Arquivo da ‘Cartas’ Categoria


 Powered by Max Banner Ads 

Cartas – Pescaria em Porto de Galinhas

Pergunta enviada pelo leitor Arcisio Pozzatti.

Em agosto, viajo para porto de galinhas , gostaria de fazer uma pescaria de robalos e ou de jig em alto mar, nas proximidades. Gostaria de saber, locais, guias, pousadas etc…

Revista PNE – Agosto não é uma boa época para pescarias aqui no Nordeste, pois é conhecido como “mês dos ventos”, além de ser um período muito chovoso, o que dificulta as saídas embarcadas e deixa a água muito fria afastando os peixes, principalmente o Camurim (que vocês chamam de Robalo). Em Porto de Galinhas você irá encontrar uma farta rede hoteleira, entretanto, nossa região ainda é muito carente em guias e estrutura voltada para o turismo da pesca.

Para não deixar passar em branco a oportunidades, vamos dar três “dicas” de pesqueiros onde você pode investir no tempo em que estiver em solo pernambucano. Como a espécie especie almejada é o camurim indicamos a pescaria de mangue e estuário no rio Maracaipe. O Pontal de Maracaípe conta com diversos jangadeiros que servem os turistas em passeios pelas águas calmas do curso d’água. Uma boa pedida é conversar com esses profissionais e negociar uma saída para pesca. Alguns desses jangadeiros tem experiência na atividade, porém de forma amadora. No Pontal, na margem oposta a Maracaípe, existe uma espécie de barreira artificial feita de pedras onde é comum ver pescadores fisgarem camurins com uso de camarão vivo.

Outra pescaria que pode ser realizada nas redondezas é sobre os arrecifes. Para quem ainda não está familiarizado com o local, recomendamos ir ao ponto nas menores marés, pois, assim, pode-se visualizar todas as particularidades das pedras, como buracos e ouriços, por exemplo, o que ajuda a evitar acidentes. Essa modalidade pode ser realizada tanto no pontal de Maracaipe, onde existe uma grande barreira em frente a foz do rio, como em Muro Alto, praia vizinha a Porto de Galinhas. Nos dois locais é imprescindível o uso de um bom calçado para evitar ferimentos aos pés. Vale levar em conta que a pescaria de arrecifes é mais farta em tipos de peixes a serem capturados e podem ocorrer com facilidade agulhões, xaréus, araciboras, camurupins, além do prórpio robalo.

Em todas as localidades citadas é possível usar tanto iscas naturais como artificiais. Abaixo seguem algumas fotos para exemplificar a situação com a qual você deve se deparar.

Vista aérea dos arrecifes nas imediações do Pontal de Maracaípe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto dos arrecifes no começo da enchente com mar calmo

Cartas – Linhas de pesca

Pergunta enviada pelo leitor Ricardo Carvalho.

Gostaria de saber as principais diferenças entre as linhas monofilamento e multifilamento e se ele pode ser usada tanto para carretilha quanto para molinete, principalmente na pesca de praia em virtude doa arremessos.

Revista Pesca Nordeste – A principal diferença entre mono e multifilamento é que essa última suporta muito mais peso do que a monofilamento de mesma espessura. Por exemplo, enquanto uma linha mono, conhecida também como nylon, de 0,28mm aguenta em media cinco a seis quilos, um multifilamento dessa mesma bitola suporta 15. Uma diferença enorme. Visualmente você pode diferenciar os multifilamentos por serem linhas trançadas, como um cordão, enquanto que os monofilamentos são lisos.

Ambas as linhas podem ser usadas tanto em carretilhas quanto em molinetes, agora, ao usar em molinetes, é importante observar se o seu material faz o bobinamento uniforme da linha, pois o multifilamento deve ficar bem assentado no carrertel. Caso o equipamento possua distribuição irregular é possivel que a linha se enrosque durante os arremessos e ocasione aborrecimentos e perdas materiais ao pescador.

Aliás, vale mencionar que as linhas de multifilamento são bem mais caras que os tradicionais nylons. Outro detalhe importante é que também são menos resistentes à abrasão e se rompem com mais facilitade ao ralar em pedras e outras estruturas. As linhas de monofilamento possuem elasticidade, ou seja, esticam. Isso pode ser comprovado ao tensionar um pedaço do fio. Já o multifilamento não possui elasticidade o que favorece as fisgadas e a sensibilidade no equipamento na hora de trabalhar o peixe.

Arremessos com multifilamentos tendem a ser mais longos do que com os mono. Isso porque a resistência das linhas trançadas nos permite usar bitolas mais finas. É só ter em mente a seguinte situação: se você usar o mesmo equipamento para fazer os arremessos é provavel que consiga lançar a chumbada mais longe usando uma linha 0,20mm do que uma 0,40mm.

Cartas – Iscas para Boa Viagem

Pergunta enviada pelo leitor Sergio Murilo do Recife

Gostaria de saber qual a isca posso usar p/ pescar em boa viagem sou virgem na area da pesca em bv uso sempre camarão é valido? e onde posso pescar como iniciante no recife e qual horariio é melhor?

Revista Pesca Nordeste – Sérgio, o camarão é sim uma boa isca. Agora existem inúmeros fatores que interferem na qualidade desse produto, como por exemplo a procedência e a conservação. Aconselhamos você a tentar pescar com corruptos, que podem ser capturados no próprio dia e local da pescaria com uma bomba de sucção feita a partir de cano de pvc. Como você esta iniciando nesse universo, talvez tenha alguma dificuldade em conseguir tirar por si só os corruptos da areia. Nesse caso, há como comprá-los de um vendedor de praia que comercializa bebidas em frente ao quiosque de coco de número 51. Ele é conhecido no local por Biná e aceita encomendas dessa isca. É só passar lá, combinar o dia e a quantidade de isca, que ele fornece. Vale lembrar que para pescar com corruptos é indispensável o uso do elastricot. Em breve faremos uma matéria sobre pesca de praia onde abordaremos esses e mais detalhes. Com relação aos locais, aqui vai uma dica muito bacana pra quem está começando nesse hobby. Os locais onde foram colocadas as pedras para conter o avanço do mar são um excelente pesqueiro com a maré cheia. Experimente dar uns arremessos em um dia onde a maré esteja acima dos 2,0m no horário que você for pescar, de preferência entre o parque Dona Lindú e o Edifício El Greco. Lembre-se de fazer arremessos curtos, de 10 a 15 metros de onde as pedras terminam. Desse modo é possivel capturar belas carapebas, salemas, pampos e, de vez em quando, camurins graúdos.

Curta
Seções
Cadastre-se
E-mail:
Estado:
Cidade:
Código:
 
Mapa dos Visitantes
Plugin from the creators of Macbook :: More at Plulz Wordpress Plugins