Museu da Pesca 185 – Pesca de praia 02
Salve, pessoal! Ontem fiz uma postagem, o “Museu da Pesca 184”, onde fiz alguns comentários sobre os motivos que originaram as gravações da pesca de praia. Afinal, de que vale contar o milagre se não mencionar o santo?
O que deixei de contar foi que um dos motivos principais, além do programa Caminhos da Pesca, era aproveitar a oportunidade para gravar um vídeo sobre pesca de praia, o mais completo possível. Era um velho projeto, desde que conheci o Ian numa Feipesca, quando montei um estande para apresentar minhas fitas VHS. Foi em 1995, e estava eu observando o movimento quando recebi a visita dele. Não o conhecia, mas ele se apresentou, falou da “Universidade da Pesca”, e disse que pretendia fazer um vídeo sobre pesca de praia, o que eu achava de participar da empreitada? Topei de cara, e a partir daí e vários trabalhos para a Troféu Pesca em conjunto, ficamos amigos. Entretanto, as coisas só acontecem no momento certo, e aquela visita a Natal era o momento certo.
Mas nem tudo corre de acordo com os planos. Nossa responsabilidade com as gravações do programa estava em primeiro lugar, e deixamos nosso projeto para o último dia. É evidente que não deu tempo, e gravamos o que pudemos. Muita coisa deixou de ser dita, como por exemplo especificações e dicas sobre anzóis, entre outros assuntos. O Ian já tinha me mandado um calhamaço de textos, mais parecia um livro, na verdade era uma apostilha do seu curso, e vimos que faltava gravar muita coisa. Mas não tinha o que fazer, paciência. Completaríamos depois, ou com o Ian voltando para Natal ou eu indo para São Paulo ou Rio, afinal com o andamento do programa fatalmente iríamos nos encontrar em breve. Mas dois meses depois, o programa acabou e o projeto foi esquecido.
Tempos depois, já na era dos DVDs, achei uma pena e um desperdício não usar o que gravamos naquela ocasião, e resolvi fazer um vídeo mais resumido, usando apenas o que tínhamos, mas coincidiu com o fim da era dos DVS e nem chegou a ser comercializado. Algum tempo depois chegou a pandemia, quando sem ter o que fazer e remexendo meus arquivos, achei a gravação do DVD e resolvi dar uma arrumada nele. O resultado foi um DVD que não é completo em suas informações, mas dá uma ideia básica do que seja pesca de praia, ainda mais que toda a competência do Ian não podia ser desperdiçada. Por isso o nome “ABC da Pesca de Praia”, e não somente “Pesca de Praia”. Foi feito para iniciantes e uma homenagem a esse mundaréu de adeptos dessa modalidade. Algumas cenas desse vídeo foram utilizadas nos VHS e DVD “A Pesca no Nordeste”, por isso algumas cenas já são conhecidas.
Para variar, deve ter pouca assistência, ainda mais porque tem 57 minutos, mas aconselho quem gosta da modalidade e é iniciante ver até o fim e aprender um pouco mais com o Ian.