Este final de semana estive no interior da Paraíba, em companhia dos amigos Anibal, Martins e Virgulino. A região escolhida foi Itaporanga, que fica cerca de 450 Km de João Pessoa.
Foram realizadas duas pescarias, uma na sexta-feira na barragem de Caatingueira e outra em Nova Olinda. Ambas possuem bons exemplares de Tucunarés, tanto Açu como Paca.
Essas pescarias marcaram a inauguração oficial do motor Mercury de 3.4 Hp, que Anibal comprou há uns 15 dias.
Nesta pescaria, não tivemos muitas ações, porem, fui agraciado com um belo Tucunaré Açu de 3,5 Kg, capturado com material de vara de 15 lbs e linha 0,15 ml nultifilamento Power Pro, e molinete shimano. Anibal, pegou um paca de 2 Kg e Virgulino outro de 1,5 Kg.
Na primeira pescaria foi realizada na Barragem de Caatigueira. Onde enfrentamos nossos piores inimigos, os pescadores, que implacavelmente espalhavam redes por quase toda barragem. Resultado, pescaria fraca para os padrões locais, cerca de 15 Tucunares para 4 pescadores.
Quando chegamos no local, tinha um pescador de canoa, que estava contabilizando 60 Kgs de Tucunarés capturados durante a semana, apenas de anzol. Uma prova que a pesca de anzol é muito produtiva e não causa tanta degradação ao meio ambiente.
A segunda pescaria aguardada com muita ansiedade, e foi realizada na Barragem de Nova Olinda. Onde, há 3 anos atrás, pegamos exemplares com mais de 4 Kg, tendo Anibal pego um com 5 Kg.
Essa barragem tem por característica a profundidade, pois, foi construída em meio a muitas serras.
Nesta pescaria, apenas exemplares abaixo de 1 Kg foram capturados.
Portanto, deixo aqui meu testemunho de final de semana de pescaria entre amigos.

Trofeu de 3,5 Kgs


Rebocator Tabajara (Motor Mercury em ação rebocando barco de 3m)

Parede da Barragem de Nova Olinda

Detalhe das estruturas de Nova Olinda

Hora do rango (galinha caipira e rubacão)
Outros Tucunarés foram capturados, e não registrados por se tratar de exemplares de pequenos.