Revista Pesca & Cia nº 175 - Julho/2009

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#61/67  Mensagempor Alexandre Cardoso » 10/07/2009 - 19:14:33

Sauleta, li a matéria, gostei bastante não sabia do seu talento como escriba, parabéns.

Cara, infelizmente é tradição de muitos "pescadores cearenses" usarem essas fieiras, é costume deles pescarem dentro dágua boiando com o auxílio apenas de um bom colete salva vidas e matando tudo que pegam.

Sgambatti, se essas oficinas estiverem sendo ministrada pelo PNDPA, pode ter certeza que tem chance da mentalidade do nativo mudar pois o pessoal do PNDPA são extremamente competentes, mas para isso a fiscalização tem que funcionar também, pois vai muito pescador profissional predador de fora, principalmente daqui do RN e PB.

Em Açu aqui no RN o maior devastador da represa foi um tal de Dedé da Mãe d'agua de Coremas-PB.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#62/67  Mensagempor Sgambatti » 10/07/2009 - 20:18:00

Alexandre, temos informações que o peixe estám indo para Corema também! Talvez seja esse animal ai! Deixa comigo estou sabendo agora o nome dele!
O que é essa mãe d´agua que citou?
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Tópicos: 20
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#63/67  Mensagempor Márcio Yoshio » 11/07/2009 - 08:22:51

Sgambatti, é o nome dado ao açude de Coremas.
Imagem
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Gincana (2)

Tópicos: 121
Imagens: 16
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#64/67  Mensagempor Alexandre Cardoso » 12/07/2009 - 21:07:12

Sgambatti em 10/07/2009 - 20:18:00 escreveu:Alexandre, temos informações que o peixe estám indo para Corema também! Talvez seja esse animal ai! Deixa comigo estou sabendo agora o nome dele!
O que é essa mãe d´agua que citou?

É isso mesmo que o Marcio falou Sgambatti, Mãe d'água é o nome do complexo de rios de deu origem a barragem. Esse Dedé é um grande "peixeiro" que age como gafanhoto em várias grandes barragens do nordeste, em seu exército de predadores tem, tarrafeiros, redeiros e agora principalmente os mergulhadoes, e muitos deles são financiados por ele, e tudo leva a crer que ele também está participando da destruição do Castanhão.
Olha, quando começei a pescar em Açu e tinha perto dos meus vinte anos cansei de fazer denúncias concretas ao IBAMA, indicando lugares, provas e falando o nome do pessoal que depredava lá, NUNCA DEU EM NADA, então, a barragem infelizmente acabou, vai ver que por isso sou de certa forma descrente do salvamento de Castanhão, já batalhei bastante como você está fazendo e torço que desta vez seu trabalho não seja em vão, e o que precisar pode contar conosco.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#65/67  Mensagempor Sgambatti » 12/07/2009 - 21:29:18

Alexandre, obrigado! Essas informações são bem válidas, vou passá-las as pessoas que estão do nosso lado e vamos ver o que conseguimos, caso tenha mais alguma pode se for o caso me passar por e-mail.
Com relação a preservação, essa se faz necessária a vários locais, estamso tentando ter algo lá por ser um potencial inigualável, posteriormente levar iso como modelo para outros locais a já visto se dependermos do IBAMA para criar esas leias estarmos com um problema, pois para eles o Tucunaré é visto como peixe exótico e não como um potencial turístico e trazedor de dividas para os locais.
Vamos para cima parceiro! Mais uma vez agradeço as informações, precisando estamso as ordens.
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Tópicos: 20
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#66/67  Mensagempor Chrony Joseph » 12/07/2009 - 22:01:53

Eu tinha uma matéria sobre a região, história do Vale Jaguaribano, Jaguaribara, construção do Castanhão e surgimento de Nova Jaguaribara, além de informações sobre o peixamento, seus objetivos (o porquê do peixamento - fonte do DNOCS) e, finalmente a pesca no Castanhão, além de algumas informações de biólogos e engenheiros de pesca sobre a adaptação do Tucunaré ao local. Um trabalho a "n" mãos baseado em pesquisa e colaboração dos que tem conhecimento sobre o assunto...

A pedidos não coloquei a matéria no ar, aguardando momento mais oportuno, etc. Paralelamente o Saulo enviou matéria para Pesca & Companhia - ele não sabia da minha matéria - e fiquei sem entender quais os reais motivos que me fizeram não postar a minha! :roll:

Mas deixemos de lado! E vamos em frente! :wink:

Ah! Quem tiver a matéria digitalizada peço que me envie para dar uma olhada, pois não assino mais revistas de pesca! :lol:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#67/67  Mensagempor Kleber Melo » 13/07/2009 - 08:10:02

rodrigo obrigado pela dica: boas pescarias
Kleber Melo
Galo