Alexandre Cardoso em 20/06/2011 - 20:33:36 escreveu:As tabelas de tamanhos mínimos de peixes abrangem todo o Brasil, e não são específicas apenas para região tal ou qual, o centropomus paralelus e undecimalis são a mesma espécie seja em qual região ela ocorra, então repetindo, as tabelas de tamanhos mínimos do IBAMA são válidas para todo território nacional, não esperemos que irão fazer uma tabela de espécies exclusiva apenas para o nordeste.
Quanto ao Tucunaré, aqui no nordeste é considerado a praga demoníaca e deve ser exterminado a todo custo, inclusive defendido por alguns aqui do fórum. Desde que seja exterminado com o objetivo apenas para o interesse financeiro por parte dos profissionais que vivem da pesca.
Concordo também com o Marcão que o problema "seria" educação, mas na minha opinião, não é, pois vemos pessoas "educadas", bem instruídas e com nível superior, mas com a mentalidade de levar vantagem em tudo, e saem matando tudo que pescam. Educação não vale nada, se assim fosse, não víamos muita gente "educada" (para não dizer, sem escrúpulos) passar por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem.
E tem muita gente boa em nosso ramo lutando e há muito tempo, para tentar mudar a realidade da pesca esportiva no Brasil, só para citar alguns, o Kruel, o Rivolta, que morreu sem ter visto a pesca esportiva se tornar um seguimento sério e realmente profissional em nosso país, o próprio Marcos Réia, que sabe o que tá falando e sua opinião deve ser respeitada, pois ele não começou a vivenciar o que acontece na pesca esportiva nem começou pescar um "dia desses", sem falar no pessoal do PNDPA, Roald Andretta, Ian, dentre outros, e sem deixar de falar no Rubinho, o pioneiro no pesque e solte e que plantou a semente da preservação em nosso esporte, e muitos que participaram do 1º ENPA, inúmeros estudos sérios foram e vem sendo feitos ao longo desse tempo, e foram expostos no ENPA, mas infelizmente, quem realmente esperava que a coisa começaria a mudar em nosso seguimento, hoje está decepcionado, igualmente como o Rubinho havia profetizado na abertura do ENPA (ou talvez ele já sabia no que tudo isso ia dar) Quem esteve lá, sabe o que estou falando.
Alex, sou humilde ao ponto de dizer, que não conheço a tabela da região Nordeste e nunca cheguei a ve-la. Caso tenha acesso a uma, por favor nos informe. Pois a unica que tenho acesso é essa:
Que como dito anteriormente, faz menção apenas as regiões Sul e Sudeste.
Fui atras dela, pq certa vez em uma reunião junto ao Ibama da Paraíba, o agente responsável pelas fiscalizações me alertou sobre este fato. O qual o robalo não era protegido por lei em relação ao tamanho minimo de captura, como também outras especies.
Caso o agente esteja equivocado e eu também, por favor, ratifique a informação de sua fonte, para que no futuro eu não caia novamente nesse equivoco de achar que a tabela não é aplicável aqui, ou seja, no Nordeste.
Ainda encontrei isso:
A PORTARIA Nº 73/03-N, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2003.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições previstas no art. 24, Anexo I, da Estrutura Regimental aprovado pelo Decreto nº4.756, de 20 de junho de 2003, e art. 95, item VI do Regimento Interno aprovado pela Portaria GM/MMA n.º 230, de 14 de maio de 2002;
Considerando as recomendações da 1ª Reunião de Pesquisa e Ordenamento sobre Tamanho Mínimo de Captura de Peixes Marinhos e Estuarinos das Regiões Sudeste e Sul do Brasil, ocorrida no período de 14 a 17 de julho de 2003; e,
Considerando o que consta do Processo IBAMA nº 02026.001368/2000-32,
R E S O L V E:
Art.1º Estabelecer o tamanho mínimo de captura de espécies marinhas e estuarinas do litoral sudeste/sul do País, relacionadas nos Anexos I e II desta Portaria...''
Em relação ao Tucunaré, acredito que essa era uma concepção do passado, até pq, atualmente muitos vivem da pescaria da especie como subsistência. E nós mesmos (esportivos) fomentamos a pesca dela aqui no Nordeste. O maior exemplo é o Castanhão, que hj tem uma ótima estrutura para receber turistas de todo o Brasil, com ótimo padrão de qualidade no serviço oferecido.
Em relação ao desprezo de alguns pela especie, acredito que se dê pelo fato da mesma ter sido introduzida em nossos lagos sem o devido estudo, e por conta de sua voracidade extinguiu muitas especies nativas.
Já essa terceira parte; ''pessoas sem educação'', ''sem escrúpulos'' prefiro não comentar. Pois não entendi e não tenho ideia de quem seja. Recomendo ao amigo, caso tem alguma indiferença com alguém, faça-a pessoalmente ou se quiser faze-la no fórum, pode ser via MP. Pois assim prevenimos e evitamos o ''trancamento'' do tópico por causa de ofensas que não levarão a nada. Não estou dizendo que sua intenção foi essa, muito menos dizendo o que deve ou não fazer. É apenas um conselho de amigo pela pequena experiencia que tenho no fórum, acho melhor não exaltarmos nossas palavras com pensamentos ou ideias que possam afrontar ou ferir outras pessoas.
Verdade, devemos respeitar os mais velhos! E não só eles, mas devemos sim, acreditar na juventude e respeita-la também. Caso contrário, de que serviram as lutas de nossos antepassados? Se não, para deixar algo para as próximas gerações perpetuarem e aperfeiçoarem.
Talvez as promessas feitas aos amigos no passado, não tenham sido concretizadas ou suficientes para sanar o ideal de pesca esportiva no Brasil que esperavam. Mas, a atual geração de pescadores esportivos, já colhem muitos frutos semeados pelos experientes pescadores esportivos, alguns deles já citados pelo amigo.
Ratifico o que disse anteriormente, e creditando sim na pesca esportiva, no pesque e solte e nos pescadores de ontem, hj e amanha que fazem dela um belíssimo esporte!