SIM ajuda a recolher bombas de captura do corruptos

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

SIM ajuda a recolher bombas de captura do corruptos

Postagem Número:#1/11  Mensagempor Guilherme SM » 23/07/2008 - 13:21:39

A Noticia é antiga...

Alguem conhece essa Lei? Procurei na net mas não achei... :roll:

SIM ajuda a recolher bombas de captura do corruptos em Santos

Fonte: Jornal Baixada Santista

Nos últimos dois meses, a Guarda Municipal recolheu onze bombas de sucção utilizadas por pescadores amadores para capturar corrupto, crustáceo que habita a faixa de areia, junto à maré. A espécie, ameaçada de extinção, é utilizada há cerca de 20 anos como isca na pesca artesanal, mas existe legislação federal e municipal que proíbe essa prática (leis 850/92 e 1293/93) já que a espécie faz parte de uma cadeia que não deve ser modificada.

A ação irregular ocorre sobretudo à noite, após às 20 horas. Mas o monitoramente realizado pelas câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM) da Secretaria Municipal de Segurança tem detectado esse comportamento, alertando a Guarda Municipal a recolher o equipamento . A bomba facilita a extração dos organismos das galerias.

Segundo a bióloga do Aquário, Mariene Santos dos Passos, esses crustáceos decápodes (da infraordem thalassinidae) conhecidos popularmente como corruptos, vivem desde a costa nordeste à costa sul, em profundas tocas com várias ramificações escavadas verticalmente na areia. Entre as 42 espécies encontra-se o Callichirus major e callichirus minor que são predominantes na costa do Estado de São Paulo.

O callichrus major, mais comum em Santos, pode tingir até 20 centímetros, tendo o abdomem com coloração amarelada, enquanto o minor tem cor avermelhada. "Raramente eles são vistos fora de seu esconderijo e sua captura só é possível com a ajuda de uma bomba de sucção", explica a técnica.

Os corruptos são úteis ao ambiente porque se alimentam de matéria orgânica em decomposição e de pequenos animais que caem em sua rede de túneis. Ou seja, eles atuam como filtros naturais que acumulam metais pesados, como arsênio e chumbo, e por isso não devem ser consumidos por seres humanos.

"O corrupto sobrevivia muito bem enterrado na areia até ser descoberto pelos pescadores como isca", assinala a bióloga lembrando que sua captura, além de colocar em risco a espécie, pode causar alterações em outras espécies existentes no sedimento devido à técnica de captura, que acaba expondo vários organismos a predadores, como aves ou são destruídas por outros organismos.
Guilherme SM
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 5
Recordista (2) Gincana (3)

Tópicos: 26
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/11  Mensagempor Alexandre Cardoso » 23/07/2008 - 15:13:16

Segundo soube, essa lei não vingou, era lei municipal apenas em Santos. Mas não sei se procede.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#3/11  Mensagempor Ferreiro_AL » 23/07/2008 - 21:19:59

Pelo que eu sei, é uma lei municipal de Santos. Se houver uma lei federal proibindo, cumprirei na hora, pq mesmo sendo pescador de praia, não dá pra ser hipócrita. O corrupto esta em sobrepesca em várias cidades brasileiras, incluindo Maceió. Deveria haver uma moratória em relação a essa isca.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#4/11  Mensagempor Saulo Nazion » 23/07/2008 - 21:21:37

Dando uma olhada no google, encontrei uma materia afirmado que esta lei diz respeito apenas a cidade de Santos.

Mas, a extinção dos corruptos (crustaceos) e tatuis é um ponto interessante, sem duvidas o uso dos artificiais podem salvar tais especies :wink: E o PNE tem em estoque na sua loja virtual. Vamos salvar os tatuis e contribuir com o site :D
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#5/11  Mensagempor CacoMarinho » 24/07/2008 - 08:38:43

Eu acho muito pouco provavel que se consiga fazer pescadores deixarem de usar o corrupto como isca. Eu mesmo os utilizo na maioria das minhas pescarias de praia. Eu que eu acho que deve ser feito é uma conscientização de quem os captura para evitar que desapareça.

Por exemplo, eu normalmente quando vou pegar corrupto coleto cerca de 200. O pessoal vai ficar logo de cabelo em pé? Poxa, 200? Vc é um assassino. Explico melhor.

200 pode parecer muito, mas na verdade não é. Nas minhas pescarias uso uma média de 15 ou 20 corruptos. Dos duzentos que pego uso alguns ainda vivos no dia da captura e os outros são devidamente congelados em potinhos individuais contendo a quantidade que eu utilizo. Pra resumir a historia, esses 200 corruptos que eu pego duram 3 meses. O que significa que eu pego corrupto 4 vezes no ano. Se vc levar em conta a taxa de reprodução da especie isso é praticamente irrelevante.

Uma coisa que me deixa chateado é ver a falta de preocupação dos pescadores com a sobrevivencia dos corruptos. Muitas vezes pescando eu vejo o pessol usando corruptos pequenos, ainda jovens, e, pior que isso, corruptos com ovas. Vale lembrar que nenhum dos corruptos que eu levo pra casa vêm com ova. Assim que identifico que o bicho ta "gravido" durante a captura devolvo ao habitat.

Vamos ver se a gente desperta uma consciencia ecologica em nossos amigos pescadores. O corrupto é uma isca muito boa, mas se não tomarmos cuidado ele vai acabar.
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#6/11  Mensagempor Dog » 24/07/2008 - 10:03:13

Essa lei é verdade e temos um amigo nosso aqui do fórum que ja teve sua bomba confiscada devida às câmeras.

Sabe o que o santista faz então? Compra corrupto que foi tirado na madrugada, ou seja, a lei não funciona, ou melhor, funciona apenas pra os corretos mas gera "emprego" :)

Essa lei nada tem a ver com a boa vontade para com os corruptos, ela visa o bem estar do velhinho aposentado que se instalou em Santos e caminha na praia, e por muitas vezes torceu o pé num buraco feito pela bomba de sucção.
Pescaria: A melhor terapia!
Dog
Pampo
Pampo

Cidade/Estado: Santos/SP

Postagem Número:#7/11  Mensagempor Stump » 04/08/2008 - 20:33:28

mais dog, esse lance do buraco é serio mesmo, eu mesmo me preoculpo muito com isso, onde pego os corruptos é um "point" para banhistas muito frequentado, sempre tem crianças, idosos e mundiça em geral tomando banho, caminhando, correndo etc... e a cada buraco que eu faço, eu enterro logo em seguida, principalmente quando o corrupto ta fundo, tem que ter atençao se nao a fratura é feia.
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)

Postagem Número:#8/11  Mensagempor Freud » 05/08/2008 - 10:22:01

Daqui a pouco vai haver uma lei que proíba pescar, usar protetor solar, tomar cerveja e arremessar na praia, etc...
Já tem, inclusive, uma lei proibindo a chumbada. Uma lei sem nenhum fundamento científico pois o chumbo, em forma de chumbada, não está disponível para a biota. Até quando vamos ser penalizados e pagarmos o preço ? Taí, por exemplo, a Lei seca que serve pra penalizar quem toma umas cervejas e quem se diverte. Fica um punhado de puliças tocaiando os bares para aplicar multas e dizer que diminuiriam os acidentes, quando na verdade as estatísticas não estão corretas. Quer ver uma coisa: Se ninguém sair de casa de carro, passaremos a ter "acidentes zero" ! Querem diminuir os acidentes ? Porque não controlam a velocidade dos veículos de forma eletrônica ? Um controle sério ? Se beber diminui os reflexos, pode-se andar mais devagar que evita acidentes com quem bebe e com quem não bebe.
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49

Postagem Número:#9/11  Mensagempor Ferreiro_AL » 05/08/2008 - 14:38:23

Mas e aí Freud, dá pra continuar catando corrupto nas atuais condições? Realmente a proibição é uma medida exagerada, mas como outras espécies de crustáceos que sofrem com a sobreexploração, vc não concorda que poderia haver um defeso para o corrupto. Seria um meio termo interessante, na minha opinião. Essa dos policiais é a mais pura verdade, tudo atrás do coronel 50.
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#10/11  Mensagempor Freud » 05/08/2008 - 19:49:00

Ferreiro_AL, tá não Ferreiro. Como também os Tatuis não estão ameaçados, nem nunca estiveram. Nossa ignorância e desinformação é que são enormes e alguns se aproveitam disso. Tomemos, por exemplo, os carangueijos. Cade que se fazem valer o respeito ao apicum ? Quem tem o poder, agora tem manipulado até as estatísticas. É isso que começa a pegar... São esses "equívocos" que incomodam. Infelizmente não é a rede quem destrói um rio (embora faça um grande estrago mas ele se recupera), não são os FDP dos mergulhadores que acabam com uma fauna de um rio mas sim, a ocupação humana sem controle e essa ocupação nunca é apontada como a causa do problema. O real problema está ficando escondido sob as causas mais vistas como a rede, o pescador, o mergulhador, etc... No fim, a população acredita que os carangueijos se acabaram porque houve uma pesca excessiva e não porque os mangues foram ocupados pela criação de camarões. Entendeu de que estou me referindo ? Estou me referindo ao conjunto de manobras "inteligentes" feita pelos "interesses maiores". É o mesmo que confundir o mercúrio dos termômetros com mercúrio do garimpo, rs... O dos termômetros eu ponho numa colher de cha e tomo, o do garimpo eu passo léguas dele.
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49

Postagem Número:#11/11  Mensagempor Ferreiro_AL » 05/08/2008 - 21:14:10

Cara, mas no caso no caso dos corruptos, a maior ameaça ainda é a soprepesca, pois eles se adaptam bem a diversas agressões ambientais, incluindo grandes eventos de eutrofização. O caso dos caranguejos é ainda mais complicado, pois são dois fatores: degradação dos ecossistemas de manguezais e sobrepesca. Nessa do Apicum quem sofre é o famoso Guaiamu, que está em estado crítico em alguns estados brasileiros.
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco