Museu da Pesca 25 – Vídeo “A Pesca Esportiva no Pantanal” parte 03
O rio Touro Morto está na minha lista dos mais bonitos que conheci. É afluente do Aquidauana e situa-se numa área quase permanentemente alagada, com poucos barrancos. Sua paisagem mostra principalmente vegetação rasteira, parcialmente submersa.
Parece que estamos pescando num aquário, onde vemos passar grande variedade de peixes, às vezes em cardumes, às vezes solitários.
Com águas muito limpas, segundo o pessoal da região nunca suja.
Pescamos com iscas naturais e artificiais. Com as naturais a isca da vez foi a tuvira, e com as artificiais optamos por iscas menores, tipo Red Fin 800 e Long A 14, pois com elas o foco eram as piraputangas, embora dourados menores também comparecessem.
Resolvemos também fazer uma pescaria de piavuçus, um dos mais gostosos de se pescar com equipamento leve, e também pouco procurado pelos pescadores que vão ao pantanal, sempre de olho no “trio de ferro”. Não sabem o que estão perdendo.
Pode ser capturado com varinha de bambu e também molinete ou carretilha, na pesca de arremesso.
Nessa pescaria usamos como isca o caranguejo. É uma pescaria muito divertida, e o pescador deve ficar atento à hora da fisgada, pois é um especialista em roubar a isca, dando “um baile” no pescador até ele “pegar o jeito” de fisga-lo.
Na sua próxima pescaria no Pantanal, marque uma hora para uma visita ao piavuçu, vale a pena.