Spinning sim senhor!

O molinete é amplamente utilizado e é a primeira escolha do pescador iniciante devido a facilidade de seu uso e ainda é indispensável em várias modalidades de pesca, uma delas é a pesca de praia onde a utilização do molinete supera e muito o uso da carretilha principalmente na distância alcançada. Nos molinetes também foram introduzidas inovações tecnológicas e, na minha opinião, a mais importante de todas foi a adição do rolamento anti-reverso, que facilita bastante na fisgada e é obrigatório hoje em dia em qualquer molinete de qualidade.

O termo “spinning” na pesca (que em inglês significa girar) para quem não sabe, nada mais é que a pesca com iscas artificiais utilizando-se do conjunto vara + molinete.

Outrora amplamente utilizado, o molinete hoje em dia, vem cedendo espaço para o uso das carretilhas, principalmente devido a introdução de modelos de carretilhas cada vez mais dotados de recursos tecnológicos que propiciam arremessos mais precisos, longos e suaves que diminuíram sobremaneira os riscos de cabeleiras mesmo se utilizados iscas artificiais de tamanhos e pesos reduzidos incluindo-se nesses itens até carretilhas com sistema anti-cabeleiras digitais.

Em vários países europeus, a modalidade “spinning” ainda é amplamente praticada, afirmo até que a maioria dos pescadores europeus que utilizam iscas artificiais para pesca em seus rios dão preferência ao uso do molinete. No Brasil a coisa muda um pouco, pois o uso de molinetes para uso com iscas artificiais fica restrito à pesca na vertical com Jumping Jigs em baixas profundidades, na pesca ultra-leve e em algumas técnicas para captura do Black Bass devido ao baixo peso das iscas empregadas.

Posso garantir que o uso do molinete na pesca “média” com iscas artificiais é bastante prazeroso. Na maioria das vezes, varas projetadas para uso com molinetes possuem ações mais “brandas” em relação às varas de carretilha da mesma categoria em libras, melhorando a performance no arremesso de iscas mais leves.

Sempre que posso, utilizo equipamento de molinete para peixes menores, e garanto que a briga com um bom peixe aumenta a emoção, principalmente quando ouvimos a fricção cantar envergando a vara de ação mais moderada, realmente vale á pena experimentar essa emoção.

Varas de 5,6 ou 6 pés entre 12 a 14 lbs e molinetes que comportem pelo menos 100 metros de linha entre 0,25 a 0,30 mm monofilamento ou 12 libras multifilamento seria adequado, mesmo que entre um peixe de um porte um pouco mais avantajado estaremos com equipamento apto a embarcá-lo.

Outra vantagem de se estar usando equipamento de spinning está na sensibilidade que proporciona ao pescador, portanto, em sua próxima pescaria não deixe de levar um conjunto de molinete e desfrute todo prazer que este tipo de pesca proporciona.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Alexandre Cardoso

 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram