Powered by Max Banner Ads 

Faça seus próprios snaps

Os snaps são pequenas peças de arame utilizadas para conexão rápida de diversos terminais em pescaria. Eles facilitam enormemente a troca de chicotes, chumbadas e são essenciais nas mudanças de iscas durante a pescaria com artificiais. Não que seja difícil de encontrar nas lojas do Nordeste, mas a manufatura pelo próprio pescador dá um gostinho a mais na hora da captura do peixe. Se já e bom pescar, imagine a satisfação na hora de usar materiais feitos por você mesmo. Além disso, é possível economizar um bom dinheiro construindo de forma rápida e fácil esse componente.

Só para se ter uma idéia, uma cartela com 10 snaps de boa qualidade custa, em média, R$ 10 e gastando o mesmo valor, com ajuda de algumas poucas ferramentas, é possível fazer mais de 200 desses conectores. Uma mão na roda, não?

Para fazer artesanalmente os seus snaps você vai precisar, primeiramente, de um tipo especifico de material chamado arame de aço inox duro. No Recife ele pode ser encontrado numa loja chamada Casa Verde, que fica localizada no lado direito da Rua da Praia, antes do Mercado de São José. Esse arame também pode ser facilmente encontrado em casas que vendem itens para a confecção de bijuterias e, inclusive, podemos encontrar nesses locais outros objetos que servem para o uso em nossas pescarias. Mas, por ora, vamos nos focar na construção dos snaps.

O arame de aço inox duro é um material bastante durável e tem uma ampla variedade de aplicações na pesca esportiva. Por isso, é sempre bom ter em casa alguns metros desse fio metálico. Nas lojas do Recife é possível encontrá-lo em embalagens de varias espessuras (bitola) contendo 100 gramas ao custo de aproximadamente R$ 10. Indicamos a bitola de 0,80mm para a construção das peças abaixo.

Com o arame em mãos, chega a hora de falar das ferramentas que vão nos ajudar a transformar um pedaço de fio em um equipamento confiável para uso em pescarias. Você vai precisar de um alicate de bico fino, um alicate de corte, outro de pressão para segurar a peça e por fim um alicate de bico cônico ou para construção de argolas. Este último pode ser facilmente substituído por qualquer objeto cilíndrico por servirá apenas para fazer as duas curvaturas principais do snap. Vamos ao passo- a-passo.

O material

Para começar, corte aproximadamente oito centímetros do arame de aço inox duro.

Como o pedaço do fio cortado estava armazenado em um rolo de material ele fica curvo após o corte e é preciso deixá-lo o mais reto possível antes de começar a realizar as dobras que serão feitas. Para isso segure com o alicate de bico fino uma das pontas do arame e com a ajuda de um tecido deslize o arame preso entre o dedo indicador e o polegar da parte onde ele esta seguro pelo alicate até a outra extremidade fazendo uma pequena pressão contraria ao lado em que o fio esta curvado. Procure deixar bem alinhado.

Com o arame reto é hora de fazer a primeira curvatura. Faça uma dobra em “U” no arame a aproximadamente 1/3 de seu comprimento. Para isso você deve utilizar o alicate de bico cônico ou um objeto cilíndrico como uma chave de fenda ou até mesmo um prego.

Depois da curvatura em “U” faça uma dobra pouco menor que 90 graus. Como mostrada na figura abaixo.


Agora vamos fechar o que será a parte de baixo do nosso snap. Segurando com o alicate de pressão de maneira firme use o excesso de arame para dar duas voltas na outra extremidade. Faça isso com o alicate de bico fino para não ferir as mãos. Em seguida corte a sobra e aperte mais um pouco com o alicate para melhor acabamento.

Faça outra dobra em “U” como ilustrado na figura.

Meça o ponto onde a extremidade livre do arame irá tocar a parte de baixo que já concluímos e dobre o material, ligeiramente acima desse ponto, no sentido contrário a ponta livre.

Faça uma pequena curvatura para que a alça formada pela dobra anterior se dirija à parte debaixo do snap.

Corte o excesso e com o snap travado aperte a alça para um melhor acabamento e está feito seu snap.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a fabricação dessa pecinha é só conferir o vídeo abaixo que mostra em tempo real a modelagem do snap.



7 Comentários para “Faça seus próprios snaps”

Deixe um Comentário

Sobre o autor

Caco Marinho

Caco Marinho
Jornalista e apaixonado pela pesca esportiva 
Curta
Seções
Cadastre-se
E-mail:
Estado:
Cidade:
Código:
 
Mapa dos Visitantes
Plugin from the creators of Macbook :: More at Plulz Wordpress Plugins