gilberto esta para ser transferido para Paraíba, será mais pescador sertanejo, quem sabe você possa vir algum dia, e conhecer as belezas naturais da região.
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Postagem Número:#15/21  Mensagempor Ivan » 04/01/2007 - 17:55:45

MaxVeras em 04/01/2007 - 08:33:18 escreveu:Valeu ivan, quem sabe na próxima poderemos pescar juntos.

O amigo Gilberto esta para ser transferido para Paraíba, será mais pescador sertanejo, quem sabe você possa vir algum dia, e conhecer as belezas naturais da região.

Valeu Max

Este ano quem sabe não apareço por ai no meio do ano.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Tópicos: 64
Imagens: 12
Cidade/Estado: Parnaíba/PI

Próximo

Voltar para Relatos