Opinião de Pescador – O prazer da pesca

*Por Fernando Rego

Um velho ditado diz: ” Um dia é da caça, o outro do caçador “. Na pescaria também é assim.

Acontece, falo por mim, sou sempre otimista, programo, organizo e sigo para mais uma aventura. Chego até ficar sem dormir na noite que antecede,  fico ansioso, só esperando a hora chegar e seguir para mais uma bela praia ou rio, onde só se ouve o barulho das ondas, com aquele cheiro gostoso de maresia e o revoar das aves. Mas nem sempre as coisas saem como desejamos, me refiro a captura de peixes.

Para mim existem três fases que significam muito em uma pescaria. A primeira é a escolha do local e a data, levando em considereçao o final de semana, a maré com a altura e horário e também se é de lançamento ou quebramento, de acordo com as estações da Lua. Depois, vem a preocupação com a parte logística, desde a escolha do material, como varas, iscas, anzóis, chumbadas, boias, embarcação até a parte de subsistência, água, suco, refrigerante, cerveja, frutas, sanduíches, tudo nos mínimos detalhes e com muito carinho. Por fim temos a melhor parte que é a pescaria propriamente dita “de pura adrenalina”.

O melhor de todo este processo, mesmo sem pegar peixe, se resume a emoção de poder curtir e sentir cada momento vivido, sozinho ou na companhia de grandes amigos, e esquecer os problemas deixados na cidade grande. Isso nos  renova e revigora através da energia emanada pelo contato com a natureza e nos deixa pronto para enfrentar mais uma semana de trabalho e luta quando retornamos a nossa vida normal.

É por estas e outras que tenho uma frase que exemplifica bem o prazer que é viver essa sensação. Pescaria, momento único de pura satisfação, prazer e relaxamento, onde esquecemos da vida.

 

*Fernando Rego é pescador esportivo e ambientalista

7 Comentários para “Opinião de Pescador – O prazer da pesca”

  • Alexandre:

    Exatamente Fernando, esse é realmente o verdadeiro prazer da pesca!

    Parabéns!

  • Landim:

    Valeu Fernando, sábias palavras. O lado bom da pescaria não se resume apenas ao peixe, mas também a todo o ritual que envolve uma pescaria.Eu curto comprar equipamento, manter , planejar , realizar a pescaria e principalmente o encontro com amigos pescadores nesse nobre momento.Eu adoro pescar , não necessariamente pegar peixe.

  • Parabéns, Fernando, isso é pescar…

  • Jorge Thiago:

    Resumiu muito bem o grande sentido da pescaria. Parabéns grande Fernando.

  • Lazaro:

    Disse tudo e mais um pouco graaaaaaaande Fernando.
    Parabéns pelas belíssimas palavras! 8D

  • Fernando Nogueira:

    Sábias palavras! Refletem muito o sentimento de um amante da pesca esportiva.

  • vania:

    Fernando eu preciso aprende mais sobre a pescar meu paquera e apaixonado por pescar ajude-me eu n saberia explica com palavras o que eu sentie a primeira vez q pescamos, fiquei feliz pq achei bom e vc definiu o prazer q o meu amor sentir e material,mare,rio,praia,barco,fernando de moranha,amazona, e assunto que hj eu preciso conhecer.Sai pra pescar ele diz que e otímo mas ficaria prazeroso se eu entende-se mais ajude-me.

Sobre o autor

Caco Marinho

Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram