Estudo com tucunarés amazônicos confirma eficiência

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/40  Mensagempor Saulo Nazion » 18/06/2011 - 22:38:31

Marcão, acredito sim nas mudanças e elas aconteceram. Seja através do Governo ou por nós mesmo, quando o primeiro é falho/omisso. Pois no passado não se tinha metade da conciencia ecológica que exite hoje, e foi através de homens como você que ela surgiu.

Isso tudo facilmente comprovado em nosso dia a dia. Exemplos:
- revistas de pesca, as edições do passado eram comuns estarem recheadas em suas paginas de peixes mortos, algo comum na época. Mas como também sabe, atualmente essa postura é repudiada.
- empresários do setor incentivando o pesque-e-solte, como a Pousada Germano em Serra da Mesa, que garante ao pescador cota zero um desconto de 20%.

Estamos mudando, seja por nós mesmos ou pelo Governo. E sempre que um esta mais a frente que o outro, deverá puxa-lo visando ficar paralelos!

Já em relação ao Robalo, ele é protegido sim no sul e sudeste, se não é fiscalizado são ''outros 500'' mas a portaria existe para defende-lo.
Avalie se não existisse no Código Penal Brasileiro o Art. 121 - Matar alguém: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Pois diariamente o que mais vimos no noticiário são os assassinatos, justiça falha as vezes. Mas, existe, pior ainda se não existisse. Igual a tabela minima de captura para o Nordeste. Por mais falha que fosse, deveria existir...
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/40  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/06/2011 - 18:05:45

Foi o que falei Saulo, sou contra ao que disse. "Os que são TOTALMENTE contra o pesque & solte em TODOS OS SENTIDOS são os mortos de fome. Leia-se matam de todo tamanho e qualquer espécie, seja ele de carne boa ou ruim.

Não sou contra àqueles que levem uns peixes para comer de vez em quando, e eu pelo menos, desde que comecei a pescar, soltava sempre os peixes pequenos que eu achava não valer à pena para comer, mesmo na pesca de praia.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#18/40  Mensagempor Ferreiro_AL » 20/06/2011 - 19:02:16

Gostei do posicionamento do Chrony e do Saulo, pois deixam amplo espaço ao debate. Gostaria muito de ver os dados que vão de encontro ao pesque & solte e principalmente as espécies que embasaram tal estudo. Infelizmente o pesque & mate tudo está enraizado na mente das pessoas, pescador é quem pesca e leva tudo pra casa.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#19/40  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/06/2011 - 20:33:36

As tabelas de tamanhos mínimos de peixes abrangem todo o Brasil, e não são específicas apenas para região tal ou qual, o centropomus paralelus e undecimalis são a mesma espécie seja em qual região ela ocorra, então repetindo, as tabelas de tamanhos mínimos do IBAMA são válidas para todo território nacional, não esperemos que irão fazer uma tabela de espécies exclusiva apenas para o nordeste.
Quanto ao Tucunaré, aqui no nordeste é considerado a praga demoníaca e deve ser exterminado a todo custo, inclusive defendido por alguns aqui do fórum. Desde que seja exterminado com o objetivo apenas para o interesse financeiro por parte dos profissionais que vivem da pesca.

Concordo também com o Marcão que o problema "seria" educação, mas na minha opinião, não é, pois vemos pessoas "educadas", bem instruídas e com nível superior, mas com a mentalidade de levar vantagem em tudo, e saem matando tudo que pescam. Educação não vale nada, se assim fosse, não víamos muita gente "educada" (para não dizer, sem escrúpulos) passar por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem.

E tem muita gente boa em nosso ramo lutando e há muito tempo, para tentar mudar a realidade da pesca esportiva no Brasil, só para citar alguns, o Kruel, o Rivolta, que morreu sem ter visto a pesca esportiva se tornar um seguimento sério e realmente profissional em nosso país, o próprio Marcos Réia, que sabe o que tá falando e sua opinião deve ser respeitada, pois ele não começou a vivenciar o que acontece na pesca esportiva nem começou pescar um "dia desses", sem falar no pessoal do PNDPA, Roald Andretta, Ian, dentre outros, e sem deixar de falar no Rubinho, o pioneiro no pesque e solte e que plantou a semente da preservação em nosso esporte, e muitos que participaram do 1º ENPA, inúmeros estudos sérios foram e vem sendo feitos ao longo desse tempo, e foram expostos no ENPA, mas infelizmente, quem realmente esperava que a coisa começaria a mudar em nosso seguimento, hoje está decepcionado, igualmente como o Rubinho havia profetizado na abertura do ENPA (ou talvez ele já sabia no que tudo isso ia dar) Quem esteve lá, sabe o que estou falando.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#20/40  Mensagempor Chrony Joseph » 20/06/2011 - 20:46:35

Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#21/40  Mensagempor Saulo Nazion » 20/06/2011 - 23:28:16

Alexandre Cardoso em 20/06/2011 - 20:33:36 escreveu:As tabelas de tamanhos mínimos de peixes abrangem todo o Brasil, e não são específicas apenas para região tal ou qual, o centropomus paralelus e undecimalis são a mesma espécie seja em qual região ela ocorra, então repetindo, as tabelas de tamanhos mínimos do IBAMA são válidas para todo território nacional, não esperemos que irão fazer uma tabela de espécies exclusiva apenas para o nordeste.
Quanto ao Tucunaré, aqui no nordeste é considerado a praga demoníaca e deve ser exterminado a todo custo, inclusive defendido por alguns aqui do fórum. Desde que seja exterminado com o objetivo apenas para o interesse financeiro por parte dos profissionais que vivem da pesca.

Concordo também com o Marcão que o problema "seria" educação, mas na minha opinião, não é, pois vemos pessoas "educadas", bem instruídas e com nível superior, mas com a mentalidade de levar vantagem em tudo, e saem matando tudo que pescam. Educação não vale nada, se assim fosse, não víamos muita gente "educada" (para não dizer, sem escrúpulos) passar por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem.

E tem muita gente boa em nosso ramo lutando e há muito tempo, para tentar mudar a realidade da pesca esportiva no Brasil, só para citar alguns, o Kruel, o Rivolta, que morreu sem ter visto a pesca esportiva se tornar um seguimento sério e realmente profissional em nosso país, o próprio Marcos Réia, que sabe o que tá falando e sua opinião deve ser respeitada, pois ele não começou a vivenciar o que acontece na pesca esportiva nem começou pescar um "dia desses", sem falar no pessoal do PNDPA, Roald Andretta, Ian, dentre outros, e sem deixar de falar no Rubinho, o pioneiro no pesque e solte e que plantou a semente da preservação em nosso esporte, e muitos que participaram do 1º ENPA, inúmeros estudos sérios foram e vem sendo feitos ao longo desse tempo, e foram expostos no ENPA, mas infelizmente, quem realmente esperava que a coisa começaria a mudar em nosso seguimento, hoje está decepcionado, igualmente como o Rubinho havia profetizado na abertura do ENPA (ou talvez ele já sabia no que tudo isso ia dar) Quem esteve lá, sabe o que estou falando.

Alex, sou humilde ao ponto de dizer, que não conheço a tabela da região Nordeste e nunca cheguei a ve-la. Caso tenha acesso a uma, por favor nos informe. Pois a unica que tenho acesso é essa:
Imagem
Que como dito anteriormente, faz menção apenas as regiões Sul e Sudeste.
Fui atras dela, pq certa vez em uma reunião junto ao Ibama da Paraíba, o agente responsável pelas fiscalizações me alertou sobre este fato. O qual o robalo não era protegido por lei em relação ao tamanho minimo de captura, como também outras especies.
Caso o agente esteja equivocado e eu também, por favor, ratifique a informação de sua fonte, para que no futuro eu não caia novamente nesse equivoco de achar que a tabela não é aplicável aqui, ou seja, no Nordeste.

Ainda encontrei isso:
A PORTARIA Nº 73/03-N, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2003.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições previstas no art. 24, Anexo I, da Estrutura Regimental aprovado pelo Decreto nº4.756, de 20 de junho de 2003, e art. 95, item VI do Regimento Interno aprovado pela Portaria GM/MMA n.º 230, de 14 de maio de 2002;

Considerando as recomendações da 1ª Reunião de Pesquisa e Ordenamento sobre Tamanho Mínimo de Captura de Peixes Marinhos e Estuarinos das Regiões Sudeste e Sul do Brasil, ocorrida no período de 14 a 17 de julho de 2003; e,

Considerando o que consta do Processo IBAMA nº 02026.001368/2000-32,

R E S O L V E:

Art.1º Estabelecer o tamanho mínimo de captura de espécies marinhas e estuarinas do litoral sudeste/sul do País, relacionadas nos Anexos I e II desta Portaria...''

Em relação ao Tucunaré, acredito que essa era uma concepção do passado, até pq, atualmente muitos vivem da pescaria da especie como subsistência. E nós mesmos (esportivos) fomentamos a pesca dela aqui no Nordeste. O maior exemplo é o Castanhão, que hj tem uma ótima estrutura para receber turistas de todo o Brasil, com ótimo padrão de qualidade no serviço oferecido.
Em relação ao desprezo de alguns pela especie, acredito que se dê pelo fato da mesma ter sido introduzida em nossos lagos sem o devido estudo, e por conta de sua voracidade extinguiu muitas especies nativas.

Já essa terceira parte; ''pessoas sem educação'', ''sem escrúpulos'' prefiro não comentar. Pois não entendi e não tenho ideia de quem seja. Recomendo ao amigo, caso tem alguma indiferença com alguém, faça-a pessoalmente ou se quiser faze-la no fórum, pode ser via MP. Pois assim prevenimos e evitamos o ''trancamento'' do tópico por causa de ofensas que não levarão a nada. Não estou dizendo que sua intenção foi essa, muito menos dizendo o que deve ou não fazer. É apenas um conselho de amigo pela pequena experiencia que tenho no fórum, acho melhor não exaltarmos nossas palavras com pensamentos ou ideias que possam afrontar ou ferir outras pessoas.

Verdade, devemos respeitar os mais velhos! E não só eles, mas devemos sim, acreditar na juventude e respeita-la também. Caso contrário, de que serviram as lutas de nossos antepassados? Se não, para deixar algo para as próximas gerações perpetuarem e aperfeiçoarem.

Talvez as promessas feitas aos amigos no passado, não tenham sido concretizadas ou suficientes para sanar o ideal de pesca esportiva no Brasil que esperavam. Mas, a atual geração de pescadores esportivos, já colhem muitos frutos semeados pelos experientes pescadores esportivos, alguns deles já citados pelo amigo. :wink:

Ratifico o que disse anteriormente, e creditando sim na pesca esportiva, no pesque e solte e nos pescadores de ontem, hj e amanha que fazem dela um belíssimo esporte! 8)
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#22/40  Mensagempor FabianoMFC » 21/06/2011 - 00:11:09

Acho q se essa tabela com relaçao ao Nordeste, particularmente, existisse seria bastante difundida em foruns e afins!
Nunca vi nada com relaçao a restriçao ao tamanho de captura aqui no Nordeste!
Se existir, eu realmente gostaria de conhecer!
Imagem
FabianoMFC
Albacora
Albacora

Tópicos: 14
Imagens: 1

Postagem Número:#23/40  Mensagempor Chrony Joseph » 21/06/2011 - 01:49:40

Este assunto já foi discutido no tópico Ibama - Tamanhos mínimos

Volto a afirmar a questão "cultural"! Não temos tabela de peixes marinhos para o nordeste, ok! Quando tivermos automaticamente será respeitada? Quem irá fiscalizar? Porque não se aplica a existente para abranger o NE? Será preciso nomear 8.612.384.612.839.740.892 pessoas para fazer isso?!

Acredito também que para se estabelecer uma tabela é necessário um estudo sobre cada espécie nela contida para saber dados como: maturidade, capacidade ou curva de reprodução, tempo de vida, tamanho máximo etc., temos isso? Foi feito isso para as regiões S e SE?

Até quando vamos "culpar" o que acontece na pesca predatória por não ter uma tabela?! Como Marcão bem disse de nada valeu ter uma exclusiva para o Pantanal, pelo contrário acredito que muitos culpam a tabela pelo declínio da pesca lá, pois era seguida à risca! As pessoas iam pescar de balança e fita métrica e só paravam quando atingiam a "cota"! Ah! A tabela estava errada? Então porque existia?!

O "buraco" é mais embaixo, bem mais embaixo, muito mais embaixo mesmo! Sabem como muitos pensam? Tenho 20, 30, 40 anos e os peixes não vão acabar enquanto tiver vivo! Então porquê vou parar de pesca-los? Ou se eu parar vou resolver o problema? Então continuo! Eu já escutei muito isso: Peixe = Comida! Quantos não admitem "gastar" dinheiro com material de pesca e tempo pescando para soltar um peixe? Quantos dizem fazer pescaria de "alto nível" em busca de grandes exemplares e solta-los seria loucura? Quantos acham "babacas" os caras das artificiais pegando peixe pequeno enquanto uma saúna viva pega o grandão e garante o freezer cheio?! MUITOS!

Acho muito louvável qualquer tentativa para diminuir esta pressão de pesca que aumenta a cada dia, mas é uma árdua batalha e sem caminho ainda definido... Penso assim... Então "tento" fazer "escola" incentivando a prática do pesque e solte, acredito que muitos aqui no PNE matavam tudo e hoje soltam alguns, muitos ou todos, mas já é um começo! Como também acredito que outros se "gabam" como "el matadores" e ainda nos acham babacas, mas mesmo assim se tiramos um "el matador" saímos no lucro!
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#24/40  Mensagempor Ferreiro_AL » 21/06/2011 - 08:55:12

Alexandre Cardoso em 20/06/2011 - 20:33:36 escreveu:Quanto ao Tucunaré, aqui no nordeste é considerado a praga demoníaca e deve ser exterminado a todo custo, inclusive defendido por alguns aqui do fórum. Desde que seja exterminado com o objetivo apenas para o interesse financeiro por parte dos profissionais que vivem da pesca.

Ele é considerado praga em qualquer bacia que não seja a sua nativa. Aqui e em mais três continentes, como qualquer espécie invasora. Do que adianta criticar quem pesca e mata, ao mesmo tempo que se defende algo que é crime frente a nossa legislação ambiental? O Tucunaré é anjo pq dá pra ser pescado com isca artificial?
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#25/40  Mensagempor Saulo Nazion » 21/06/2011 - 09:23:00

Chrony Joseph em 21/06/2011 - 01:49:40 escreveu:Este assunto já foi discutido no tópico Ibama - Tamanhos mínimos

Volto a afirmar a questão "cultural"! Não temos tabela de peixes marinhos para o nordeste, ok! Quando tivermos automaticamente será respeitada? Quem irá fiscalizar? Porque não se aplica a existente para abranger o NE? Será preciso nomear 8.612.384.612.839.740.892 pessoas para fazer isso?!

Acredito também que para se estabelecer uma tabela é necessário um estudo sobre cada espécie nela contida para saber dados como: maturidade, capacidade ou curva de reprodução, tempo de vida, tamanho máximo etc., temos isso? Foi feito isso para as regiões S e SE?

Até quando vamos "culpar" o que acontece na pesca predatória por não ter uma tabela?! Como Marcão bem disse de nada valeu ter uma exclusiva para o Pantanal, pelo contrário acredito que muitos culpam a tabela pelo declínio da pesca lá, pois era seguida à risca! As pessoas iam pescar de balança e fita métrica e só paravam quando atingiam a "cota"! Ah! A tabela estava errada? Então porque existia?!

O "buraco" é mais embaixo, bem mais embaixo, muito mais embaixo mesmo! Sabem como muitos pensam? Tenho 20, 30, 40 anos e os peixes não vão acabar enquanto tiver vivo! Então porquê vou parar de pesca-los? Ou se eu parar vou resolver o problema? Então continuo! Eu já escutei muito isso: Peixe = Comida! Quantos não admitem "gastar" dinheiro com material de pesca e tempo pescando para soltar um peixe? Quantos dizem fazer pescaria de "alto nível" em busca de grandes exemplares e solta-los seria loucura? Quantos acham "babacas" os caras das artificiais pegando peixe pequeno enquanto uma saúna viva pega o grandão e garante o freezer cheio?! MUITOS!

Acho muito louvável qualquer tentativa para diminuir esta pressão de pesca que aumenta a cada dia, mas é uma árdua batalha e sem caminho ainda definido... Penso assim... Então "tento" fazer "escola" incentivando a prática do pesque e solte, acredito que muitos aqui no PNE matavam tudo e hoje soltam alguns, muitos ou todos, mas já é um começo! Como também acredito que outros se "gabam" como "el matadores" e ainda nos acham babacas, mas mesmo assim se tiramos um "el matador" saímos no lucro!

Chrony, temos que partir de algum ponto. E uma tabela minima de captura seria o minimo que poderíamos ter, para que no futuro possamos introduzir uma máxima em qualquer lugar do BR que seja.
Então o amigo acha, que falta de fiscalização devemos fechar os olhos e achar que ta tudo bem ou pior, achar que tudo esta perdido?
Como seria a justiça no Brasil se não houvessem nossas leis? Ruim com ela? Pior sem ela!
É o nosso caso hj na pesca esportiva no Nordeste, se não temos o minimo, como podemos almejar o máximo?

Não devemos abrir mão de uma lei ou portaria voltada para nossa região. Devemos sim, exigir maior fiscalização!
Mas, quem de nós, ocupados da forma que somos. Solicitou ou exigiu isso? Eu particularmente fui uma vez, e nunca mais pisei lá.
Temos força de fazer o maior fórum do Nordeste, como esse, mas não temos a força de exigir direitos. Pq?
Para mim, é a falta de interesse de todos nós. Pois fazemos mobilizações para eventos, confraternizações, pescarias. Mas, nunca para ir ao Ibama, MPA, MP, Vereadores, Deputados etc...
''Quem não chora, não mama... ''.

Muito se fala no Pantanal e de como lá a tabela não funcionou. Verdade?!
Mas será que de fato não funcionou? Quem tem dados precisos e científicos de que de alguma maneira ela contribuiu ou não para o não extermínio de muitas especies?
De alguma forma ela deve ter contribuído, pois limitava a matança dos menores. Até pq se fosse permitido matar tudo, hj não teríamos o que ainda temos lá...

Não sou ingenuo de pensar, que a tabela seria a 8ª Maravilha do mundo antigo ou a salvação de tudo! Pelo contrario, acredito nela como ponto de partida. Visando proteger os filhotes em relação a qualquer modalidade de pesca. Integrada com uma boas fiscalização e programa de conscientização. Sonho? Talvez!
Fugir de uma briga antes que ela comece? Nunca!

Em relação a essa questão de sermos ''babacas'' por soltarmos ou essa rixa que não estou entendendo (acredito que tenha perdido algum capitulo), prefiro não comentar a respeito. E a exemplo doo que disse ao amigo Miudinho, espero que vocês resolvam esse problema com quem quer que seja. Aprendi ao longo do tempo aqui no fórum, que as ''alfinetadas'' em tópicos não servem de nada, ou melhor, servem apenas para tranca-lo. Pois alguém que se ofender, poderá responder tais ''alfinetadas'' e criar uma situação irreversível para o tópico. Gerando cartões, expulsões ou até mesmo ''trancamento''.

Volto a dizer que acredito na pesca esportiva, e hoje somos o pouco que somos, pelas lutas e anseios do passado. E se depender de mim, não me darei por vencido...
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#26/40  Mensagempor Chrony Joseph » 21/06/2011 - 09:44:42

Saulo Nazion, relaxa que não houve alfinetadas, o que escrevi é fruto de vivência pessoal fora do fórum, coisas que escuto entre conhecidos etc., coisas que você já deve ter escutado quando alguém se espanta em saber que solta peixe... Já parei de pescar certa ocasião aqui em Boa Viagem, pois após soltar o 4o. ou 5o. Camurim chegaram duas figuras e disseram: "Legal... Tú num vai mais soltar peixe naum visse! Nois aqui tá cum fomi e tu se amostrando... Se liga legal!!!"

Repito: não tem NADA com NINGUÉM aqui do fórum viu pessoal! :lol:

E outra Saulo Nazion, não sou contra a iniciativa de cobrar tabelas, fiscalizações, ações etc., apenas acho que precisamos levar às entidades tudo pronto: Estudos, pesquisas, soluções, métricas, reivindicações etc., senão vem algo de cima para baixo que não será o que desejamos ou então teremos algo tão belo quanto nossa constituição que não é respeitada nem por quem a escreveu...

Hoje li esta frase: "A imagem do pescador no consciente coletivo é: Pegou, matou, comeu!" Precisamos mudar isso! Inclusive no pensamento do MPA e IBAMA! Precisamos mostrar-lhes que existe também: "Pegou, fotografou, soltou!" :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#27/40  Mensagempor Saulo Nazion » 21/06/2011 - 10:03:40

Meu amigo Chrony, peço perdão então! Pois achei que eram ''alfinetadas''! :D
Sem duvidas, acredito que o amigo tenha uma intensa participação na pesca esportiva, e a considero mais do que positiva e um dos mais atuantes, nosso forum é prova real disso!
Esta mais do que na hora de agendarmos simultaneamente reuniões junto ao Ibama e MPA de todo o NE, pois pessoal nós temos! :D
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#28/40  Mensagempor FabianoMFC » 21/06/2011 - 10:45:03

O tempo e o espaço ja gasto nesse topico, com alfinetadas ou nao, ja poderiamos ter iniciado uma bela conversa de como mudar isso tudo q esta acontecendo, ouvindo opinioes, criticas, ideias e etc de todos q realmente se importam com a pesca esportiva n so no NE qto em todo o Brasil!
Vamos nos unir para que exista essa tabela de tamanhos de captura, brigar para q exista uma fiscalizaçao mais rigorosa e penas para quem desobedecer tais regras!
Como a ex-ministra falou em palestra aqui em Joao Pessoa, depois da pergunta do nosso amigo Kid Ocelos, "a pesca esportiva tem q existir em paralelo com a pesca artesanal, e nao bater de frente uma com a outra!"
Vamos redirecionar nossas forças para um objetivo so, pois juntos teremos muito mais "voz" e forças!
Imagem
FabianoMFC
Albacora
Albacora

Tópicos: 14
Imagens: 1

Postagem Número:#29/40  Mensagempor Marcão » 21/06/2011 - 17:57:44

Meu caro Saulo, não fique estressado nem em posição tão defensiva, afinal estamos do mesmo lado e temos o mesmo objetivo, embora por caminhos diferentes...
Consciência é o fator principal, conforme você mesmo disse, e não vai ser uma tabela de tamanhos mínimos que vai resolver o problema. E por falar em tamanho mínimo, porque não falar logo em máximo, na mesma tabela? Qual a necessidade de se programar primeiro uma e depois outra? Isso era quando não se pensava no problema de matrizes...
Para você ver que não importa esse problema de tabelas, garanto que nem você nem o pessoal do Jampafishing jamais precisaram de nenhuma tabela para nortear seu bom sendo. Não foi por isso que deixaram de soltar os peixes, certo? Por outro lado, matadores empedernidos vão se lixar pela tabela e continuarão a abater o que cair na rede... Não pense que no sul e sudeste é diferente, o robalo está quase extinto por lá...
O ministério da pesca não tem nada a oferecer à pesca esportiva. Somos apenas uma pedra no sapato deles.
Tudo depende de nós, e você mesmo me deu razão ao dar os exemplos das mudanças que aconteceram, como a não publicação nas revistas de pesca de peixes mortos, empresários do setor de pousadas (Pousada Germano ) oferecendo descontos aos pescadores cota zero, etc. Mas tudo isso é iniciativa privada.
Ainda com relação ao tucunaré, você deu como exemplo de mudanças o Castanhão, com ótima estrutura para receber turistas de todo Brasil. Mais uma vez você está concordando comigo, visto que toda essa estrutura é de mérito de iniciativa privada.
Dê um exemplo de algo bom feito pelo poder público... Licenças de pesca, que só valem para arrecadar dinheiro? Tabelas de tamanho mínimo, que não valem nada sem fiscalização? Fiscalização de pesca predatória? Onde? Todo o progresso que conseguimos teve origem com pescadores esportivos em revistas, programas de televisão, e hoje em dia a internet... É por aí que devemos continuar...
Você disse que nunca nos mobilizamos? O que foi a primeira reunião em Brasília? Você conhece o trabalho do Kruel e outros envolvidos com ações junto ao governo na região do Araguaia e de Serra da Mesa, entre outros?
Não foram os pescadores esportivos os responsáveis por barragens e destruição de vários ecossistemas, construindo hidroelétricas sem escadas de peixes ou outro sistema de transposição dos cardumes, acabando com peixes de piracema... Não foram os pescadores esportivos os responsáveis por introdução do tucunaré em várias barragens, e ainda temos que ver críticas que não temos o direito de defender o pesque e solte por defender algo que é crime frente à legislação ambiental...
Aproveito a oportunidade para dizer que o tucunaré não é anjo porque dá para ser pescado com isca artificial, o tucunaré é anjo porque foi o responsável pelo desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil, alavancando a indústria e o comercio do ramo, construção de estruturas, pousadas, e por aí vai...
Com relação ao Pantanal, nunca disse que a tabela de tamanhos mínimos foi a responsável pelo estado calamitoso que se encontra a região, e sim que apesar da tabela o Pantanal foi para o espaço. A tabela foi responsável pela diminuição dos tamanhos das espécies, mas os grandes responsáveis pela diminuição dos estoques foi a pesca predatória, desmatamento e assoreamento dos rios, além da famigerada “cota”, essa sim responsável pela diminuição assustadora das espécies. E voltaram a falar em aumentar a cota e permitir o uso de espinhéis, joão bobo, etc. É o fim da picada!
Como você percebeu, estou comentando algumas coisas que foram colocadas nesse debate, sem nenhuma ordem, à medida que vou lembrando, e agora me vem à mente sua colocação sobre o respeito que devemos também aos jovens. Respeito não é prerrogativa dos mais velhos, experiência sim...
Outra coisa que lhe ofendeu foi a colocação da falta de educação feita pelo Miudinho. Dias atrás estávamos conversando sobre isso, que o povo devia ser mais esclarecido sobre o assunto, o que fui retrucado por ele. Por exemplo, temos em Natal uma estrutura de pesca oceânica que mata todos os peixes que captura. Pior ainda, os peixes são vendidos para ajudar na gasolina, isso depois do cliente ter pago o frete. Isso não pode ser considerado pesca esportiva! A clientela dessas pescarias é composta de médicos e empresários em sua maioria, devido o poder aquisitivo... Daí a colocação do Miudinho sobre educação, nada a ver com ninguém do fórum...
Quanto à questão de sermos “babacas”, me admira você não ter entendido, e mais uma vez achar que se referia a pessoas do fórum. Você está careca de saber que nós, praticantes do pesque e solte, somos considerados babacas pela grande maioria dos não adeptos... Veja o exemplo do Chrony...
Finalizando, fórum de debates implica em opiniões diferentes, senão não teria razão de ser, concorda? Se entre nós, tão poucos, grande parte do que foi dito não foi compreendido, imagine o tamanho da encrenca em âmbito nacional.
O que eu sempre disse, e reafirmo, basta ler o que escrevi, é que temos que influenciar pelo exemplo. Para isso temos as revistas, programas de televisão e internet. Governo? Esqueça...
Deixo para você uma menção de louvor pelo idealismo, numa frase de Jean Cocteau, aliás lema do Toninho Negreiro: Ele não sabia que era impossível, por isso foi lá e fez...
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#30/40  Mensagempor Alexandre Cardoso » 21/06/2011 - 20:27:31

Não há tabela específica para o Nordeste ou Norte
Qualquer portaria ou lei, como queiram chamar, criada por órgãos federais, no caso desse debate, o IBAMA, automaticamente é válida para todo território nacional, independente ou não de ter sido fruto de recomendações feitas por estudiosos na 1ª Reunião de Pesquisa e Ordenamento sobre Tamanho Mínimo de Captura de Peixes Marinhos e Estuarinos das Regiões Sudeste e Sul do Brasil, ocorrida no período de 14 a 17 de julho de 2003.

A pesquisa apesar de ter sido feita tomadas por base as regiões sul ou sudeste, serão aplicadas em todas as regiões onde essas espécies ocorrem, pois como disse anteriormente é uma portaria de caráter nacional.

O texto é claro
Art.1º Estabelecer o tamanho mínimo de captura de espécies marinhas e estuarinas do litoral sudeste/sul do País. Onde se lê claramente DO litoral sul/sudeste e não NO litoral sul/sudeste. Pois são espécies do litoral sudeste que ocorrem também em outras regiões.
Senão, veríamos licenças de pesca do IBAMA diferentes em cada região? Mesmo que se criem licenças específicas para regiões (no caso o Pantanal) é ilegal pois se pratica a bi-tributação, assunto esse que já foi tema de polêmicas em outras ocasiões.

Quanto aos chefes e fiscais do Ibama da Paraíba desconhecerem essa tabela, não é de se estranhar, ainda mais na minha opnião, num órgão cheio de servidores vagabundos, incompetentes e corruptos.

Com relação aos Tucunarés, Ferreiro está chamando de criminosos os órgãos governamentais como o DNOCS, que introduziram não só o Tucunaré, mas também o Tambaqui, a Tilápia, o Apaiari, a Pescada do Piauí dentre outras espécies em nossos açudes para gerar renda aos "mortos de fome" do nordeste, já que nossas espécies nativas nordestinas não tinham valor comercial para tanto, e no caso do Tucunaré também para combater a superpopulação de piranhas. Como Marcão falou, graças ao Tucunaré que nossa indústria da pesca evoluiu, e hoje temos equipamento de ponta justamente por isso.

Quanto as pessoas sem escrúpulos, o Marcão já respondeu por mim, usei apenas um exemplo do que vemos no Brasil em vários seguimentos, o da cultura de levar vantagem em tudo e passar por cima de todos, em nenhum momento tive a intenção em ofender nem alfinetar ou relacionar o que escrevi a ninguém aqui no fórum. Acho que fui interpretado mal.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)