Pesque e solte!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#61/94  Mensagempor UnniSoft » 03/12/2007 - 21:47:03

É gente, quem pesca e leva pra casa, tem que respeitar a opnião de quem pesca e solta. Da mesma forma, quem pesca e solta, tem que respeitar o direito de quem pesca e come. Não porque é certo ou errado... porque eu mesmo cresci comendo peixe e sendo educado que era melhor inclusive para a saúde... Mas se o pescador não gosta de peixe... prefere uma picanha bem suculenta... tem mais é que soltar mesmo.
UnniSoft
Bicuda
Bicuda

Tópicos: 9
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#62/94  Mensagempor Ferreiro_AL » 03/12/2007 - 23:02:47

Pessoalmente, acho que a pesca esportiva independe da isca utilizada. O verdadeiro sentido desse esporte é a pesca como lazer e não como meio de sustento. Um abate ocasional não algo de se envergonhar. São poucos os peixes que eu gosto, mas para esses eu estabeleci um tamanho mínimo, bem acima do IBAMA. Como ja disse, prefiro os tamanhos intermediários, pois os grandes exemplares possuem uma carga genética muito boa. Agora eu tenho percebido uma certa discriminação em relação algumas modalidades, que fica disfarçada nesse debate. Esportividade é uma palavra com sentido muito amplo e todos esses aspectos devem ser debatidos.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#63/94  Mensagempor Chrony Joseph » 03/12/2007 - 23:33:44

UnniSoft em 03/12/2007 - 20:06:02 escreveu:Gente, apenas algumas considerações sobre a filosofia do site acerca do "pesque e solte".

Pesco há poucos meses mas já me considero um apaixonado pela pesca. Por conta então de meus poucos km rodados, nunca ouvira falar sobre "pesque e solte", filosofia adotada por alguns membros do site. Pensei que era apenas uma filosofia de alguns "pescadores esportivos", mas o que percebi é um verdadeiro fanatismo pelo tal "pesque e solte", presenciando até alguns extremos de pessoas chegando as vias de fato nas discursões, classificando pessoas de boa índole de "assassino".

Seria bom que todos tivessem a idéia exata do que vem a ser a "pesca esportiva" e "pesca amadora".

Primeiro é bom entender o que é pesca, que nada mais é do que o ato de retirar o peixe da água com fins de alimentação, sendo ela doméstica, comercial ou industrial.

Pelo que pude entender até o momento, (e me corrijam se eu estiver errado) é que a pesca amadora é a pesca sem a obrigação de se pescar comercialmente... ou seja, por lazer. E acho que é nessa modalidade onde me encaixo. Pesco porque me sinto bem pescando, gosto de tudo o que antecede a pescaria... o preparo das tralhas, as conversas com os amigos, dentre outras coisas... que é feita com iscas artificiais, iscas vivas e iscas mortas.

A pesca esportiva seria uma vertente da pesca amadora, mas feita EXCLUSIVAMENTE COM ISCAS ARTIFICIAIS. Aliás, registre-se que essa vertente da pescaria surgiu nos EUA há alguns anos, e foi amplamente difundida aqui no Brasil por alguns programas enlatados oriundos da América.

O que eu queria apenas trazer pra nossa meditação, sem intuito de causar polêmica alguma, é o seguinte:

Primeiro: Pescar e levar o peixe para comer não é crime algum, desde que o peixe não esteja na lista dos animais em extinção!

Segundo: Alguns "pescadores esportivos" tem usado iscas vivas como saúnas, sardinhas, corrós, camarões, etc. o que foge completamente da idéia de "pesque e solte", pois você tá matando um peixe pra fisgar outro apenas com a intenção de brincar.

Terceiro: Se o próprio Jesus Cristo, o Deus-encarnado, praticava a pesca amadora e comercial inclusive... que diremos nós...? ou vocês nunca leram os relatos dos evangelhos, onde num dia só ele pegou 153 peixes grandes?

Quarto: Alguns membros do site simplesmente não são adeptos do pesque e solte...

Quinto: Uma das coisas que meu filho caçula mais adora é quando o pai dele chega da pescaria com uma cioba que postei há pouco nos relatos... o q vou dizer a ele? "vou soltar e comprar uma igual no bompreço"? ou vou de encontro aos conselhos da boa dieta e alimentação saudável... e como carne vermelha?

Saudações a todos.

Adicionei seu tópico a este já existente, pois é um tema já bastante discutido, calorosamente, aqui no fórum e aqui fica concetrada todas as opiniões até hoje postadas. :wink:

Bom, Pesca Esportiva não é a pesca realizada exclusivamente com iscas artificiais e sim a pesca realizada por esporte ou hobbye, já o Pesque e Solte é uma modalidade da Pesca Esportiva. No site A Última Arca de Noé tem definições interessantes sobre esses temas.

Suponho, eu escrevi "suponho", que sua mensagem foi estimulada pela nota da moderação no seu tópico [url=http://www.pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=3110]Cioba na Praia de Cabedêlo[/url] onde diz: O Pesca-NE não é favorável a publicação de fotos com peixes mortos, cabe ao autor a consciência e responsabilidade de que não é legal, pois prezamos pelo Pesque-e-Solte. Mesmo em situações onde vá levar o peixe para casa aconselhamos fotografa-lo em seu local de pesca. Este é um posicionamento do Pesca-NE em relação a publicação de fotos com peixes visivelmente mortos, mal tratados, fora do seu habitat natural, etc. E um estímulo à prática do Pesque e Solte, jamais uma discriminação!

Muitos aqui me conhecem pessoalmente e sabem que aprecio peixe e levo para casa alguns exemplares vez ou outra. Tenho grandes amigos que soltam 100% dos peixes pescados e nem por isso sou criminoso na opinião deles. Também tenho amigos que levam pra casa do Coró de 10cm ao Camurupim de 50kg, estes tento convencer a ser mais seletivos, soltar os mais jóvens/filhotes e os grandes/matrizes, bem como não estocar peixe no freezer. :lol: Sua Cioba foi, sem dúvida alguma, uma festa e alegria à todos no almoço do domingo em família, acredito que cercado de relatos sobre pescarias saboreando uma delícia que é. Não sinta-se de forma alguma mal por isso e nem imagine que nós que fazemos o Pesca-NE o achamos isso ou aquilo por isso! :wink:

Voltando ao ponto "X" (que eu acredito ser) da questão, nós que fazemos o Pesca-NE estimulamos sim o Pesque e Solte, mas não discriminamos que não pratica! E quanto às fotos acho que vale a pena ler o tópico [url=http://www.pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=362]Regras de Utilização - Fórum[/url]
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#64/94  Mensagempor Mario Tulio » 04/12/2007 - 00:12:00

Positivo, já debatemos acaloradamente este assunto, é natural que se tenha "tribos" diferentes dentro da nação PNE, o importante é que estejam ligadas no objetivo comum, que é desenvolver a pesca por laser debatendo novas técnicas, informando macetes, novos pontos de pesca, suas vitórias através dos relatos, suas ideias, até trocando farpas, e contribuindo para o crescimento do PNE
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#65/94  Mensagempor Rafael Nóbrega » 17/12/2007 - 23:56:40

Eu não gosto de matar peixes, o problema eh q nem meu pai nem meu tio não deixam eu soltar peixes grandes,mas não gosto de soltar um pexe "fotografavel" sem antes tirar uma foto.

Por exemplo, no dia em q peguei meu 1º tibiro, eu tava sozinho, mas queria tirar uma foto dele pra poder solta-lo, ai tive q esperar meu irmaum chegar, pedir pra ele ficar olhando o peixe, que ficou em uma piscina natural, ai tive q correr até a casa da minha tia, pra avisar a ela q quando descesse pra praia levasse a maquina junto, ai desci correndo pra ver como tava o peixe, ele tava estressado, mas tive q esperar minha tia e meu tio descerem pra poder tirar a foto, e depois de tudo isso eles não deixaram eu soltar o peixe :x

Outra coisa, vi nas primeiras respostas falarem sobre maltratar os peixes co a isca, mas antes de falarem da dor que ele sente no anzol, leiam este texto que achei em uma revista:
Imagem

Eles soh sentem dor quando os anzóis/garatéias pegam em outra parte do corpo, oq torna a pescaria bem mais agradável pra mim.
Imagem
Rafael Nóbrega
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 63
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#66/94  Mensagempor Tarpon » 19/12/2007 - 19:16:34

Tirei esses dados de um estudo de uma universidade americana:
A pesca do tarpon gera 731 milhões dólares anualmente à economia de Florida. Deste, aproximadamente 465 milhões dólares são gerados por atividades recreacionais tais como a pesca do esporte, boating, água ostentam, caça, e atividades do ecotourismo (dados fornecidos pelo distrito da gerência da água de rio do St. Johns).

Por aí se vê o que pode ser a pesca esportiva.
Tarpon
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#67/94  Mensagempor Chrony Joseph » 19/12/2007 - 23:41:59

É verdade Menks, mas infelizmente muitos ainda preferem "a friza" cheia de peixes para mostrar aos vizinhos. :evil:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#68/94  Mensagempor Bife » 20/12/2007 - 10:10:38

UnniSoft em 03/12/2007 - 20:06:02 escreveu:Gente, apenas algumas considerações sobre a filosofia do site acerca do "pesque e solte".

Pesco há poucos meses mas já me considero um apaixonado pela pesca. Por conta então de meus poucos km rodados, nunca ouvira falar sobre "pesque e solte", filosofia adotada por alguns membros do site. Pensei que era apenas uma filosofia de alguns "pescadores esportivos", mas o que percebi é um verdadeiro fanatismo pelo tal "pesque e solte", presenciando até alguns extremos de pessoas chegando as vias de fato nas discursões, classificando pessoas de boa índole de "assassino".

Seria bom que todos tivessem a idéia exata do que vem a ser a "pesca esportiva" e "pesca amadora".

Primeiro é bom entender o que é pesca, que nada mais é do que o ato de retirar o peixe da água com fins de alimentação, sendo ela doméstica, comercial ou industrial.

Pelo que pude entender até o momento, (e me corrijam se eu estiver errado) é que a pesca amadora é a pesca sem a obrigação de se pescar comercialmente... ou seja, por lazer. E acho que é nessa modalidade onde me encaixo. Pesco porque me sinto bem pescando, gosto de tudo o que antecede a pescaria... o preparo das tralhas, as conversas com os amigos, dentre outras coisas... que é feita com iscas artificiais, iscas vivas e iscas mortas.

A pesca esportiva seria uma vertente da pesca amadora, mas feita EXCLUSIVAMENTE COM ISCAS ARTIFICIAIS. Aliás, registre-se que essa vertente da pescaria surgiu nos EUA há alguns anos, e foi amplamente difundida aqui no Brasil por alguns programas enlatados oriundos da América.

O que eu queria apenas trazer pra nossa meditação, sem intuito de causar polêmica alguma, é o seguinte:

Primeiro: Pescar e levar o peixe para comer não é crime algum, desde que o peixe não esteja na lista dos animais em extinção!

Segundo: Alguns "pescadores esportivos" tem usado iscas vivas como saúnas, sardinhas, corrós, camarões, etc. o que foge completamente da idéia de "pesque e solte", pois você tá matando um peixe pra fisgar outro apenas com a intenção de brincar.

Terceiro: Se o próprio Jesus Cristo, o Deus-encarnado, praticava a pesca amadora e comercial inclusive... que diremos nós...? ou vocês nunca leram os relatos dos evangelhos, onde num dia só ele pegou 153 peixes grandes?

Quarto: Alguns membros do site simplesmente não são adeptos do pesque e solte...

Quinto: Uma das coisas que meu filho caçula mais adora é quando o pai dele chega da pescaria com uma cioba que postei há pouco nos relatos... o q vou dizer a ele? "vou soltar e comprar uma igual no bompreço"? ou vou de encontro aos conselhos da boa dieta e alimentação saudável... e como carne vermelha?

Saudações a todos.

Realmente a 2000 anos não se tinha consciência com o meio ambiente, por que Jesus teria? por que era um profeta? Cada tempo com suas consciencias e culturas...

É pura questão de consciência, o PNE nunca condenou ninguém a levar peixe pra casa, nunca reprimiu por isso, mas como o formador de opinião discute a questão racionalmente e pede que neste forum não ploriferem idéias predatórias.
Tratar a natureza com modos, é relativo, vai da sua cultura, de seus costumes e consciência. Mas neste forum, a conscientização dos pescadores e dos jovens que precisam ser educados é objetivo claro.
Pode-se achar hipocresia, mascarar a realidade, não interessa. O que interessa é a consciencia pro pesque e solte, pelo abate sem excessos, sem vaidade de ter tal trofeu. O importante é fazer nossa parte.
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#69/94  Mensagempor Marcão » 20/12/2007 - 11:09:20

Meus amigos, o buraco é muito mais embaixo... A salvação de nossas espécies depende de um conjunto de ações que isoladamente não nos levará a lugar nenhum...
O pesque e solte é apenas um dos vetores salvadores da Quimera da devastação. Poluição, desmatamento, queimadas, etc, são companheiros do processo que tem como pai o “clone” do progresso. Clone, sim, pois o progresso pode atuar dentro de normas de bom senso.
Aí é que o bicho pega! Li certa feita, numa publicação de pesca, a seguinte opinião: - Todo pescador esportivo termina, por força do esporte, se transformando em amante da natureza e conhecedor profundo de nossas riquezas.
Aqui está o “X” da questão. Nosso poder público não possui em suas fileiras esses amantes da natureza. São cargos políticos, onde cada um está preocupado em não perder sua cadeira. Como em todo segmento, difícil é encontrar quem alie trabalho com idealismo ou satisfação.
Voltemos ao nosso mercado da pesca. Todos sabemos que grande parte de nossos empresários não atua com preocupação com o meio ambiente, seu foco é unicamente agradar e não perder o cliente, e faturar... faturar... Conheço casos do próprio dono do pesqueiro corromper a fiscalização para esquecer a “cota”. Aliás, êta palavrinha desagradável. Deveria ser banida do vocabulário do pescador.
Na realidade hoje em dia a maior parte dos defensores do meio ambiente são os sites de pesca, revistas especializadas e programas de televisão, mas isso não basta, mesmo porque não existe entre eles a união que seria de se esperar. Além disso, são poucos Dom –Quixotes para muitos moinhos de vento.
Nós mesmos, pescadores amadores, pouco fazemos além de botar a boca no trombone. Não estamos acostumados a exercer nossa cidadania em toda sua plenitude. Acredito, entretanto, que uma coisa poderíamos e deveríamos fazer: - Porquê não elegermos representantes para atuar na política que estejam engajados com nosso ideal? Com certeza utilizando nossa mídia de pesca esportiva (revistas, programas, sites, etc), esquecendo as diferenças existentes entre elas, acharíamos alguém do nosso meio que estivesse disposto a topar a parada, e a maior fiscalização de sua atuação seria nossa. Seria esse o remédio definitivo? Certamente que não, mas um passo gigantesco diante da atual situação. Recentemente foi feita uma tentativa nesse sentido, com a candidatura do Marcos Conceição, mas como sempre a falta de união prevaleceu e o candidato não se elegeu.
Existem entidades particulares que tem feito um trabalho magnífico, como por exemplo a APEGO, entre outros, e a eles devemos todo nosso apoio. São exemplos que devem ser seguidos e prestigiados.
Quanto ao Pesque e Solte, independente de estatísticas e opiniões contrárias, a prática tem nos mostrado que é fator de suma importância na preservação e manutenção dos estoques, e aliado a uma política de tamanhos mínimos e máximos para captura, além da preservação do meio ambiente, nos dará com certeza a possibilidade de marcarmos um encontro com a vida no futuro.
Na minha opinião, pesca esportiva independe do tipo de isca ou modalidade de pesca praticada. Qualquer segmento abriga sua parcela de predadores.
Cotas? Que cotas? Esqueçam isso, por favor... Desenvolvam o bom senso e matem apenas o que estiver de acordo com suas consciências...
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#70/94  Mensagempor Bife » 20/12/2007 - 11:26:57

Perfeito Marcão!
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#71/94  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/12/2007 - 11:42:03

Bem, cheguei a conclusão de que discutir esse assunto é a mesma coisa que discutir política, religião ou esporte, então...quem quiser matar peixes a rodo que matem, quem quiser encher seus freezers que encham, quem quiser encher seus frigoríficos que encham, quem quiser deixar suas toneladas de peixes aprodecerem que deixem, sinceramente, depois não poderemos reclamar que o peixe acabou.

Usem seus "livre arbítrio".
Esse mundo véio tem mais é que se f**** mesmo, essa humanidade nojenta merece.

Abração a todos.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#72/94  Mensagempor AlexiDantas » 20/12/2007 - 18:49:49

Alexandre Cardoso, vc pra variar sempre exagerando.
Seu nome é alxandre e sou sobrenome é radical kkk.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12

Postagem Número:#73/94  Mensagempor Rafael Nóbrega » 20/12/2007 - 19:42:10

Concordo com o marcão,

O pesque-e-solte sozinho não adianta, até porque você não está colocando mais um peixe na natureza, e sim deixando de tirar um.
Imagem
Rafael Nóbrega
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 63
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#74/94  Mensagempor Alexandre Cardoso » 21/12/2007 - 08:33:23

AlexiDantas em 20/12/2007 - 18:49:49 escreveu:Alexandre Cardoso, vc pra variar sempre exagerando.
Seu nome é alxandre e sou sobrenome é radical kkk.

No mundo que vivemos temos que ser Radicais em alguns pontos.

Sair na rua com pombinhas brancas e rosinhas amarelas na mão para reinvidicar algo, não resolve nada. Só serve para quem faz isso, fazer papel de palhaço.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#75/94  Mensagempor Branco Jr » 21/12/2007 - 09:43:36

Todos nós temos nossos pontos de vista e queremos que os outros se adequem à eles, esquecemos de penssar nos outros e passamos a penssar só em nós. Concordo com o Marcão, e digo tanbém que o bom senso pode fazer a diferença na pratica do nosso esporte. Minha gente: tenhamos bom senso! :wink:
Abs,
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25