Museu da Pesca 65 – Programa “Caminhos da Pesca” – Era uma vez em Arraial do Cabo 01
Bem, pessoal, mais uma vez estou quebrando a ordem das postagens. Pela ordem dos acontecimentos seria a vez do vídeo “Tucunaré – O Gigante da Amazônia”, mas já foi postado nos “Museu da Pesca” 32 a 34. Assim, vou apresentar uma gravação em Arraial do Cabo que foi utilizada em um programa de pesca na televisão tempos depois. Para ser franco não me lembro o ano, sei com certeza que era década de 90, e entre uma viagem e outra ia pescar e gravar com os amigos. Meu projeto antigo era gravar uma pescaria de anequim (Mako) em Arraial do Cabo, desde que capturamos um conforme já descrito em nossas postagens “Museu da Pesca”, de números 15 a 17.
Pois bem, calhou que iríamos para Arraial mais uma vez, para pescar dourados e quem sabe um Mako. Os barcos já estavam providenciados, com os pescadores Raimundo e Darinho, O Raimundo inclusive ficou grande amigo nosso, e por bastante tempo mantivemos correspondência por cartas, até que um dia soubemos de sua morte, antes de podermos voltar e tentar a tão planejada e nunca realizada pescaria de anequim. O Humberto, pescador dos primeiros tempos, já havia falecido.
Nessa viagem mais uma vez a pescaria de tubarão ficou adiada. Pegamos muitos dourados e bonitos, mas num dia de mar violento, ainda sem sair para alto mar, uma grande onda invadiu nosso barco e danificou nossa câmera. Ainda bem, acho que foi um aviso para não sairmos barra à fora, mas naquela idade éramos todos meio irresponsáveis, pelo menos quando se tratava de pescaria.
Essas imagens foram capturadas com equipamento melhor, e embora não tenham gerado vídeos, foram usadas no programa “Caminhos da Pesca”, da “Caça e Pesca de Pinheiros”, veiculado na TV Manchete.
Vamos à primeira parte: