É com enorme prazer que compartilho com vocês a última pescaria feita por mim e meu parceiro Luiz nesse final de semana (24 a 26/01) em Serra da Mesa - GO e que com certeza a melhor pescaria de toda minha vida até hoje de Tucunaré! Tudo começa no final do ano de 2008 quando estive em contato com o pessoal que conheço em uma cidade que margeia o lago de Serra da Mesa, onde pelo menos três vezes ao ano costumo pescar o Tucunaré por lá nesses Cinco anos que conheço esse local. Conversando com eles fiquei sabendo que o nível estava o mais baixo dos últimos anos, e estava subindo rapidamente, nível esse que estava igual a uma pescaria memorável feita por mim em janeiro de 2004, logo tratei de pesquisar algumas informações que anotei dessa pescaria como fase lunar, pressão atmosférica. temperatura da água e ambiente durante esses dias que pesquei, quase tudo batia, impressionante! Tratei logo de colher mais algumas informações nos fóruns que participo e com mais alguns amigos que costumam freqüentar com freqüência lá e pronto! Estava armada à aventura! Faltava sim um parceiro para ir na data estipulada, após falar com todos que pesco o Luiz, conhecido no meio por Ney Mato Grosso, apelido esse dado devido algumas semelhanças com o cantor tais como porte físico (de jogador de dominó), paixão por dança e de ser... Deixa quieto essa última semelhança! heheheh brincadeiras a parte partimos sexta-feira (23/01) a noite do aeroporto de Guarulhos com destino a Brasília, onde após chagarmos pegamos o carro reservado anteriormente e rumamos à cidade, chegamos por volta das 3:30 hs da manhã do sábado (24/01) e já nos acomodamos na pousada, a ansiedade era tanta que acabamos ficando acordado até às 4:30 hs arrumando a tralha, 6:00 hs acordamos e iniciamos a pescaria!
Foram três dias dos mais belos ataques na superfície e brigas travadas com os Tucunarés que já presenciei pessoalmente, cenas de peixes que quando erravam o bote no primeiro ataque, voltavam imediatamente ao encontro da iscas em uma segunda chance, essa que não erravam, em um desses ataques vi por três vezes um Tucunaré atacar a isca saindo totalmente fora d´agua e acabar fisgado na sua terceira tentativa, exemplar que pesou cerca de 2 kg mais que nos deu uma cena que dificilmente iremos esquecer, as estruturas mais exploradas e que davam os melhores resultados em termos de tamanho de peixes foram os bicos de pedras onde o relevo não era muito acentuado e principalmente as "rasuras" como diz a meu ver o melhor guia de pesca de Serra da Mesa, esse conhecido como Zé do Colírio, "rasuras" são as ilhas submersas que só quem realmente conhece o local pode nos levar, nesses anos que freqüento Serra da Mesa pude acumular diversos pontos com essa estrutura citadas, alguns marcados no GPS e outros memorizados, pontos esses que não nos decepcionaram, chagando a pegarmos quatro peixes acima de 3, 5 kg em um deles !
Em conversa uma semana antes com nosso amigo Felipe Teixeira que participa dos fóruns e havia chego de lá uma semana antes, ele havia me dito que teve ação nas iscas de hélice grande, logo acabei levando algumas, inclusive uma um pouco maior das que costumo usar para nossos Tucunarés "não amazônicos" essa modelo Rip Roller 4.25" halloween isca da High Roller® que levei até para Manaus em dez/2008 e acabei não usando, dito e feito era impressionante o que essa isca deixava os bocudos bravos, em uma dessas "rasuras" que pescamos um jumento acabou pegando a isca de hélice a 1 metro do lado quando eu estava tirando ela da água para dar um novo arremesso, era uma "jaca”! Acredito que tinha ente 3, 5 a 4, 0 kg e que após breve briga acabou escapando.
Em média pegávamos 40 peixes bons por dia sendo muitos entre 1, 5 e 2, 5 kg e 6 peixes por dia acima de 3, 0 kg, sendo os maiores exemplares de 4, 2 e 4, 5 kg.
Seguem algumas fotos e vídeos abaixo selecionados que acredito passarem o espírito de nossa pescaria!
Os materiais utilizados foram:
linha - multifilamento da Power Pro e Triumph Super PE de 40 e 50lb e líder de fluorcarbono Triumph (super shock leader) de 50lb
iscas - segue abaixo imagem e descrição das mesmas.
carretilhas - Revo STX da Abu e Curado 100 da Shimano.
varas - diversas de no máximo 20 lb, sendo o as mais utilizadas as de 17 lb devido às estruturas que os peixes estavam batendo ser de poucos enroscos, aumentando assim a esportividade.
snap´s - Snap Glico
garatéias - 4X
Destaques: Isca Lobó da Blanc Fish osso com a cabeça verde-limão, isca que é cópia fiel da Trairão da Imaktsu, trabalho perfeito, rattlin igual ou melhor do que a original e o melhor o preço que chega a 1/3 do valor da "verdadeira"!








Um dos Tucunarés pego na isca de hélice Rip Roller 4.25" halloween da High Roller®


Luiz e um belo bocudo
Mais alguns peixes do Ney Mato Grosso ! hehehehe



Mais alguns bocudos !


Mais alguns pegos na isca da pescaria !

A isca da pescaria !


Algumas das ocorrências dessa aventura !

Garatéia arrancada e argola arregassada !

Boiada na estrada....15 min para passar !

Pneu estourado na ida....teve também na volta !
Local típico onde os maiores estavam !

Lugar de beleza única !

Uma das cahoeiras da Serra Negra


Melhor guia de Serra da Mesa, Zé do Colírio vulgo "POPICA" ! heheheh bicho fica bravo quando chamam ele assim ! hehehehe
As iscas que fizeram sucesso !

1 - Jumping Minow - cor: osso - Rebel®
2 - Rip Roller 4.25" - cor: halloween - High Roller®
3 - Trairão - cor: verde-limão - Imakatsu
4 - Lobó - cor: osso com a cabeça verde-limão - Black Fish®
5 - Borá 10 - cor: osso com dorso verde - Nelson Nakamura®
Pesque, fotografe e solte ! sempre !

Alguns vídeos interessantes abaixo dessa pescaria, mais principalmente das solturas ! lembrando que todos os peixes pescados foram soltos nessa pescaria menos três com aproximadamente 1 kg pegos para o sashimi na hora do almoço de cada dia, sendo que um desses três após tentativa de soltura acabou boiando por ter machucado a guelra, para quem quizer ver no Youtube tem mais alguns fora esses é só localizar por ROSGAM !