Carlos Andre Blatt em 30/08/2007 - 15:59:20 escreveu:
...Mas isso está mudando Chrony, as pressões internacionais e a propria concorrência interna forçam esses fabricantes a oferecer produtos cada vez melhores...isso é um processo demorado por isso temos q pensar nesse panoroma daqui 10, 20 anos!
Além disso, não é o fabricante que cria o mercado. É a necessidade do mercado quem cria o fabricante!
Ou seja, se a china produz produtos ruins é pq tem quem goste deles...e como tem rssssss! 
Blatt, não sei se os produtos Chineses irão melhorar a sua qualidade daqui a 10 ou 20 anos, mas entendo que a principal diferença entre os produtos Chineses e Japoneses é a "Cultura da qualidade". Se você me permite, vou compartilhar o resumo de uma matéria que pesquisei sobre o assunto:
Após a segunda Guerra Mundial dois Americanos foram os pioneiros na implantação do processo de qualidade no Japão, Juran e Deming. As suas ideias foram a base de uma revolução da qualidade que restabeleceu a confiança na indústria nacional Japonesa.
Além destes dois gurus da qualidade, outros nomes famosos transformaram o Japão em uma referência:
Philip Crosby com a sua teoria dos zero defeitos
Armand Feigenbaum foi o grande impulsionador do conceito de controle total da qualidade.
Do lado japonês, Ishikawa criou as sete famosas ferramentas do controle estatístico da qualidade.
Massaaki Imai (criador da filosofia Kaisen, que significa melhoria contínua);
James Harrington (cujos passos para a melhoría contínua ficaram célebres);
Richard Schonberger (que fez a transição de técnicas japonesas como o just-in-time para o mundo ocidental);
Conforme podemos observar, não é só uma questão de mercado, trata-se de uma filosofia de produção, devido a péssima distribuição de renda do Brasil, seremos por muito tempo consumidores do que a China produz de pior, pois o que é bom, infelismente não sai por R$1,99.
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!