Pressão atmosférica e temperatura

Conferir a pressão atmosférica também é de grande ajuda para fazer suas previsões e alem disso, ela tem grande influencia no comportamento dos peixes.

Para isso é necessário ter um barômetro, é com ele que vamos poder fazer as medidas da pressão atmosférica.
A pressão média da atmosfera ao nível do mar é de 101,325 KPa ou 1013,25 mb ou 760 mmHg (a média varia de acordo com sua altitude acima ou abaixo do nível do mar) e o intervalo usual de variação vai de 970 mb a 1050 mb.

Os peixes são muito sensíveis a esse fator, a pressão atmosférica ideal para uma boa pescaria em torno de 1015mb. O valor medido pode variar com tempo e é normal durante o dia esse valor ficar mudando, mas se ele sofrer grandes variações em curtos espaços de tempo os peixes deixam de se alimentar e que pode acabar com a nossa pescaria.

Com o barômetro também podemos ter uma noção de quando está para chover, pois com pressões muito baixas é chuva na certa e pressões muito altas é tempo bom garantido. Mas, como foi dito antes, as variação desse valor da pressão é que acaba sendo mais importante e preciso para se fazer a previsão. Para fazer previsões ainda melhores seria bom ter um termômetro. Assim podemos conferir a variação desses dois fatores. Na tabela abaixa temos a relação entre esses dois instrumentos e sua provável interpretação.

BarômetroTermômetroPrevisão
SubindoSubindoTempo bom com ventos quentes e secos
SubindoParadoTempo bom com ventos frescos
SubindoBaixandoTempo bom
ParadoSubindoTempo mudando para bom
ParadoParadoTempo instável com ventos variáveis
ParadoBaixandoChuva provável
BaixandoSubindoTempo instável, aproximação de frente
BaixandoParadoFrente quente com prováveis chuvas e vento
BaixandoBaixandoChuvas e ventos fortes.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Chrony Joseph

Idealizador do Pesca Nordeste 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram