Tratamento de resíduos

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Tratamento de resíduos

Postagem Número:#1/6  Mensagempor Paulo Pescador » 22/08/2009 - 19:20:56

Fonte: Diário de Natal

O EMISSÁRIO SUBMARINO É A MELHOR ALTERNATIVA PARA O SANEAMENTO DA ZONA SUL DE NATAL?

NÃO
Gilka da Mata – Promotora de Justiça

“A CAERN precisa primar pelo detalhamento dos estudos relativos aos projetos de saneamento que defende”

Atualmente, não há dados seguros capazes de garantir que o lançamento de esgotos no mar de Ponta Negra não causará poluição nas praias e não afetará a saúde da população. O sistema proposto pela CAERN prevê o lançamento de esgotos in natura no mar, uma vez que está previsto apenas um processo de peneiração antes de serem canalizados para o oceano.

Há dúvidas básicas sobre o total da população a ser atendida pelo projeto.

O contrato celebrado com a Caixa Econômica para o financiamento do emissário prevê que a população atendida será de 140mil restrita ao município de Natal. O projeto já definido pela CAERN visa a atender, também, toda a população de Parnamirim (mesmo sem a anuência da Prefeitura local), que é de aproximadamente 170mil pessoas, além da população das praias de Pium, Cotovelo e Pirangi.

Afinal qual é a população estimada para o projeto? 140? 380?
E em 2018 e em 2028?

No EIA apresentado pela CAERN é possível verificar que outras alternativas de destino final de esgotos com previsão de tratamento prévio foram descartadas em poucas linhas. A falta de um engenheiro sanitarista na equipe que elaborou o estudo foi prejudicial para apreciação dessa questão.

Os estudos oceanográficos apresentados no estudo foram baseados em apenas duas campanhas: uma de 28/08 a 03/09/2007 e outra em 04/10/2007. Ora, as águas oceânicas são extremamente dinâmicas. Os movimentos, a direção dos ventos, as ondas e outros aspectos verificados em agosto e setembro podem ser diversos dos que ocorrem em outros meses e em estações climáticas diferentes.

A CAERN precisa primar pelo detalhamento dos estudos relativos aos projetos de saneamento que defende. A falta de rigor desses estudos já acarretou o subdimensionamento e o colapso do sistema de esgotamento implantado atualmente em Ponta Negra.

Em 2005, com a intenção de levar para o Rio Pirangi/Pium os esgotos de Ponta Negra e de Capim Macio, defendeu estudos sucintos que concluíram que o pequeno Rio tinha capacidade para recepcionar esgotos de 225 mil habitantes. Esse número, após análise de especialistas e do IDEMA foi reduzido para 66mil habitantes, condicionado a novos estudos.

Sem querer ser alarmista, é importante mencionar que erros no dimensionamento, na implantação e na manutenção de um emissário podem ocasionar desastres ambientais, tornando a praia imprópria para banho. E não são raros os exemplos que podem ser citados.

O acidente ambiental ocorrido no Emissário de Ipanema, RJ em 1991 foi de grave monta. Em 2004, uma tubulação do emissário de Fortaleza, CE rompeu, causando poluição. A praia de Sobral em Maceió esvaziou em razão do sistema. Um relatório da USP constatou que a vida animal na Bacia de Santos, SP foi eliminada em razão do emissário.

Natal precisa urgentemente de um sistema de esgotamento sanitário. A facilidade para a instalação do emissário é patente, em razão da localização litorânea da cidade, mas o custo ambiental e até mesmo econômico, em razão de sua atividade turística ser pautada na balneabilidade de suas praias, não pode ser desconsiderado.

Os Princípios da Prevenção e da Precaução, pilares do Direito Ambiental, precisam ser assimilados para que a CAERN realize o aprofundamento e a ampliação dos estudos para incluir a avaliação de outras alternativas locacionais e utilizar os 80milhões destinados ao sistema de esgotamento da zona sul de Natal da forma ambientalmente mais segura e eficiente para o benefício e a saúde da população.

SIM
Clóvis Veloso Freire – Diretor Técnico da Caern

“É preocupante.Os recursos do PAC estão assegurados. Espera-se que a população não seja a grande perdedora”

O Plano Diretor de Esgotamento Sanitário de Natal, aprovado pelo COMSAB – Conselho Municipal de Saneamento Básico, indica o Emissário Submarino como uma das alternativas para o destino final dos esgotos de bairros da zona sul da capital. Além do Emissário, a CAERN analisou mais duas alternativas: tratamento e infiltração nas dunas do Alagamar; tratamento e despejo no rio Jundiaí.

Após os estudos a CAERN optou pelo emissário por se constituir a solução técnica mais viável, considerando ser a de menor impacto para o meio ambiente. O local onde serão lançados os efluentes pré-condicionados, no mar da Barreira do Inferno, está a uma distância de 10 mil metros da estação de Pré-Condicionamento, proporciona ainda maior segurança.

Em 27 de janeiro de 2006 a CAERN encaminhou ao Ministério das Cidades, Proposta de Financiamento para obter recursos destinados ao tratamento de esgotos sanitários. No documento, Item V, ‘‘Informações Gerais sobre o Empreendimento’’ constava ‘‘Execução de Emissário Submarino com diâmetro de 1000mm para tratamento dos esgotos coletados em Ponta Negra, Município de Parnamirim, inclusive a sede municipal, entre outros, num volume total de 1.392 litros/segundos’’.

Ao receber a aprovação do Ministério das Cidades, a CAERN contratou profissionais de reconhecida competência como é o caso da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura pertencente a Universidade Federal do Ceará, com larga experiência em estudos dessa natureza, para analisar o impacto do Emissário para o meio ambiente em Natal.

Paralelo a isso, a CAERN contratou a elaboração do projeto básico tendo como consultor o professor Fernando Botafogo, profissional responsável pela maioria dos projetos dos 22 emissários submarinos existentes na costa brasileira. Ele participou em janeiro da 64ªReunião Ordinária do COMSAB, no CEFET, unidade Salgado Filho, ocasião em que apresentou estudos preliminares sobre o Emissário, não apenas aos conselheiros mas representantes da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN), professores e estudantes da UFRN e do CEFET, entre outros, colocando-se à disposição para questionamentos.

Quem não lembra o processo de financiamento através do Banco Alemão KFW para esgotamento sanitário dos bairros Felipe Camarão, Cidade Nova, Guarapes, parte do Bom Pastor e Quintas?

Os recursos foram solicitados em 1991 e no atual Governo quando a CAERN conseguiu atender todas as exigências do banco inclusive aquisição do terreno para tratamento dos esgotos, houve polêmica sobre este assunto e tudo ficou parado mais uma vez. É importante lembrar também as obras de esgotamento sanitário de Pium, Cotovelo e Pirangi que desde dezembro de 2006 estariam concluídas se não fossem as paralisações decorrentes de questionamento sobre o método escolhido para tratamento dos esgotos.

O cenário que está montado em torno do Emissário é preocupante no momento em que os recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) já estão assegurados, no valor de R$ 81 milhões. A CAERN espera que situações semelhantes já vivenciadas por esta empresa, não venham a se repetir, tendo a população como a grande perdedora.

A CAERN está aberta àqueles que desejem colaborar, apontando possíveis defeitos de forma direta e objetiva, numa discussão de nível técnico e científico para encontrar a solução dos problemas.


[mod]Tópico ajustado pela moderação para seguir o [url=http://pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=4284]Padrão para tópicos com matérias de outros sites[/url][/mod]
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Avatar do usuário
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)
 
Tópicos: 102
Mensagens: 927
Imagens: 2
Registrado em: 23/05/2007 - 09:27:24
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#2/6  Mensagempor Beto » 22/08/2009 - 20:51:10

O esgoto sanitário é cada vez um problema maior a medida que a população vem aumentando. Não só o seu tratamento mas também o dimensionamento de suas tubulações que de tempos em tempos a mesma tem que ser trocada. Na França o esgoto já é tratado e o mesmo consumido depois até para beber. Isso é um assunto sério pois o despejo pode poluir rios e mares se jogados in natura.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#3/6  Mensagempor Alexandre Cardoso » 23/08/2009 - 12:24:15

Importante este aspecto Paulo, é interessante como tudo que é porcaria tende a parar na Praia de Ponta Negra:

Tudo que é de ruim tem na orla marítima daquela praia:
Favelas
Prostitutas
Bandidos e criminalidade
Sujeira
Consumo e tráfico de drogas
Exploração infantil e sexual por parte da pior corja de turistas que vem do Exterior (principalmente da Europa) E olha que é considerada a nossa melhor praia urbana, um aspecto que difere nossas praias urbanas das outras de grandes cidades do nordeste, é que na orla de nossas praias tem predominância de favelas e comunidades com alto nível de criminalidade, como Praia do Meio, Artistas, Santos Reis, Praia do Forte, Mãe Luíza, Vila de Ponta Negra, só comparando com Recife, Boa Viagem, onde sua orla é ocupada por imóveis de alto padrão.

É lamentável, apesar de ter nascido, morar atualmete aqui e gostar da minha cidade, é preciso que os participantes do fórum de outros estados e cidades saibam que está ficando cada vez mais difícil viver nesta cidade, pois ela vêm se deteriorando aos poucos.
Essa crítica que faço, não tem nada a ver com o crescimento da cidade devido à construcão de grandes empreendimentos imobiliários, tem a ver com a qualidade de vida mesmo, que vem piorando ano após ano.

A qualidade da água que a CAERN nos oferece é de baixíssima qualidade com altíssimo nível de nitrato, superior, e muito, inclusive com o nível de segurança aceitável pela OMS!
Temos os preços de imóveis mais caros de todo Brasil, devido a intensa especulação imobiliária, imóveis no valor de 50 mil só se for em favelas ou em bairros de extrema pobreza. Sem falar no custo de vida daqui, aluguéis, combústível mais caro da região etc.

Os índices de criminalidade crescendo ano após ano sem que vejamos uma luz no fim do túnel, obvio que são índices menores que as grande cidades, mas preocupantes. Isso sem falar na Saúde e Educação que são uma m...
Finalizando, é uma cidade que está ficando bonitinha, mas ordinária!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#4/6  Mensagempor Paulo Pescador » 23/08/2009 - 19:32:54

Falou tudo Cardoso! :o Fico indignado com os políticos que tiveram essa idéia de colocar todo o esgoto da zona sul, inatura no mar! :D Foi o mais barato que acharam e o mais rápido de fazer. Pra não acabar com as mamatas e benefícios que empresários de grandes hotéis pagam todo mês aos políticos! :evil: O gringo quando vem, somente passeia na orla. Não toma banho de mar! Somente nas luxuosas piscinas dos hotéis. Por isso não estão nem aí para a poluição do litoral! :x A praia só é desfrutada pelos que aqui vivem! :o
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Avatar do usuário
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)
 
Tópicos: 102
Mensagens: 927
Imagens: 2
Registrado em: 23/05/2007 - 09:27:24
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#5/6  Mensagempor Leonardo Correia » 23/08/2009 - 20:07:16

Miudinho, não fale das nossas amigas não! Deixa elas aqui pertinho de casa hehehe

Quanto ao assunto, me parece que lá em Salvador tem alguns emissários submarinos. Alguem sabe algo a respeito? Pros e contras?
Avatar do usuário
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)
 
Tópicos: 279
Mensagens: 2203
Imagens: 11
Registrado em: 07/01/2006 - 11:03:00
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/6  Mensagempor Ferreiro_AL » 24/08/2009 - 07:18:26

Eles funcionam. O problema é que que o esgoto deve ter um tratamento adequado, antes de ser lançado na água e o emissário deveria ter mais de 1km de extensão. E isso ninguém faz.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 18 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron