Lula X Camarão / Botos ou Golfinhos?

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Lula X Camarão / Botos ou Golfinhos?

Postagem Número:#1/11  Mensagempor Izácio » 01/12/2007 - 21:51:01

Na semana passada, encontrei no Extra (da Bemfica) uma promoção de lulas ao preço de + ou - R$ 1,00 o Kg. Estranhei. fiquei curioso, e logo pensei que seria uma boa isca. Ontem (30/11/07) fui testá-la. Cheguei antes das 8 h em Bairro Novo, Olinda, em frente ao Samburá, onde, noutros anos, já havia pescado vários pampos. Fiz os primeiros arremessos e nada. As iscas voltavam do mesmo jeito. fiquei desanimado.
Só que ao olhar pro horizonte, tive uma visão que a muito tempo não via (lá em Olinda), muitos e muitos botos ou golfinhos, como preferirem. Estavam a uns 300 - 400 m da praia. Davam até saltos (pareciam com os de Noronha. Só que menores) Aí entendi motivo da falta de peixes no local. Pois em todas as pescarias que apareciam, nós recolhiamos o material e íamos embora. Só dava eles. Os peixes fugiam! Ainda peguei dois bagres, um branco de uns 40 cm e um amarelo bem pequeno. Como bagre come "tudo", fiquei sem saber se a lula é ou não uma boa isca. Ainda tenho mais e vou testar noutra ocasião.
Lá surgiu uma polêmica, alguns pescadores curiosos, que estavam assistindo minha pescaria, afirmavam que "boto é boto e golfinho é golfinho". Sempre achei que este que apareciam em Olinda, apesar de todos chamarem de botos, fossem algum tipo de golfinho ( já que existem vários). E que só fosse um termo regionalizado, tendo em vista que, eu pensava que botos fossem golfinhos de água doce.
Saí de lá de meio dia. A pescaria foi muito fraca, pois estava atrás dos pampos e só sairam os dois bagres. Mas o que valeu foi o show que nossos amigos deram (mesmo estragando minha pescaria). Foi arretado!
Izácio
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/11  Mensagempor Chrony Joseph » 01/12/2007 - 22:03:32

Sempre que vou pescar e os Botos estão presente eu volto, pois os peixes somem (não é uma regra! mas...)

Quanto às diferenças elas existem sim! Veja esse texto abaixo:

Fonte: Cetáceos no Brasil

Muitas pessoas ficam intrigadas se existem diferenças entre golfinhos e botos. Explicações envolvendo a ocorrência de golfinhos para a água salgada e dos botos para a água doce são as mais comuns. Entretanto, não existem diferenças anatômicas para separar golfinhos de botos, pois este é um problema de terminologia regional e não de anatomia ou fisiologia. Em um país de grandes dimensões territoriais como o Brasil, é comum que alguns termos ganhem força de uso em determinadas regiões e, com o tempo, passem a reverenciar um objeto, animal ou planta que, em outras regiões do país, são referidos com outro(s) termo(s). Os exemplos mais fáceis de lembrarmos são os semáforos de trânsito, também chamados de faróis ou sinais ou sinaleiras; a mandioca típica de muitos pratos da família brasileira, também chamada de macaxeira ou de aipim; e a mexerica, também conhecida como tangerina ou bergamota. O mesmo ocorre com os termos golfinho e boto. Neste último caso, tradicionalmente procura-se seguir as comunidades caiçaras. Ao longo da costa brasileira é comum que pescadores chamem de "botos" os animais semelhantes aos golfinhos que tradicionalmente conhecemos, e que são encontrados apenas nas proximidades da costa. Aqueles que são encontrados em águas afastadas da costa são chamados de "golfinhos". O mais curioso nisso tudo é que os pescadores conseguem distinguir as diferentes espécies de golfinhos da costa brasileira pelo local onde elas podem ser encontradas. Por exemplo, o boto-cinza ou tucuxi marinho (Sotalia fluviatilis) pode ser encontrado desde Santa Catarina até o Amapá, ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro. Como são encontrados próximos à costa, são chamados de botos. O golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), o famoso Flipper do seriado de TV, tem distribuição em águas costeiras de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Nessas regiões o golfinho-nariz-de-garrafa é chamado de boto. Por outro lado, a partir de Santa Catarina, até o nordeste brasileiro, esta espécie ocupa águas mais afastadas da costa. Nestas outras regiões, é conhecido como golfinho ou caldeirão, em função de sua coloração cinza-escura. Portanto, é comum seguirmos esta padronização de terminologia caiçara.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/11  Mensagempor Mario Tulio » 01/12/2007 - 22:27:42

Izácio a lula fresca é considerada uma exelente isca no sul do país, não usamos muito aqui, acredito que por não encontrarmos fresca, só congelada. E Chrony, morria e não saberia deste negócio dos golfinhos!
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez

Postagem Número:#4/11  Mensagempor Jorge Thiago » 02/12/2007 - 07:40:08

Realmente. Sempre quando pescava em Olinda e eles apareciam resultava em pescaria fraca. Concerteza estão por lá caçando e com isso espantam a maioria dos peixes. Como Olinda tem tido uma produtividade boa essas semanas, talvez tenha atraído os animais. Abraço
Imagem
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4

Postagem Número:#5/11  Mensagempor Ferreiro_AL » 02/12/2007 - 08:30:02

O equivalente aos botos aqui são os espadas. Quandos os cardumes encostam os demais peixes somem.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#6/11  Mensagempor JaquesAndrade » 02/12/2007 - 08:38:26

Izácio eu uso a lula fresca para pegar corvinas elas não resistem a lula, o camarão eu uso para pesca de pampo, mas a lula tem que tá fresca, aqui o fornecdor pesca e do mesmo jeito que ela foi pescada vai embrulhada para o frezer sem contato com água doce; as chances de pescar um bom peixe nesse método aumentam pois não tira o cheiro do animal.
Não sou o melhor mas chego lá
JaquesAndrade
Pampo
Pampo

Tópicos: 8
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Postagem Número:#7/11  Mensagempor Chrony Joseph » 02/12/2007 - 09:50:34

Izácio, o ideal seria 2 tópicos... Daqui a pouco chegaremos a conclusão que Botos são ótimas iscas, que no Extra vende Golfinhos, que Camaroes espantam os peixes e que as Lulas são excelentes iscas para Bagres! :lol: :lol: :lol:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#8/11  Mensagempor Petronio » 02/12/2007 - 10:31:58

As iscas compradas nos supermercados não são muito boas pq eles lavam as mesma com uma produto quimico para evitar comtaminação!palavras de um amigo que trabalha no setor de pescado do bompreço.As lulas fresca são muito boas para pescaria de arraias já comprovei isso pessoalmente!

Adicionado depois de 9 minutos:

Jorge Thiago em 02/12/2007 - 07:40:08 escreveu:Realmente. Sempre quando pescava em Olinda e eles apareciam resultava em pescaria fraca. Concerteza estão por lá caçando e com isso espantam a maioria dos peixes. Como Olinda tem tido uma produtividade boa essas semanas, talvez tenha atraído os animais. Abraço

Isso acontece em todo litoral PE! Ontem eu MM estavamos pescando no clube, muita ação, xareu, carapeba, etc. Quando eles apareceram baybay os peixe, ficamos ums 30minutos sem pegar nada depois para nossa felicidade as carapebas valtaram ai foi blz.
Pescaria meu esporte
Petronio
Galo
Galo

Tópicos: 1

Postagem Número:#9/11  Mensagempor NeyBrito » 10/12/2007 - 11:08:35

Fui mergulhar ontem na bancada de coral/pedras do Bessa, aproveitei levei uma varinha telescópica. De isca, camarão e lula. Gostei do resuldado com a lula, por ter a carne firme os peixes menores não roubavam com facilidade.
NeyBrito
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 47
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#10/11  Mensagempor Eduardo Couto » 10/12/2007 - 11:52:57

Compro minhas iscas(camarão) nos barcos de pesca do pina antes de levar gelo ou qualquer outro produto usado p/sua conservação . Ou seja isca freca e sem nemhum conservante .
já comprei a lula assim tambem mais não deu muito certo para mim.

quantos aos botos tbm/concordo quando eles aparecem XAU peixe.rsrsrsr
Forte abraço / Fica com Deus
"Quem planta a semente do ódio colhe o fruto da amargura."
Eduardo Couto
Camurim
Camurim

Tópicos: 11

Postagem Número:#11/11  Mensagempor Leonardo Correia » 10/12/2007 - 12:20:12

Aqui quase nao tem camarao bom para pescar. Se nao for nas feiras livres, so achei ao lado do atacadao. E a isca mais versatil que tem.

Quanto a lula, conheci um cara que comercializa peixes que me arruma vez por outra. Testei em galinhos e achei muito bom, principalmente para as arraias.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11
Cidade/Estado: Natal/RN

Voltar para Bate-papo