Grandes pescadores,
Em água salgada eu só pesco tarpons! Algumas vezes, e como não abro mão dessas companhias, acabo me juntando aos meus filhos na pesca de camurim. Mas a predileção deles também é o tarpon.
Durante muitos anos passamos a observar o comportamento desses predadores, tanto em águas protegidas, costeiras, como em águas mais profundas. Fizemos muitas experiências com o “Rei de Prata”. Nesse período usamos toda sorte plugs, de superfície, meia água, e fundo, as artesanais ( do meu filho Juba) shad etc..etc.Em algumas ocasiões também iscas naturais como filé de tainha, sardinha e guaravira.
O interessante que todas as iscas, em algumas ocasiões tiveram sucesso e em outras absolutamente nada, sem trocadilho.
Acabamos concluindo que na verdade não são as iscas usadas responsáveis pelo insucesso da pescaria e sim o comportamento do peixe. Como é um predador voraz se alimenta por períodos distintos. Quando a maré começa a subir, acompanha cardumes de presas, principalmente sardinhas tainhas e guaraviras. Após algumas horas, muda o comportamento e entra na fase de “recreação” quase brincando na superfície. Muitas vezes se confundem com golfinhos. Bem alimentados começam a esnobar as iscas e presas e restringem muito os ataques. Nessa situação não cremos que a troca de iscas possa mudar o rumo da pescaria. É possível que circunstancialmente haja um ataque, mas é difícil. Passado algum período voltam a ofensiva , buscando alimentação e aí atacam qualquer coisa. Tudo isso enquanto a maré está subindo até a preamar. Na vazante procuram águas mais profundas e canais pelágicos.
A isca mais produtiva vai depender da disposição de ataque, aí sim é possível fazer uma avaliação. Contudo, a isca que ferrou um tarpon ontem, pode perfeitamente não ter um desempenho bom hoje e vice versa.
Já pegamos tarpons usando uma gama enorme de iscas. Mas não dá para eleger uma que possa ficar entre a especialíssima.
No tópico de dabates técnicos inserimos um texto sobre as iscas artificiais.
abraços,