Transposição do velho Chico

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/42  Mensagempor Carlos Lyra » 01/09/2007 - 13:10:15

É mais uma da bandidagem ! :twisted:
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Carlos Lyra
Albacora
Albacora

Tópicos: 82
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/42  Mensagempor Eric Carreras » 02/09/2007 - 19:51:10

Fugindo do prisma politico, sou a favor...bração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#18/42  Mensagempor Saulo Nazion » 02/09/2007 - 20:22:20

Sou a favor da transposição!

Acredito que corrupção sempre vai existir, mas deixar de fazer algo para os mais necessitados é desumano, e apenas falar...quando estamos em casa com todo nosso luxo é muito fácil...
Não creio que um projeto deste porte venha apenas a beneficiar políticos ou latifundiários!
O Velho Chico (São Francisco) não foi respeitado pelos Estados o qual percorre, e ao longo dos anos tornou-se bastante assoreado, e hoje, esses Estados se consideram dono de tais águas, as quais degradaram há tempos, e apenas exploram o rio.
Concordo que deveria haver uma maior transparecia por parte de nossos governantes, mas não há! Devemos sim cobra-la e não criticar tais obras. Não concordo com milhares de litros sendo despejados a cada minutos ao mar, em quanto milhares de pessoas morrem de sede e conseqüentemente de fome.
Falando no desequilíbrio ambiental, alguns estudiosos dizem que tais litros de água irão fazer muita falta ao rio, e pq esses mesmos estudiosos não vão ao sertão nordestino ver a calamidade que é a seca na região.

Como dizem: Falar é fácil...Vai fazer...

Abraço aos amigos, essa é minha mera opinião, não sou o dono da razão/verdade e acredito que ninguém aqui o seja. Estou enganado?

Valeu pescadores...
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#19/42  Mensagempor Ferreiro_AL » 02/09/2007 - 23:58:27

Saulo, não existe calamidade da seca no nordeste. Isso é chavão de político fajuto. O único problema é que não há um aproveitamento adequado da água já existente. Esses litros de água "desperdiçados" sustentam um dos maiores reservatórios de camarões marinhos do Brasil. Os estados fazem a sua obrição em lutar pelos seus interesses, afinal de contas, vc tbm se beneficia da exploração e degradação do Rio, ou será que a energia elétrica de sobradinho e xingó não chega a sua casa? Ou seja, vc se beneficia da degradação de trechos baianos e alagoanos do Rio São Francisco... E aí? Quem vai indenizar os estados banhados pelo Rio, em caso de um grande dano ambiental? A União? Paraiba? Rio Grande do Norte? Ceara? Será que o que ocorreu no Capibaribe diminui o direito territorial potiguar em relação a esse rio? Meu querido, todo mundo degrada o meio ambiente e se beneficia disso, querer tirar água de um rio já debilitado é muita safadeza? O quanto já foi investido na recuperação do Rio? p... nenhuma! Se Alagoas, Bahia e Pernambuco não cobrarem seus direitos, duvido que os estados beneficiados pela transposição o façam...
Com todo respeito, essa é a minha opinião.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#20/42  Mensagempor Marcão » 03/09/2007 - 14:32:54

Contra! A transposição do rio será a pá de cal no velho Chico.
Como falar em transposição se nem ao menos eles tem competencia ( para ser bonzinho) para revitalizá-lo?
É uma grande inversão de valores.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#21/42  Mensagempor Gugao » 04/09/2007 - 00:35:49

Ferreiro, eu perguntei com o seguinte intuito, a transposição já foi iniciada, concorda? Ai eu perguntei se quem era contra, era contra a todo e qualquer projeto de transposição! Pq tem alguns estados que não vão ser benificiados, entre eles está o Rio Grande do Norte, e não lembro quais outros estados não seram beneficiados. Estou perguntando isso, pq aqui em Natal tmb teve essa palestra contra a transposição, lá na UFRN, e agora os estudantes de lá estão fazendo uma campanha contra a transposição. Agora tem um político daqui de Natal, o Fernando Bezerra que está lutando pra trazer essa transposição aqui para o RN tmb. Gostaria de saber se vcs são contra apenas que seja mudado o projeto, ou se são contra ao projeto todo de transposição?
Valeu.
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 31
Imagens: 1

Postagem Número:#22/42  Mensagempor Ferreiro_AL » 04/09/2007 - 01:11:40

Cara eu sou a favor da transpoção, desde que houvesse:

1- Planejamento ambiental sério, feito por uma pessoa séria...
2- Revitalização do São Francisco e seus contribuintes...
3- Transposição do Tocantins, para diminuir os possíveis efeitos sobre o SF...

Atendendo a esses pontos, acho que a transposição seria viável. Mas pra mim não passa de um projeto politiqueiro, bolado por gente safada...
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#23/42  Mensagempor Gugao » 04/09/2007 - 12:31:44

Concordo plenamente, tudo que vem da política é desconfiável. Mas a culpa é de nós mesmos que ainda votamos nessa cambada. Desde que eu me entendo por gente, que vota, que meus votos são nulos. Pois pra mim voto consciente é voto nulo.
Mas se for pra ajudar uma minoria que estão passando por necessidade concordo plenamente, desde que não agrida a natureza.
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#24/42  Mensagempor Chrony Joseph » 04/09/2007 - 12:36:25

Apoiado! Voto consciente é voto NULO! Meu úitimo voto foi para Collor e deu no que deu, hoje há muito mais motivos para derrubar Lulla e nada... :evil:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#25/42  Mensagempor Carlos Henrique » 04/09/2007 - 14:34:48

Totalmente a favor da Tranposição!
Concordo com você Saulo. Antes de fazermos comentários a respeito, é preciso conhecer o projeto. Essa é uma bandeira levantada desde o tempo do império. Mas, vamos aos pontos em que há controvérsias:

1 - Quanto a revitalização, o projeto prevê um grande investimento para recuperação do Rio, inclusive com recursos já liberados(Algo em torno de R$ 300.000.000). Portanto, este é um item que faz parte do projeto original, desde que se começou a falar em transposição já se falava na sua revitalização.
2 - A captação de água do Rio será de apenas 1% do que é lançado no Mar. É muito pouco se considerarmos o tamanho do problema que será resolvido. Milhões de Nordestinos serão beneficiados.
3 - Não acredito que o projeto venha a beneficiar políticos, ou talvez grandes propietários de terra. Digo isso por um motivo simples: para um político, não existe melhor maneira de manter a depedência do povo do que a chamada "indústria da seca". Seria muito mais fácil manipular o povo(como se faz hoje) com a dependência econômica, do que viabilizando um projeto que pretende torná-los idenpendente( ou pelo menos parcialmente dependentes).
4 - Existem vários projetos de tranposição pelo mundo, muito bem sucedidos. Eu diria que em 80% dos casos os projetos são bem sucedidos, desde que hajam estudos prévios. Vale lembrar que o projeto do São Francisco foi amplamente estudado por décadas, e todos os estudos julgaram pela viabilidade do Projeto. Inclusive pela empresa mais conceituada no mundo nesse assunto(nao me recordo o nome).
5 - Por último, quanto ao custo da tranposição esta teria um valor irrisório se levarmos em consideração o quanto o Governo gasta com a seca no nordeste todos os anos( e nao se esqueçam que esse dinheiro também somos nós que pagamos). Calcula-se que em duas secas pagaríamos o custo da Transposiçao.

São essas as considerações. Acho o debate levantado bastante salutar. Insisto que devemos conhecer o projeto a fundo. E essa é a minha opinião.

Desculpem pela extensão do texto, mas nao poderia silenciar diante de argumentos que julgo necessários ao debate.
REDE só para dormir. Não para PESCAR!
Carlos Henrique
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 2

Postagem Número:#26/42  Mensagempor Alexandre Cardoso » 04/09/2007 - 15:35:23

Amigos...Não devemos nos preocupar,se essa transposição sair do papel ou não sair nunca, mesmo que aprovada e os recursos forem liberados, vão roubar tanto o dinheiro que seria utilizada nas obras, que não vai sobrar nenhum centavo, nem sequer para começar, vai ser igual a operação tapa buraco, gastaram tanto e não fizeram nada.

Não podemos nos esquecer que vivemos num país de merda.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#27/42  Mensagempor Ferreiro_AL » 04/09/2007 - 17:54:35

Putz! Mas ainda não apareceu 1 centavo desses 300 milhões "liberados" para a revitalização do rio. O interessante e que tratam o rio como se fosse um ecossistema saudável, o que não é o caso do SF. O rio já sofre com a poluição, assoreamento e represamento de suas águas... Como se já não bastasse. Eu ainda não vi o relatório de impacto ambiental dessa obra, e olhem que eu procurei! Parece até que as coisas estão sendo feitas as escondidas... Carlos, vc poderia me mostrar como posso conseguir mais detalhes acerca dessa obra?
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#28/42  Mensagempor Gugao » 04/09/2007 - 18:21:47

É Alexandre Cardoso, concordo plenamente com as suas palavras, não tiro sua razão de jeito nenhum. Agora se formos nos preocupar e deixar de fazer determinadas obras, em prol da população por causa das roubalheiras dos políticos, num eram pra ser aprovadas nenhuma obra. Não apenas a transposição, mas tmb uma obra como a ponte forte-redinha, a reforma do machadão, o aeroporto de São Gonçalo, isso só aqui em Natal. Eu tenho a minha mais nobre certeza de que acontece roubalheiras nessas empreitadas, meu pai que é engenheiro, não aqui, mas lá em SP que o diga. Uma certa vez ele trabalhando numa construtora no interior de SP, ele não estava gostando do que os engenheiros estavam fazendo, superfaturando as mercadorias compradas, para no final tirarem a parte deles. Painho foi conversar com eles e disse que se fosse pra continuar dessa forma ele iria ter que tomar as providências cabíveis. No outro dia um engenheiro, que por sinal era subordinado dele, bateu na porta do escritório dele e falou: "Vc não tem medo de acordar com a boca cheia de formiga não? Um paraíba desses, vem lá da paraíba pra cá e vem querer colocar moral, cortar nosso barato." Infelizmente moramos num país de ladrões, isso já vem de berço, vem no sangue.
Mas eu tenho uma ideologia de que, mesmo com roubalheira ou não, se for em prol da nossa sociedade e inclusive da gente mesmo, eu sou a favor desde que feito com todo estudo ambiental.
Quem é que não quer que a ponte do forte fique pronta o mais rápido possível? Eu não vejo a hora, pra todo fim de semana eu estar pescando em Santa Rita. hehehehe... Quem daqui não tem ramificações familiares no interior? Quer queira ou quer não, poderá estar ajudando a pessoas da nossa familía. Independente ou não de ter tido roubalheira ou não.
Pra quem não sabe o pan-americano, depois do seu final ia ser instaurado um inquérito contra as contruções da vila pan-americana, inclusive iria virar uma CPI contra o Pan, não entendo pq até hoje essa CPI não foi pra frente. Afinal moramos no BRASIL.

Mas digo e continuo a dizer, a culpa é nossa, de todos nós que reclamamos, falamos, bufamos e não fazemos nada, quem aqui não viu essa semana, estudantes lá na Dinamarca protestando no meio das ruas, incendiando carros, brigando com a polícia por suas causas. E olhe qual foi o país, nada mais nada menos do que a Dinamarca, país considerado um dos mais ricos da Europa, apesar do tamanho, um país que já tem a sua pobreza totalmente solucionada, naquele país não existe pobreza, mas mesmo assim a população vai as ruas reinvindicar. Enquanto nós brasileiros, só fazemos reclamar. Eu que o diga. Mas estou aqui pro que der e vier. Afinal sou brasileiro e não desisto nunca.

Desculpa a extensão do texto, a minha reinvidicação, pois isso foi mais uma forma de desabafo, por saber que a partir de hoje estou desempregado, saber que estou aumentando as estatísticas dos desempregados do Brasil. E o pior de tudo, saber que posso demorar dias, meses ou até anos sem arrumar outro. :(

Palavras de um Brasileiro patrióta, mas totalmente inconformado com o nosso país.
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#29/42  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/09/2007 - 08:35:45

Gugão

Lamento por vc. e por todos os brasileiros, reclamar não temos direito, pois fomos nós (apesar de não ter votado nesses corruPTos) quem colocamos esses políticos no poder. Só pra vc. ficar sabendo...Eu também corro o risco de perder o emprego a qualquer momento, mas...e daí? Se perder vou ver se arranjo uma "boquinha" nesses programas de esmola do governo feito para vagabundos igual a ele. (que na qual pretendo me incluir, acho que é mais vantajoso)

Bem que gostaria que a transposição do SF beneficiasse todo o nordeste sem prejudicar o próprio rio, e se fizerem a transposição (que acho muito difícil) espero que o problema da seca em nossa região seja definitivamente sanada.

Só mais uma coisa, se tivesse muita grana sobrando, pode ter certeza que já teria pensado em fazer alguma coisa, uma delas seria pagar um pistoleiro para meter uma bala na cabeça no chefe da quadrilha, rsssssss!

Um grande abraço.
Não sou pessimista, SOU REALISTA! :wink:
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#30/42  Mensagempor Carlos Henrique » 06/09/2007 - 09:41:04

FERREIRO_AL, você encontrará no seguinte link: http://www.mi.gov.br/saofrancisco/

Aí estão todos os recursos disponíveis para a revitalização, inclusive com as ações que já estão sendo executadas.

Outro detalhe importante que esqueci de mencionar, é que a captação de águas nao vai ocorrer durante todo o ano, e sim apenas no período de seca do Nordeste Setentrional.
O engraçado é que ninguém aponta outra solução para o problema. Alguns falam em cisternas, mal sabem que 70% das terras nordestinas estão sob o cristalino, de onde provavelmente nao se conseguirá encontrar água.

Insisto que é preciso se conhecer o projeto! Quem tiver interesse, acesse o link acima mencionado e tirem suas conclusões.

OBS: Em Alagoas estão construindo o Canal do Sertão, que captará 9 metros cúbicos por segundo de água. Enquanto que o Eixo leste(que captará água em Alagoas) do Projeto do São Francisco captará apenas 7 metros cúbicos por segundo!
REDE só para dormir. Não para PESCAR!
Carlos Henrique
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 2

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo