Museu da Pesca 184 – Pesca de praia 01
Logo que cheguei em Natal, em 2001, os primeiros tempos foram de adaptação e conhecimento do local. Os primeiros pescadores que conheci foram o Alexandre Cardoso, o Carlos Blatt, o Katiúscio e o Tuã Torres. O Alexandre e o Blatt trabalhavam na loja “Mar & Rio”, o Tuã em outra loja, também de pesca, mas não me recordo o nome. O Katiúscio era um médico amigo deles, apaixonado pela pesca, inclusive pelo fly, que logo roubei (a amizade). Por intermédio dele conhecemos outra grande figura, o Juliano Lomonte, advogado. Todos jovens e na flor da idade, menos eu, já com bons anos no lombo.
Essa turma fez diversas pescarias juntos, de praia, de represa, de lago e de rio, que mostrarei e comentarei no devido tempo.
Como representante do programa de TV “Caminhos da Pesca” no Nordeste, logo recebi para gravar um programa os amigos Yadir Figueiredo e Ian de Sulocki, vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, e como não poderia deixar de ser, o foco do programa seria pesca de praia, pois estava conosco um especialista, o Ian, fundador no Rio da “Universidade da Pesca”, organização que além de ministrar cursos organizava excursões, atreladas ou não aos cursos oferecidos. Marcou época no Rio de Janeiro. Seguindo a linha de pouca conversa e poucas imagens, tinha decidido nesse tópico “pesca de praia” colocar algumas imagens de pescarias feitas nessa ocasião, sem maiores referencias, mas achei que seria injusto com o pessoal da pesca de praia. Afinal, é a modalidade que mais tem adeptos no Brasil, com essa vasta costa banhada pelo Oceano Atlântico.
Já ultrapassei o limite de conversa fiada, portanto vamos às imagens. Entretanto, como hoje é domingo, é dia de pescaria e passeios, e, portanto, vou apenas mostrar o trailer do DVD que fizemos sobre a modalidade. Amanhã conversaremos e mostraremos mais um pouco.