Museu da Pesca 78 – Vídeo “Na Trilha do Tucunaré” 09 – anos 90
Nessa sequência o Ismar está pescando com isca de meia água no rio Negro, na Pedra do Gavião, usando Red Fin 900. Do outro lado do rio, em frente, o rio Branco, estado de Roraima, onde fizemos boas pescarias nos rios Xeruini e Itapará, que mostraremos em outra ocasião.
Mas o interessante foi a pescaria de tucunarés nas corredeiras do Unini, local onde estávamos tentando pegar Apapá, peixe muito esportivo. Foi uma grande surpresa, em seu lugar compareceram os tucunarés, capturados na correnteza, pinchando nos remansos com colher.
Pinchando na parte de baixo da corredeira, conseguimos alguns exemplares de apapá e perdemos outros tanto. Aqui vai pelo menos um.
Quando finalizamos o vídeo “Na Trilha do Tucunaré” ficou uma pergunta no ar: – O que o futuro nos reservava em relação ao meio ambiente? Os sinais eram sombrios, e não sabíamos o que esperar…
Soltar um peixe, considerar a região visitada como extensão de nossa casa, deixar os mínimos vestígios de nossa passagem, educar pelo exemplo, eram coisas fáceis de fazer e estavam ao nosso alcance. Fizemos a nossa parte.