Primeiro relato do Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Primeiro relato do Arquipélago de São Pedro e São Paulo

Postagem Número:#1/26  Mensagempor Rodrigo X » 25/12/2007 - 18:23:15

Alou galera!
Voltei depois de alguns meses de ausência. Estive fora do fórum devido a alguns problemas com a net no mês de out e nov, mas também por ossos do ofício que tive de me ausentar da minha cidade e do meu continente, quando fui convocado pelo meu projeto a fazer uma viagem ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Estive na expedição de nº 245 do dia 22 de nov ao dia 13 de dez, sendo 15 dias de pesrmanencia na ilha e 3 dias ida mais 3 de volta de viagem no barco.
Para entrar no assunto pescaria, já deixo claro que fui totalmente despreparado, levei apenas uma vara ação média e um molinete proporcional com linha comum 0,30 e líder 0,40mm e algumas iscas artificiais que tinha, como já dito não tive tempo nem de comprar uma linha melhor ou uma vara mais pesada já que fui pego de surpresa.
Imagem
O ASPSP (Arquipélago SPSP) é o paraíso para quem gosta de pescar, mergulhar, se interessa por biologia, ou ama a natureza de qualquer forma, sendo assim pra mim foi uma das melhores coisas que me aconteceu na vida.
Tive a oportunidade de acompanhar a pescaria dos amigos do Transmar II o barco que nos acolheu e levou até a ilha para nossa estadia; a pescaria é fantástica, eles chegam a pegar em noites boas cerca de 100 albacoras e alguns cações, usam como isca o peixe voador vivo e linhas de mão de 100 a 200mm. Levei a minha humilde varinha para a pescaria e nem me empolguei a usa-la para não atrapalhar a pescaria dos grandes, más os caras me incentivaram a usa-la para pegar guaracimbora, coloquei minha isca e com menos de 5 min me surpreendo com a primeira fisgada, um peixe de +-50cm da família do xaréu, o peixe é simplesmente estúpido do começo ao fim, puxa o que pode de linha e quando se consegue traze-lo pra perto do barco tem-se que embicheirar já que a linha que estava usando era muito fraca e se partia com a facilidade de torar um fio de cabelo com duas mãos hehehe resultado: perdi uns 4 peixes e anzóis e embarquei uns 3. Ai vai a foto dos peixes.
Imagem
Neste dia também tive a oportunidade de puxar um atum na linha de mão do Jackson, o bixo devia ter uns 30 kg que com minha força física não pude levanta-lo como se vê na foto:
Imagem
Depois posto aqui um vídeo que fiz da revoada de peixes voadores que é uma coisa impressionante pelo menos pra mim que nunca tinha visto tanto peixe na vida, muito menos voando pra dentro do barco chegam a espancar todos que estão a bordo em suas aterrissagens.

Já na ilha, a pescaria com isca viva fica comprometida principalmente por causa da quantidade de cangulos e budiões que parecem piranhas quando se joga a isca n’água, visto isso decidi usar minhas artificiais, a pesca com artificiais foi feita no lado de traz da estação científica visando pegar os xaréus pretos e é feita no visual mesmo já que você vê o peixe perseguindo a isca, depois de alguns arremessos e algumas ações, pego o primeiro:
Imagem
Após esse fisguei um peixe, mas não vi o ataque e nem cheguei a ver o peixe, ele começou a levar linha para o fundo e a vara ficou toda torta até ser quebrada no meio e acabar com minha diversão. Nos outros dias voltei a pescar com isca natural e linha de mão 100, usando anzóis bem grandes para me livrar dos cangulos e tive algum êxito nessas pescarias pegando outros xareus pretos.
Imagem

O Rochedo é como já falei um paraíso para os amantes da pescaria, mas como tive minha varinha quebrada não pude usufruir tanto desse paraíso. Más já valeu a experiência e vale para os próximos pesquisadores/pescadores que for embarcar em expedições ao rochedo.
Sem querer me estender no relato mas já me estendendo vou falar resumidamente e ilustrar com fotos o que pude observar de interessante nesses dias de expedição.
Como mergulhador, esse foi o lugar mais impressionante que já fui, pude mergulhar com tartarugas, cardumes imensos de todo tipo de peixe como: xerelete, xaréu preto, peixe-rei, barracudas, raias mantas e até um pequeno cardume de 4 dourados. Como amante da natureza tive contato direto com ela durante toda a duração da viagem que foi uma das mais interessantes e vai ficar marcada na minha vida para sempre. Espero que alguns de vocês tenham a oportunidade de participar de expedições ao Arquipélago, para assim contribuir com relatos mais produtivos no quesito pescaria no arquipélago.

Transmar II pronto para pescaria
Imagem

Atobá
Imagem

Cardume de peixe-rei e eu
Imagem
Imagem

Raias manta
Imagem

Trocando a bandeira nacional antiga por uma nova
Imagem

Abraço a todos e que tenham um Feliz Natal e um 2008 cheio de peixes.
Reduza, Reutilize e Recicle!
Rodrigo X
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)

Tópicos: 26
Imagens: 3
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/26  Mensagempor Chrony Joseph » 25/12/2007 - 19:02:48

Maravilha Rodrigo! Parabéns pela surpresa e relato! Show de bola! :wink: Vamos fazer uma matéria mais completa para colocar em nosso site?
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/26  Mensagempor Saulo Nazion » 25/12/2007 - 20:21:32

:shock: Maravilha de local... Ainda bem q é preservado, esperamos e torcemos que permaneça assim por muito...muito anos :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#4/26  Mensagempor Ferreiro_AL » 25/12/2007 - 20:28:39

Belíssimo relato!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#5/26  Mensagempor Mario Tulio » 25/12/2007 - 20:31:50

Belo relato, mas tenho uma duvida, o barco que te levou faz pesca comercial lá?
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#6/26  Mensagempor MaxVeras » 25/12/2007 - 20:42:50

Grata surpresa....

Esse lugar é um sonho para qualquer amante da natureza...

Existe um livro chamado "Relatos de um caçador sub" escrito por um dos maiores caçadores submarinos do Brasil, inclusive com participações em competições mundiais... Nesse livro, ele narra uma pescaria de mergulho nesse local, é algo muito impressionante....

Parabêns Rodrigo....
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 35

Postagem Número:#7/26  Mensagempor Rodrigo X » 25/12/2007 - 21:14:45

Por isso que não sou muito a favor da caça sub, porque lá a pessoa tem um contato direto com os peixes, pra ter uma noção, essas arraias mantas vieram nadar do meu lado, 4 arraias imensas nadando bem devagar a menos de meio metro da pessoa, isso não posso nem descrever o quanto é emocionante, e em que outro lugar do mundo você mergulhando com um cardume de peixes reis de +- 80cm cada, percebe que eles tão nadando pra longe e quando olha pra tráz ve 4 dourados grandões chegando perto...
não sou a favor porque acho muito "fácil"(nunca pratiquei por isso as aspas) esse tipo de "pescaria", como ja disse: nunca pratiquei e pode ser que um dia mude de idéia.

Mario Tulio em 25/12/2007 - 20:31:50 escreveu:Belo relato, mas tenho uma duvida, o barco que te levou faz pesca comercial lá?

É sim, esse barco é autorizado a fazer pesca comercial por lá, é um acordo com a marinha, além de a marinha pagar para levar os pesquisadores, eles têm o direito de pescar por lá.

Valeu ae pelos parabéns!
Reduza, Reutilize e Recicle!
Rodrigo X
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)

Tópicos: 26
Imagens: 3

Postagem Número:#8/26  Mensagempor Humberto » 25/12/2007 - 21:23:09

Parabéns cara! Fotos muito bonitas. Abraços.
Humberto
Pampo
Pampo

Tópicos: 11

Postagem Número:#9/26  Mensagempor JaquesAndrade » 25/12/2007 - 21:29:09

Muito bonito o local a pescaria foi espetacular, espero o vídeo dos peixes voadores e que seu aprendizado lá tenha sido de grande valia. Boa sorte e Feliz Natal atrasado mas o que vale é a intenção.
Não sou o melhor mas chego lá
JaquesAndrade
Pampo
Pampo

Tópicos: 8
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Postagem Número:#10/26  Mensagempor Leonardo Correia » 25/12/2007 - 21:45:01

Rodrigo, parabens pela aventura/viagem!

Mande noticias. Pensei que estava com raiva de mim!
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#11/26  Mensagempor Yanko » 25/12/2007 - 23:26:16

Que beleza de relato, parabéns!
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Yanko
Bejupirá
Bejupirá

Tópicos: 29

Postagem Número:#12/26  Mensagempor Golinha » 26/12/2007 - 00:46:54

rodrigo tô impressionado! sempre quis fazer uma viagem dessa!
vc realizou umsonho de muito gente! são momentos inesquecíveis e dinheiro nenhum no mundo pode pagar!
fuderoso seu relato!
parabéns :D
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 19
Imagens: 5

Postagem Número:#13/26  Mensagempor Petronio » 26/12/2007 - 06:25:55

Belíssimo relato!Parabéns.
Pescaria meu esporte
Petronio
Galo
Galo

Tópicos: 1

Postagem Número:#14/26  Mensagempor FredWAndrade » 26/12/2007 - 09:06:09

Parabéns Rodrigo, realmente o lugar é um sonho de pescador!
Não importa o destino, o melhor é curtir a viagem!
FredWAndrade
Pampo
Pampo

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Goiânia/GO

Postagem Número:#15/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 26/12/2007 - 09:29:37

Além de ser uma bela pescaria é também uma bela aventura, foi muito agradével ler esse relato.

Parabéns
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes