Museu da Pesca 61 – Vídeo “A Pesca do Tucunaré” parte 01

Todo país tem seus símbolos, seu idioma, sua bandeira, seu folclore e sua fauna.

Os americanos, por exemplo, têm como símbolo na pesca esportiva o Black Bass. Os argentinos, a truta. Nós, brasileiros, temos o tucunaré. Ele carrega no corpo as cores de nossa bandeira.

O verde, o amarelo e o azul, e no espírito a personalidade de nosso povo, alegre, extrovertido e impetuoso.

Que outro peixe pode dar ao pescador esportivo tanta emoção e tanto divertimento?

Vamos preservar nossos símbolos e cultivar nosso espírito, não poluindo, não desmatando e não depredando o meio ambiente.

Foi assim que me respondeu o Feijão (João Carlos de Souza Neto) quando perguntei de que maneira poderíamos apresentar o tucunaré em nosso vídeo.

Ele estava certo e o tucunaré se tornou o embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Fomos atrás dele na Amazônia e em represas do sudeste onde foi introduzido, e em 1995 foi lançado o vídeo em VHS. Na Amazônia gravamos no rio Marmelo, afluente do Madeira, e nas represas do sudeste em Pereira Barreto e Santa Clara do Oeste.

Na primeira parte saímos de São Paulo para Manaus, e após pernoite embarcamos em táxi aéreo para Manicoré, onde saímos de voadeiras com destino ao acampamento da “Fishing Safaris”, muito bem organizado. Tinham nos informado que a viagem de Manicoré até o acampamento duraria duas horas, mas na realidade levamos sete horas até chegar lá. Eu até que gostei.

Meu companheiro de barco e barraca foi o Paulo Cesar, nosso “Presidente”. Assim sendo, nessa primeira parte a pescaria foi voltada à pesca com mosca. O Paulo estava pescando com equipamento leve, pois estava se recuperando de uma cirurgia e estava mais preocupado em curtir as maravilhas do local.

Nesse meu breve relato dessa aventura não posso deixar de comentar um fato inédito para os pescadores com mosca e que conheceram o Paulo. Ele tinha levado uma carretilha ABU 6500 carregada com monofilamento, não me lembro a capacidade, e duas iscas artificiais com hélices, grandes, padrão usado pelos americanos na pescaria do tucunaré na Amazônia.

Foi a primeira e última vez que vi o Paulinho não pescar com mosca, e acho que ninguém viu!

Chega de papo e vamos à primeira parte.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Marco Antônio Guerreiro Ferreira

 
Facebook
Twitter
Instagram