Fechar 
Pesca Nordeste - O seu Portal de Pesca Esportiva - Arremesso com iscas artificiais
     
Início
InícioContatoFórumFotosLinksLivro de VisitasRecomendeRevista
Advertisement

Arremesso com iscas artificiais
Por Valter Moraes   

Na pesca com isca artificial, o arremesso é fundamental.

Para que se tenha um bom resultado no uso de carretilhas, deve-se fazer o movimento contínuo sem pausa, usando apenas a ação da vara, sempre com o pulso, nunca use o braço para arremessar. Usando o braço, você perderá a precisão. O cotovelo deve ficar junto ao seu corpo. Para os iniciantes o ideal ao treinar é colocar uma revista de baixo do seu braço que segurará a vara, isto impossibilitará que você levante o cotovelo na hora do arremesso.
 
Sempre que for arremessar, olhe para trás e para os lados, verificando se não há ninguém por perto. Não são nada agradáveis situações com anzóis ou garatéias cravadas no corpo.
 
Nos olhos então, nem é preciso citar. Também o uso de óculos polarizados, além de facilitar  a visualização do peixe no ataque às iscas, protege os olhos dos raios ultravioleta e de iscas artificiais. Em barcos, a atenção deverá ser redobrada, porque geralmente nesses lugares, dispõe-se de espaços restritos, e se você não olhar antes de arremessar, criará situações de perigo tanto para você quanto para seus parceiros.

É importante adotar uma postura correta na hora dos arremessos, para que no futuro não provoque problemas como a LER(lesão por esforços  repetitivos). Posicione bem os pés e a coluna.

 

Over Head
(Arremesso  por cima da cabeça)
Image

 

É o arremesso mais usado na maioria das situações. Para executá-la, deixe a isca de 10 a 20 cm da ponta da vara. Aponte a vara para onde você deseja arremessar. Aperte o botão que destrava o carretel. Com o dedo polegar pressione a linha no carretel e com a palma da mão virada para baixo de forma que a carretilha fique de lado e a manivela para cima. Fazendo este movimento você usara o recurso dos freios centrífugo ou magnético.
 
Faça um movimento rápido e sem pausa, carregando e descarregando a ação da vara. Importante perceber que a maior força é empregada quando fazemos o movimento para tras, pois para a frente será a própria vara quem ira trazer a isca, no seu trabalho normal de voltar a posição de repouso. Assim, não faça força para frente, apenas acompanhe o movimento normal da vara voltando a posição original de repouso. Quanto mais força fizer para tras, mais forte será a resposta da vara para a frente.

Este movimento, pode-se ter como referência o alto da cabeça que dará um ângulo de aproximadamente 90.º a 95.º graus, o polegar deve permanecer pressionando o carretel até o momento certo de liberar a linha próxima de um ângulo de uns 45.º graus, fazendo com que a vara trabalhe e lance a isca fazendo um arco não muito alto.

 

Caso a isca faça um arco muito alto, poderá causar a famosa  cabeleira (back lash), se a isca cair muito próximo a você significa que você tirou o dedo depois do ponto ideal, se subir muito significa que você liberou antes do ponto ideal.

 

Repita o procedimento varias vezes até aferir ou acostumar com a força empregada e a hora de tirar o dedo polegar do carretel. Arremesse sempre com força para ultrapassar o  local desejado, é muito mais fácil diminuir a velocidade da isca no ar se ela estiver passando do ponto desejado. Um bom arremesso só vem depois de muito treino. Treine primeiro à distância depois a direção, você encontrará mais dificuldade se tentar os dois ao mesmo tempo.

Image

Image

Image

 

 

 

 SIDE
(Arremesso lateral)
Image

 

É outro arremesso bastante útil em situações que se exija um arremesso em estruturas, que possuam galhadas próximas da superfície da água (40 a 90 cm de altura), e na margem que você se encontre, seja impossível utilizar o over head.

 

Com certeza surgirão problemas com arremesso ao utilizar o over read, ou seja, você  não conseguirá um bom ângulo na trajetória da isca para chegar ao ponto desejado. O Arremesso SIDE serve para esta situação, ou quando você está de baixo de uma árvore e os galhos estão relativamente baixos, esta condição não lhe irá permitir a angulação correta da vara conforme explicado anteriormente.

 

Para executá-lo você deve ficar de frente com a estrutura, posicionar a vara a sua frente com a isca a aproximadamente uns 5cm de sua ponta, segurando a carretilha na posição tradicional com o seu carretel voltado para cima, ficando nesta posição para que atuem  corretamente os freios centrífugo  ou magnético de sua carretilha.

 
Aperte o botão que destrava a carretilha para o arremesso, com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, fazendo um movimento perpendicular ao seu corpo num ângulo de 90.º graus carregue a vara para trás e em seguida para frente em um movimento contínuo liberando a linha. Se a isca sair muito pela direita, a linha foi libera antes do tempo, se for muito à esquerda significa que a linha foi liberada depois. Treine muito este arremesso é muito útil.

Image

Image

 

FLIP
(Arremesso de frente ou sacudir a isca)
Image

Este arremesso é muito interessante, pois você necessita de pouco espaço para usá-lo e a isca deve ir bem na superfície d?água cerca de 10 a 40cm, com uma agravante, não se consegue arremessar em grande distância.

Para executá-lo aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, posicione sua vara para baixo, deixe a isca bem perto da ponta da vara (não deixe nada de saia).

Com o dedo polegar pressionando  a linha do carretel e com a palma da mão virada para baixo, de forma que a carretilha fique de lado, para você usar os freios centrífugo ou magnético, faça movimentos para traz e para frente ou seja carregando e descarregando a ação da vara, use apenas o pulso não o braço e libere a linha, você  deve tomar cuidado para não soltar a linha muito cedo ou muito tarde,  a isca tende a subir muito quando solta muito tardia.

Apesar de mais difícil de realizar nas primeiras vezes, depois que você fizer algumas vezes, este arremesso torna-se extremamente fácil e útil, se você utilizar a mão esquerda para o arremesso, não há problema algum, basta inverter o posicionamento da carretilha, porém se você estiver utilizando a carretilha com a manivela trocada para o seu uso, você deve observar a correta posição dos freios.

Image

Image

Image

 

BACK HAND
(arremesso lateral contrário)

Image

É um arremesso bastante útil em situações que exija um arremesso não muito longo. Muito similar ao FLIP só que feito do lado contrario ao corpo.

 

Para executá-lo deve ficar de frente com a estrutura, posicione a vara a sua frente com a isca bem perto da ponta vara, segurando a carretilha na posição tradicional com o seu carretel voltado para cima ficando nesta posição para que  use  corretamente os freios centrífugo  ou magnético de sua carretilha, aperte o botão que destrava o carretel, com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, fazendo um movimento para o lado oposto ao do arremesso FLIP.

Image

Image

Image

Image

 

PITCHING
Image

É uma das modalidades de arremessos que não usa ação da vara. Este arremesso é usado quando você precisa fazer arremessos curtos que a isca tenha que fazer uma apresentação suave. Para executá-lo você deve ficar com a isca em sua mão em seguida levantar  suavemente a vara partido de uma posição de 80 graus ate atingir uns 150graus liberando a isca simultaneamente durante o seu balanço de forma bem suave.  Para este arremesso é interessante que o freio físico de sua carretilha esteja totalmente liberado.

Image

Image

Image

 

SPIRAL, 360º, CICLE, SPIN

Image

Este arremesso possui vários nomes, requer muito treino, além de necessitar de pouco espaço para usá-lo, a isca deve ir bem à superfície d?água, com uma agravante também como no FLIP não se consegue arremessar em grande distância.

Para executá-lo aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, posicione a vara para baixo - bem entre seus pés -, deixe a isca bem perto da ponta da vara (não deixe nada de saia).

Com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, com a palma da mão virada para baixo de forma que a carretilha fique de lado e a manivela para cima, está posição permitirá que você use corretamente os freios centrífugo ou magnético que ficarão voltados para baixo.

Fazendo movimentos giratórios com o pulso, exigindo que a ponta da vara faça um círculo completo, ao término do círculo deve-se liberar a linha, você deve tomar cuidado para não soltar a linha muito cedo ou muito tarde.

Este arremesso requer muito treino para liberar a linha no momento certo. A maior força deve ser empregada na primeira metade do circulo, ou seja, quando a vara está sendo direcionada para trás, fazendo com que ela trabalhe completando o circulo e arremessando a isca.

Image

Image

Image

Image

 

SKIPPING
(Arremesso com saltos da isca)
Image

Este arremesso só é feito com iscas soft do tipo shad ou camarão, neste caso a isca quicará algumas vezes na água antes de atingir o ponto desejado, por esta razão e necessário que o freio mecânico esteja bem fechado.

Este arremesso e muito parecido com o SIDE só que é feito com a ponta da vara bem rente à água, com a isca a aproximadamente uns 20 cm da ponta da vara.

Segurando a carretilha na posição que o carretel esteja voltado para cima, aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, com o dedo polegar pressione  a linha no carretel, fazendo um movimento paralelo a água carregue a vara para trás e em seguida para frente em um movimento contínuo liberando a linha.

A isca deverá sair rasante, bater na água uns 2 metros a sua frente e repicar varias vezes antes de atingir o ponto desejado dependendo da força aplicada, no momento do primeiro quique deve-se levantar suavemente a vara em relação ao nível do arremesso, conduzindo-a em direção ao céu. Os iniciantes não devem empregar muita força no arremesso.

Image 

Image

Image


 

Esperamos que estas fotos e estas explicações ajudem vocês a conseguir executar estes arremessos e isso facilite ainda mais a sua pescaria. O maior segredo é treinar sempre e muito. Assim qualquer um deles passa a ser simples e podem ser feitos normalmente.

 

< Anterior   Próximo >

Top of Page Powered by Mambo Open Source
Copyright 2000 - 2007 Mambo Foundation. All rights reserved.
Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License.