Ja comi vários tipos de baiacu, so não aquele que conheço por Diodon, aquele que tem os espinhos grandes e fica igual a um balão.
A carne é saborosa demais.
Quanto ao veneno, na hora de limpar, praticamente não existe o perigo de romper a vesicula do bicho. Ao puxar a carne, como no link que Alexandre postou, os orgãos ficam inteiros.
E tambem em relação ao veneno, ja li que apenas alguns tem, mais precisamente no mar do japão. Eles se alimentariam de determinada alga e essa tem uma toxina que se armazenaria em sua vesicula. O mesmo ocorre com a Barracuda no Mar do Caribe. Se voce comer, estará sujeito a morrer. Ela se alimenta de um peixe pequeno que acumula veneno no corpo pois se alimenta de algas tóxicas, e termina passando para a carne da Barracuda.
E quanto aos sashimis do famoso Fugu(Acho que é assim) servido por especialistas, tem um segredo que tem que treinar por anos. Não e a carne do bicho que mata, mas sim o molho que ele passa na carne feito do veneno. Como li uma vez " Se na dose correta, leve dormencia nos labios e lingua, se passar do ponto, parada cardio-respiratória".
E no dia que quiserem sacanear alguem, sirvam o baiacu frito mesmo e digam que é outro peixe, ai depois de todo mundo comer e dizer que é excelente, voce mostra a foto do peixe sendo tratado e frito. Eu fiz isso esse ano e foi engraçado. O que teve de gente "passando mal" não foi brincadeira. Era todo mundo correndo pra beber agua e dizendo que estava ficando dormente kkkkkkkk Teve um que disse que não tava conseguindo nem respirar kkkkkkkk O medo que o povo tem do Baiacu faz mais mal do que o veneno kkkkkkk Não durou 5 minutos, ai quando a adrenalina baixou, todo mundo queria mais kkkkkkk