Mario Tulio e
Carlos Lyra,
Bem, como me foi sugerido, andei navegando por outros mares - principalmente o GPP - para conseguir mais informações. Não consegui as respostas mas até que trocamos idéias. Ainda não tenho certeza se o Vídeo do John Holden vai realmente acrescentar muito e por isso ainda não pedi. Se eu pedir, faremos copias e dividiremos os custos (somos três). É uma proposta indecente ? É !. Mas também é indecente, 12 libras por um PDF, em inglês, com uns poucos clips de vídeos e que datam de 1988. Bem, nem posso falar muito porque não tenho tantas certezas. Temos de pagar pra ver e eu estou me amarrando.
De fato, tenho estudado muiiiiiiito o lançamento pêndulo aliado as vantagens do uso da carretilha que cito abaixo:
1 ) Não necessita da amarrar as iscas (ganho de tempo nos campeonatos);
2 ) Não dá aquele tranco que destrói a cabeça de seu dedo indicador e por isso vc tem de usar esparadrapo o tempo todo;
3 ) Não perdemos tempo apertando a fricção para fazer o lançamento e depois calibrando a mesma em função da espessura da linha (mais uma vantagem de tempo nos campeonatos);
4 ) Não torce a linha (a linha torcida pelo molinete que começa a fazer cachos e isso me tira do sério);
5 ) Não arrebenta o chicote pois não costuma laçar os passadores.
6 ) É muiiiiiito mais leve que qualquer molinete de porte semelhante.
7 ) Não precisa do movimento ping-pong, pois ela pode arrastar o peixe.
8 ) Você usa a linha por muito mais tempo.
9 ) Durante o trabalho do peixe, vc prende ou solta a fricção com apenas o polegar da mão direita.
10 ) A linha não fica saindo dela como acontece nos molinetes quando o carretel está cheio.
11) O custo de uma carretilha do mesmo top de um molinete ainda é muito menor.
O que há de contra as carretilhas:
1 ) Um lançamento mais reduzido.
2 ) As possibilidades de cabeleiras.
Quando as pessoas me perguntam se eu vou participar de provas de lançamento eu digo que não. Mas porque se interessar pelo casting ? Sem dúvidas essa técnica vai me ajudar a permanecer pescando a cem metros de distancia mesmo com a idade avançando.
Tenho participado de uma discussão no GPP no tópico
Carretilhas..., quem quiser apreciar.
Abç,