É com muita alegria que compartilho nossa expedição a Serra da Mesa – GO em busca do Tucunaré Azul (Cichla spp) um dos mais belos peixes esportivos de nosso país. Há muito gostaríamos de viajar/pescar além das fronteiras do nordeste, surgindo uma oportunidade, não pensamos duas vezes, entramos nessa aventura de imediato. Lá vamos nós...
Membros da equipe JAMPAFISHING presentes: Felipe C. Brito, Saulo Nazion:

Partimos na quinta-feira dia 06/03/2008, nas asas da TAM:


''Tenho vergonha na cara, não viajo pela GOL''
Com destino a Brasília capital de nossa nação e minha cidade natal. Brasiliense nato, mas paraibano naturalizado de coração. Dormimos no Hotel Nacional, no dia seguinte sexta-feira 07/03/2008 já estávamos prontos, e partimos (com o serviço de traslado do Marcos) para a barragem de Serra da Mesa em busca dos azuis.
Dica: A distância entre Goiânia Serra da Mesa é a mesma de Brasília Serra da Mesa, aproximadamente 300 quilômetros. Mas a quantidade de vôos com destino a BSB é superior, consequentemente há mais opções de vôos também, e o custo da passagem é bem menor. Brasília é a melhor opção!
Seguindo a trilha do Níquel:

Na estrada o possível visualizar o inicio das serras.

Passando sobre o rio Traíras (afluente da barragem, com o nível de suas águas bastante elevando, devido às fortes chuvas na região) e chegando a Niquelândia.
Percorremos os 300 quilômetros de Brasília até a pousada, situada as margens da barragem que fica nas imediações dos municípios de Niquelândia (Terra do Níquel) e Uruaçu, ambas no Estado do Goiás, sendo formada pelos rios Tocantins, Maranhão, Traíras, das Almas, do Peixe, Tocantizinho entre outros de menor volume. Serra da Mesa é um verdadeiro oceano de água doce no coração do Brasil.
Barragem Serra da Mesa:

Pousada Germano:

Localização: Latitude: 14°15'57.93"S e Longitude: 48°34'46.56"W
Chegamos! Chegamos! Chegamos!
Por volta das 13h50min chegamos a Pousada Germano, fomos recepcionados pelo gerente o Sr. Edilei, um profissional de altíssimo nível, muito bem preparado e educado.
Após o almoço e algum bate papo, ele nos perguntou se gostaríamos de pescar no período da tarde. Nossa resposta não poderia ser outra. A sobremesa seria Tucunaré Azul!
Arrumamos o material, embarcamos e aceleramos! Tínhamos pouco mais de duas horas de pescaria:

Algumas estruturas que fazem da barragem um sonho para a pescaria de bocudos:




07/03/2008
Por indicação do piloteiro Aroldo, começamos batendo as margens. ‘’Óóó, o peixe tá no raso, tem 5 dias já’’. Após a primeira parada, começamos a ‘’pinchar’’ sobre uma ilha submersa.
Não deu outra, o primeiro azul da expedição saiu e vários outros:







...
Algumas cenas marcaram o dia, entre elas:


Aparentemente as surpresas já tinham terminado. Mas, para nossa alegria não! Por coincidência o Kid desenhista da PESCA & CIA estava hospedado na pousada. E ao chegarmos da pescaria, ele nos abordou, pois reconheceu à camisa do PESCA-NE (Saulo) e JAMPAFISHING (Felipe). E disparou elogios ao site, nós sentíamos Rubinho e Nakamura na presença de um iniciante na pesca! Após muita conversa e histórias de pescador, formalizamos o convite, fazendo ele agora, parte integrante da equipe jampafishing, ou seja, ''jampeiro''.
08/03/2008
Por voltas das 05h00min acordamos, tomamos o ótimo café da manhã oferecido pela pousada. E mais uma vez partimos:


CORREÇÃO - Membros da equipe JAMPAFISHING presentes: Felipe C. Brito, Saulo Nazion e Kid.
E o Aroldo continuava: Óóóó, os peixes continuam na beirada:

Começando a pescaria:











...
Na hora do almoço, não voltávamos para a pousada, à refeição era servida no ''rancho'' localizado em uma das ilhas no meio da barragem.
Os membros da equipe presentes e reunidos, Saulo, Kid e Felipe:

A munição do amigo Kid:

Rosinha, achamos essas moscas sua cara!
Após o almoço, continua a busca:



Apesar de um ferimento antigo, o peixe resiste. Uma prova que o pesque e solte funciona!







...
09/03/2008
Mais um dia de pescaria:

Um ''racha'' entre barcos para quem chegaria antes nos bocudos:


















10/03/2008
No ultimo dia de pescaria, caiu umas das maiores chuvas que presenciamos na vida, a barragem literalmente se tornou um oceano, com ondas e marolas. E o peixe ‘’saiu da margem’’ foi para o fundo! As ações diminuíram, e quando o tucunaré não era fisgado no seu primeiro ataque, ficava difícil tira-lo do fundo novamente. Tentamos meia água, shads e fundo. Mas, as poucas ações quem nos deu foi à velha isca de superfície. E nada fenomenal.




...
Alguns vídeos:
Equipamento:

Armas carregadas e perigosas!
Felipe:
Fenwick Hmx, 10 a 20lbs, 5.4" + Daiwa Zillion + Multifilamento Power Pro 30lbs.
Custom by Marco, 8 a 17lbs, 5.6" + Shimano Curado 100 DSV + Multifilamento Power Pro 30lbs.
Daiwa Heartland, 8 a 17lbs , 5.6" + Shimano Curado 200 DHSV + Multifilamento Power Pro 30lbs.
Saulo:
Halwk II, 10 a 20lbs, 5,6’’ + Shimano Chronarc 100 BSV + Multifilamento Maruri 30lbs.
Impala, 10 a 20lbs, 5,6’’ + Shimano Curado 100 DSV + Multifilamento Maruri 30lbs.
Custom by Marco, 6 a 14lbs, 5,4’’ + Ryobi Caspro 300 + Multifilamento Power Pro 20lbs.
Devemos valorizar nossa região acima de qualquer outra, mas a verdade deve ser dita. Precisamos aprender bastante com as outras regiões, pois a pesca esportiva e a preservação realmente acontecem. A preocupação em soltar os peixes começa na pousada e estende-se até o piloteiro. Além de toda a estrutura voltada à pescaria, desde barcos totalmente equipados, loja de iscas na pousada, guias preparados etc.
Mas, infelizmente alguns não valorizam o paraíso que possuem, e levam suas ''cotas'' de peixes. Só aumentando seu ego, de vizinhos e parentes com a distribuição dos peixes pegos ou em grandes churrascos.
Apensar das lindas imagens postas anteriormente, algumas como essas são reais em Serra da Mesa:

Caso vá a Serra da Mesa, siga algumas dicas da equipe:
Custos: Aproximadamente R$1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais) por pessoa. Incluindo passagem aérea ida e volta até BSB, estada na pousada sendo 4 diarias: Pensão completa, barco equipado, piloteiro e traslado.
Hospedar-se: Pousada Germano, (62)3354-9005, http://www.pousadagermano.com.br
Traslado: Marcos Aurélio, (61)9965-3616.
A pergunta que não quer calar:
Você voltaria ao GO? Sim varias vezes! Mas, 2009 é vez da Amazônia e 2010 Costa Rica!
Serra da Mesa, um sonho que chegou ao fim junto com o pôr-do-sol do ultimo dia:

Alguns peixes ''pesaram mais de kg''!


Equipe JAMPAFISHING