Faça uma denúncia, denuncie!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Faça uma denúncia, denuncie!

Postagem Número:#1/8  Mensagempor Sgambatti » 04/03/2009 - 21:19:12

Inicialmente gostaria de dar os parabéns ao IBAMA e outros órgãos fiscalizadores do meio-ambiente que vêem atuando em nosso país pelos trabalhos que vem sendo feito com relação às repressões, fiscalizações as denúncias relatadas, apreensões e punição dos infratores, acompanho pelo site e no dia-a-dia algumas dessas empreitadas inclusive sendo abordado por diversas vezes no meio de represas por barcos de tais órgãos onde fui cobrado da licença de pesca e mesmo comentando que não matávamos peixe fomos revistado quanto as possíveis capturas existentes na embarcação para verificação de tamanhos e cotas, porém infelizmente há ocorrência em muitos locais de alguns absurdos como os que presenciamos e será relatado a seguir nesse último feriado prolongado de Carnaval na represa de Serra da Mesa localizada em Goiás, mais precisamente na região de Colinas do Sul, cidade essa que margeia o reservatório.

A intenção dessa matéria é primeiramente de evitarmos o que ocorreu em represas como Itumbiara-MG e Pereira Barreto-SP e vem ocorrendo em Furnas-MG e Balbina-AM atualmente, ou seja, devido à matança indiscriminada onde não são respeitados quaisquer critérios de tamanho e quantidade (lei) e que como conseqüência temos a dizimação de determinadas espécies de peixes nesses reservatórios, já a outra intenção é passar aos leitores os canais que existem que podem e devem ser utilizados para que possamos formalizar e até mesmo cobrar providências às denúncias encaminhadas.

O que presenciamos foi uma matança indiscriminada de exemplares de pequeno porte, quantidades absurdas, mais coloca absurdas nisso! Peixes sendo mortos em plena época de reprodução e sem se quer respeito às leis em termos de tamanho e cotas, nesse carnaval tivemos um feito inédito por essas pessoas se é que podemos chamá-los assim, foram caminhonetes e até mesmo um caminhão de pequeno porte do tipo baú saindo ao término do feriado cheio de peixes, principalmente o Tucunaré, segundo a conversa que rolava na região tivemos alguns carros com mais de 150 kg de peixe!

Outra questão que duvido ocorrer é dessas pessoas estarem habilitados perante a lei com suas licenças de pesca. A notícia boa com relação a tudo isso é que dessa vez não deu para segurar tamanha impunidade e fizemos uma denúncia formal inclusive com a geração de protocolos a alguns órgãos fiscalizadores, onde após contato com os chefes das fiscalizações enviamos e-mails diretamente a eles, onde também estaremos cobrando as devidas providências ao longo desse ano de 2009 e principalmente nos feriados.

O principal canal que existe para denunciarmos atualmente é a Linha Verde do Ibama que podemos acessar através do endereço http://www.ibama.gov.br/ouvidoria-linhaverde/, onde através do telefone 0800-618080 ou pelo preenchendo do formulário disponível ao clicarmos em A Ouvidoria na Internet podemos fazer a denúncia, onde após o cadastro receberemos um e-mail com o protocolo para acompanhamentos posteriores.

É bom comentar também que alguns estados possuem outros órgãos que fiscalizam, no caso do estado de Goáis temos a Agência Ambiental de Goiás que pode ser acessada através do endereço http://www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/principal/index.php, onde temos um link direto no site que podemos denunciar, já no estado de Minas Gerais temos a Fundação Estadual do Meio Ambiente que através do IEF - Instituto Estadual de Florestas, que pode ser acessado através do endereço http://www.ief.mg.gov.br/.

O importante ao meu ver é que todos devem estar denunciando e cobrando providências dos órgãos responsáveis sobre desses absurdos que vem ocorrendo em nosso território.

*Agradecimento especial ao Michel Machado, pescador esportivo e membro do Ibama, a Dra Edinei Vilas Boas, coordenadora geral do departamento de ouvidoria da linha verde do Ibama e a Dr Sheila Lyrio, chefe geral da fiscalização da Agência Ambiental de Goiás pela a atenção inicial dada e a prontidão de se enterar do assunto para tomar as devidas providências.

Abraxxx,
Imagem
Avatar do usuário
Sgambatti
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 20
Mensagens: 88
Registrado em: 15/06/2008 - 10:14:56
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/8  Mensagempor Fernando Rego » 04/03/2009 - 23:01:22

Sgambatti, meu amigo, é muito importante a mobilização daqueles que pensam desta forma, em preservar toda e qualquer forma de Bioma, e mais ainda a coragem de denunciá-los, pois só assim teremos algo para as futuras gerações. Na realidade, bem que poderia ser assim: eficaz em todas as denúncias, mas não funciona como bem queremos; existem nestes orgãos, pouco efetivo para fiscalizar, multar e punir com severidade estes infratores, que na maioria das vezes, nada é feito contra eles. Mas segue o meu apoio e a minha solidariedade a este respeito, porque quanto mais unirmos força, teremos resultados melhores para o meio ambiente. Forte abraço. :wink:
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/8  Mensagempor Erik.Costa » 05/03/2009 - 08:48:31

O problema que vejo pelo menos aqui em Recife é que o IBAMA parece não se importar com nossas praias pois nunca vi o pessoal chegar no local apos uma denuncia! Já liguei algumas vezes denunciando a pesca com redes mas nuca vi resultado algum. :roll: Ah e nem tão pouco fui fiscalizado mesmo pescando embarcado...
Avatar do usuário
Erik.Costa
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)
 
Tópicos: 39
Mensagens: 505
Imagens: 7
Registrado em: 12/02/2008 - 10:55:10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/8  Mensagempor Fernando Rego » 05/03/2009 - 09:10:48

Erik.Costa meu amigo, foi como falei, não existe efetivo suficiente para cobrir todo o estado e também acontece muitas vezes, a falta de interesse e o descaso, este sendo o mais importante, porque por váris vezes, fiz denúncias de desmatamentos e desova de tartarugas, até liguei para Fernando de Noronha e nada fizeram. O que podemos fazer, se os orgãos competentes não o fazem. Temos que denunciar ao Ministério Público, para que algo seja feito pelo menos.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#5/8  Mensagempor Branco Jr » 05/03/2009 - 11:23:44

Muitos aqui do PNE já fizeram muitas denúncias ao Ibama, mas parece que essa não é a 'praia' deles (Ibama)... :evil:
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Avatar do usuário
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 2306
Imagens: 25
Registrado em: 18/01/2007 - 18:29:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#6/8  Mensagempor Hugo Araujo » 05/03/2009 - 13:50:33

Realmente parece faltar efetivo. Em todas as minhas pescarias so vi fiscais do Ibama uma vez, no final de Muro Alto (Camboa), num carro 4x4, andando pela areia.. mesmo assim nem me "fiscalizaram"... pesco tranquilo, porque tenho licença..

Aqui no Pesca-Ne felizmente é muito difundida a pratica do pesque e solte..mesmo correndo risco de vida (hehe), ja que os "espectadores" nas praias nao entendem a devolucao de bons exemplares a agua..

Uma regra que parece funcionar mesmo entre pescadores "de subsistencia/profissionais" é a proibicao da captura do Mero... mas tambem... de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, cabe de um a três anos de prisão, além de multa...
Avatar do usuário
Hugo Araujo
Galo
Galo
 
Tópicos: 2
Mensagens: 42
Registrado em: 10/06/2007 - 13:05:37
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/8  Mensagempor ElCabra » 10/03/2009 - 18:20:20

Nosso grande problema é a nossa descrença e falta de cidadania. Lamentavelmente nossa consciencia é essa: "Nós (cidadão) ficamos perplexo e resignado porque Êles (autoridades) não fazem nada" porque nossa ausencia de cidadania não nos ensinou que nós é que devemos exercer nossa autoridade junto aos autoridades. Essa é nossa herança de cultura de um maldita de um longo período de excessão do regime militar. Em nenhum país do mundo democrata se exerce autoridade sem haver o comprometimento dos cidadãos. Parabens Rodrigo, por essa chamada de exercício de cidadania, pois só assim sairemos de nosso papel de "mamulengo" e chegando junto às autoridades com autoridade, porque só com nossa participação ativa e mobilizada no sentido de ajuda-las é que teremos resultado práticos!
Senão viva nossa cultura tupiniquim, aonde na condição de "Jeca Tatu" continuaremos eternamente esperando que um dia ÊLES (as autoridades) resolvam sozinho os problemas que nos dizem respeito.
Temos mais é que arrumar um espaço para trabalhar essa nossa participação com nossos relatos devidamente documentado (nossas armas, nossas cameras apenas) e assim podermos participar de fato, afinal trmos dois fatos: êles pecam por falta de recursos, e nós por omissão. Bem para êles existe uma desculpa, para nós, resta uma omissão covarde. Basta participar de forma documentada dessas denuncias, e em breve deveremos ter resultados. Vamos acreditar primeiro em exercer nosso papel, para ter autoridade para cobrar o deles, afinal nós somos êles, e êles(autoridades), apenas reflexo do que nós(cidadãos).
Avatar do usuário
ElCabra
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 2
Registrado em: 08/08/2008 - 11:29:53
Cidade/Estado: Salvador/BA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/8  Mensagempor Sgambatti » 15/03/2009 - 23:03:53

Fala pessoal!

Como havia comentado perdi a paciência, estamos correndo de várias formas para ajudarmos a pesca esportiva e conscientização das pessoas quanto ao pesque e solte.
É com muito orgulho que passo a vocês mais uma vitória nossa, conseguimos junto ao jornal Pesca Dinâmica a publicação de uma matéria sobre os canais para denunciarmos os absurdos que vêm ocorrendo, mês que vem ele será distribuídos aos assinates, lojas do ramos e estará disponível para download no site Pesca Dinâmica que pode ser acessado pelo endereço, a edição desse mês já está disponível para download e estamos presente com uma matéria da pescaria que fizemos em Serra da Mesa em janeiro/09, matéria essa que nos empulsionou quanto a essas atitudes que vem sendo feitas por mim e pelo nosso grupo o TUCUNAS BRASIL FISHING TEAM®, isso é só o começo aguardem e terão mais notícias boas para a pesca esportiva e ruins as que não tem consciência!
Vamos lá denunciem! Qualquer dúvida de como fazer ou se alguém não sabe como fazer fico a disposição para ajudá-los.
Segue abaixo a imagem da matéria que estará na edição nº 41 do Jornal Pesca Dinâmica.

Obs.: Para ler a matéria clique na imagem com o botão esquerdo do mouse.

Abraxxx



Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Sgambatti
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 20
Mensagens: 88
Registrado em: 15/06/2008 - 10:14:56
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron