Chumbo na pesca

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Chumbo na pesca

Postagem Número:#1/17  Mensagempor Ferreiro_AL » 19/08/2007 - 15:30:43

Reis no Fórum do Malin Negro:

Fonte: Sociedade Marlin Negro de Pesca e Lançamento

"Fala meu !

Sem entrar no mérito da questão, estamos diante de mais uma lei de gaveta, não temos fiscalização na pesca (amadora ou profissional) e aprovam uma lei que proíbe o uso do chumbo em materiais de pesca.

Como sempre a parte mais fraca (amadores) terá um ano para se adequar e a pesca profissional, cinco anos!

O criador da Lei citou estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa para justifica-la, deveria também se espelhar nos mesmos paradigmas para aprimorar a fiscalização no setor.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (15) o Projeto de Lei 4076/04, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que proíbe o uso de chumbo em materiais de pesca.

O objetivo é evitar intoxicação dos pescadores, dos pescados e de aves aquáticas. Além da fabricação, o texto proíbe a comercialização e a importação de materiais de pesca com chumbo e seus derivados. Segundo a proposta, anzóis e chumbadas para pesca serão substituídos por materiais ecológicos, como argila, areia e pó de pedra.

O relator da matéria na comissão, deputado Gervásio Silva (DEM-SC), destacou que a iniciativa acompanha a tendência internacional de substituição do chumbo por materiais alternativos na pesca. Apesar da pequena quantidade do produto nos equipamentos, o relator ressaltou o risco potencial de contaminação. Ele citou estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa que indicam a contaminação por chumbo no sangue e no fígado de aves aquáticas, além da presença de chumbadas no estômagos dessas espécies, que confundem os grãos de chumbo com alimento. Gervásio Silva lembrou que o chumbo é, reconhecidamente, cancerígeno e tóxico para os sistemas reprodutivo e nervoso dos animais.

Adequações
A comissão aprovou substitutivo apresentado pelo relator, que aperfeiçoa a proposta original. O substitutivo retira o detalhamento da composição exata das “chumbadas ecológicas” que, segundo o relator, vincula os equipamentos permitidos a uma marca em especial. “Isso nos parece incorreto, pois favorece apenas um produtor“, disse Gervásio Silva.

O deputado avalia que as especificações para a fabricação de materiais ecológicos dificultaria a inovação tecnológica com outros materiais ou outros processos de fabricação que não atendam aos critérios estipulados no texto. O projeto original estabelece que as “chumbadas ecológicas” devem ser compostas de 30% de Alumina (óxido de alumínio Al 203), 45% de dióxido de silício (SIO2), 15% de Ferro (Fe) e 10% de Cálcio (Ca).

Outra alteração feita pelo relator foi em relação ao prazo para a adequação de toda a pesca nacional. Na proposta original, o prazo estabelecido era de um ano. O substitutivo estabelece o prazo de um ano para a pesca amadora e de cinco anos para a pesca profissional.

Perigos do chumbo
A contaminação do homem pelo chumbo é feita pelo contato, pela aspiração, pela ingestão de alimentos e pela água. Os sintomas em adultos são dores abdominais, fadiga muscular, dores nas juntas, irritabilidade, pressão alta, alterações nos sistemas nervoso e reprodutivo. Em crianças e animais, a contaminação manifesta-se com irritabilidade, convulsões, vômitos e anemia.

São considerados seguros os níveis de contaminação da água até 15 partes de chumbo por bilhão de litro (ppb) e, no solo, de até 200 partes do metal por milhão (ppm). Além de materiais para a pesca, o chumbo é usado nas indústrias de cerâmicas, pisos e louças; soldas de tubulações e cabos elétricos; cristais e vidros; tubulações de água; aditivos para gasolina; lacre de garrafas de vinho; fundições de cobre, zinco e bronze; brinquedos (soldadinhos de chumbo); tintas e peças; fabricação de plásticos (PVC) e equipamentos eletrônicos (soldas); munição para tiro (caça); tintas para impressão (jornais e revistas); reparos em radiadores e baterias de carros; moedas; e até em cosméticos.

E nessas atividades o chumbo continuará sendo permitido?
_________________
Grande abraço,

José Reis"
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/17  Mensagempor Chrony Joseph » 19/08/2007 - 15:54:16

Complementando...

Fonte: Câmara do Deputados

PROJETO DE LEI N.º /2004
(Do Sr. Lobbe Neto)
Proíbe o uso de chumbo e seus derivados em materiais de pesca.

O Congresso Nacional decreta:
Art.1o. Ficam proibidas, em todo o território nacional, a fabricação, a comercialização, a importação e a utilização de materiais de chumbo e seus derivados utilizados na fabricação de materiais de pesca.
§ 1º - As atuais chumbadas para pesca serão substituídas por chumbadas ecológicas utilizando-se materiais como argila, areia e pó de pedra;
§ 2º - As novas chumbadas ecológicas terão a seguinte composição química:
30 % AL 203 (Alumina)
45% SIO2 (Silica)
15% FE203 (Ferro)
10% CAO (Cálcio)

Art. 2o. As empresas produtoras de chumbadas para pesca, terão o prazo de um ano para se adaptar a esta Lei.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O chumbo é um reconhecido cancerígeno para os seres humanos. Os graves riscos do chumbo à saúde são completamente evitáveis. Os riscos da exposição ao chumbo à saúde não são aceitáveis nem em nações industrializadas, nem nas recentemente industrializadas. Além disto, substitutos mais seguros e adequados para o chumbo estão disponíveis. Uma imediata proibição mundial da produção e uso do chumbo é mais do que urgente, plenamente justificável e absolutamente necessária”. A própria Organização Mundial do Comércio – OMC considerou irrealista a tese do uso do chumbo em condições de segurança e que a sua proibição não constituiria em barreiras ao livre comércio.
A situação se agrava se considerarmos o longo período de latência das patologias atribuídas ao chumbo.
O problema no meio ambiente com o metal pesado - Chumbo: metal denso, macio, fácil de trabalhar, usinar, soldar, fundir, etc. Alguns usos do Chumbo: Chumbadas para pesca, Industrias cerâmicas (Pisos e louças), soldas de tubulações e cabos elétricos, cristais e vidros, tubulações de água (inverno rigoroso), aditivos para gasolina (tetraetila), lacre de garrafas de vinho, fundições de cobre, zinco e bronze, brinquedos (soldadinhos de chumbo), tintas e peças, fabricação de plásticos(PVC) equipamentos eletrónicos (soldas); munição para tiro caça); tintas para impressão(jornais etc); reparos em radiadores de autos; moedas ; baterias de autos(chumbo - Acidas) e Cosméticos.
Contaminação no homem pelo chumbo é pelo contato, aspiração, ingestão de alimentos e água, podem contaminar o corpo humano irreversívelmente. Os sintomas em adultos: dores abdominais, fadiga muscular, dores nas juntas, irritabilidade, pressão alta, alterações no sistema nervoso e reprodutivo.
Sintomas em crianças e animais: parece-se com convulsões, irritabilidade vômitos e anemia.
A contaminação ocupacional podem ser assintomáticos e só detectados através de exame de sangue.
Níveis de contaminação no homem: Seguros até os índices abaixo.
SANGUE - Crianças menores que 10 anos - Menor que 1,45umol/l
SANGUE - Adultos - menor que 2,9 umol/l
SANGUE - Mulheres grávidas - Menor que 1,5 umol/l
ERITRÓCITOS - Menor que 0,48 umol/l
URINA - Menor que 14,5 nmol/l
CABELOS - Menor que 7,2 nmol/l.
Contaminação da água - Seguro até 15 ppb
Contaminação do solo - Seguro até 200 ppm.
No Canadá, desde 1997 existe legislação proibindo o uso do chumbo em todo o país, onde eram perdidas 500 toneladas de chumbadas por ano, nos rios e lagos.
Nos Estados Unidos, desde 1993, já existia lei proibindo o uso do chumbo em pelo menos 16 estados, onde eram perdidas 800 toneladas de chumbadas por ano.
Na Inglaterra, desde 1987 o uso de chumbo está proibido, bem como na Nova Zelândia.
No Brasil, em 2001, com o lançamento das chumbadas ecológicas estaremos, também, revertendo o processo de contaminação de nossas águas, pelo metal pesado - Chumbo.
Chumbadas cerâmicas ecologicamente corretas são fabricadas com materiais cerâmicos que não agridem o meio ambiente, perdidas nos fundos de rios e lagos, deterioram-se mais rapidamente, não contaminando a água e o solo.
Devido à diferença de densidade, as chumbadas cerâmicas precisam ser maiores que as tradicionais de chumbo, o que não impede que sejam usadas da mesma forma, com a vantagem que por serem maiores, não vão enroscar nos mesmos lugares que as menores feitas de chumbo.
Devemos cuidar muito bem da água doce disponível em nosso país, pois em alguns países a água já está escassa e muito cara.
Devemos parar imediatamente de jogar lixo e detritos tóxicos em nossos rios e lagos, para termos água de boa qualidade no futuro.
Por ser uma proposta de grande alcance social, espero merecer o acolhimentos dos meus pares. E a Natureza realmente agradece Sala das Sessões, em de agosto de 2004.

Deputado Lobbe Neto
Vice- Líder do PSDB
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/17  Mensagempor Savio » 19/08/2007 - 18:02:45

Se esta agredindo o meio ambiente certamente devera ser retirada, não concordo com uma única empresa fornecer, o governo devera prover a outras o incentivo a produção.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Avatar do usuário
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 70
Mensagens: 1059
Imagens: 3
Registrado em: 22/01/2007 - 16:21:57
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/17  Mensagempor Mario Tulio » 19/08/2007 - 21:25:18

Já vi chumbadas revestidas de polímero, usadas em Portugal. Aqui no Recife um amigo, Evandro Macedo, utiliza aquela tinta emborrachada que se usa para fazer cabos em ferramentas para revestir as chumbadas dêle, é só mergulhar e deixar secar.
Avatar do usuário
Mario Tulio
Meca
Meca
 
Tópicos: 31
Mensagens: 1722
Registrado em: 11/04/2007 - 22:00:21
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/17  Mensagempor Ferreiro_AL » 19/08/2007 - 23:29:52

Eu tbm tinha pensado sobre o chumbo jaquetado. Acho que é uma solução bem mais viável, pois metal barato com a densidade do chumbo é muito difícil.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/17  Mensagempor Mario Tulio » 19/08/2007 - 23:41:41

Ferreiro, é fácil e fica um trabalho muito bom. Nós os que praticamos pdp, devemos jogar uma quantidade incrível de chumbo no mar todo ano. Talvez exista uma solução hibrida, por exemplo, um nucleo de ferro e um revestimento externo cerâmico.
Avatar do usuário
Mario Tulio
Meca
Meca
 
Tópicos: 31
Mensagens: 1722
Registrado em: 11/04/2007 - 22:00:21
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/17  Mensagempor Golinha » 19/08/2007 - 23:54:37

Essa lei deve ser uma piada! esse deputado não tem o que fazer e vai arranjar lei pra dizer que fez alguma coisa! Não tem pé nem cabeça esse estudo! Os resultados só servem para o local onde foi feito a análise!è a mesma coisa da poluição por esgoto, os resultados são pontuais!
A diluição é muito grande para causar tanto mal!Na roma antiga, a água era levada pro aquedutos feitos de chumbo, as pessoas ingeriam constantemente partículas de chumbo e mesmo assim os efeitos só apareceiam depois muitos anos! A concentração do chumbo na água nesse caso é enorme!
A concentração de chumbo nos mares é irrisória! Todo o perigo está na concentração que é consumida! O corrupto é conhecido por ser um filtro da água e portanto carrega muito material pesado em seu corpo, os peixes que se alimentam deles passam a carregar tb, mas é preciso que o peixe tenha consumido milhares de corruptos para que esse peixe possa contaminar alguém! Vamos lembrar tb que o chumbo não é o único metal pesado presente na água!
O prblema é que é mais fácil para eles punir a todos do que saber quais os locais que não podem ser usadas as chumbadas
Avatar do usuário
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)
 
Tópicos: 19
Mensagens: 278
Imagens: 5
Registrado em: 16/03/2007 - 11:55:46
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/17  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/08/2007 - 09:10:35

E se for aprovada mesmo essa lei? Será que teremos fábricas para suprir a produção de chumbadas para pesca de praia? Isso sem falar na fiscalização que como todos sabemos, não existirá!
100 % da produção que atende o estado são de fábricas de fundo de quintal, e imaginem vcs. se fabricarem chumbadas em materiais especiais no Brasil (tipo Tungistênio)? O pessoal aqui já chora e esperneia quando paga 9 reais pelo quilo da chumbada, imaginem então pagando mais caro pelo acessório! As velas usadas de carro voltarão a ser bastante usadas. Hehehehehe (e olha que tem muita gente que as usa aqui com pena de gastar com chumbadas)
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#9/17  Mensagempor Bife » 20/08/2007 - 10:02:25

O chumbo tem na natureza normalmente, em todo lugar! A quantidade que nós usamos nao ira nem aumentar nem diminuir a porcentagem!

O chumbo absorve a radiotividade presente na agua :mrgreen:

Agora se realmente pesquisas sérias mostrarem que 100g de chumbo contamina milhoes de m³ de água, aí eu faco peso ate de granito!
Avatar do usuário
Bife
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 30
Mensagens: 600
Imagens: 2
Registrado em: 10/02/2007 - 10:21:08
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/17  Mensagempor Ferreiro_AL » 20/08/2007 - 10:14:11

O pior é contamina Bife... Imagine o tanto de chumbadas que deve haver nas praias brasileiras, é muito pescador de praia, hehehehe! Não podemos "desvilanizar" o chumbo com base em nossos próprios interesses. O que deve ser discutido é a viabilidade das alternativas a esse metal e se o custo não vai tornar a pesca proibitiva.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/17  Mensagempor Reis - Em memória » 21/08/2007 - 09:31:05

Grande Ferreiro, agradeço sua citação ao fórum do Marlin Negro, é importante que todos conheçam e discutam essa matéria.

Minha indignação é que não temos uma fiscalização adequada, é comum entrarmos em mercados, lojas de supermercados e peixarias e encontrarmos filés de espécies protegidas, peixes com tamanhos muito menores do que os tamanhos mínimos permitidos e espécies em períodos de defeso. Se não fiscalizam o que o setor pesqueiro produz e comercializa vão ter condições de fiscalizar cada cidadão que estiver com uma linha na água?

Quando surge uma lei dessas que estabelece a composição que os pesos para pesca deverão conter e, somente uma fundição teria condições de produzir, começamos a pensar que se trata de uma manobra para monopolizar a produção onde certamente teremos o enriquecimento de algum apadrinhado.
Ainda colocam um substitutivo atingindo justamente a minoria, a pesca amadora. Entre uma torneira pingando e um cano quebrado qual você escolheria reparar primeiro?

A falsa preocupação com o homem e o ambiente é tão grande que, vemos no texto da Lei que ela já tramita desde 2001 e antes “No Brasil, em 2001, com o lançamento das chumbadas ecológicas estaremos, também, revertendo o processo de contaminação de nossas águas, pelo metal pesado - Chumbo.”.
Essa criatura não deve estar dormindo direito a pelo menos uns seis anos! :lol: :lol:
Também não se encontra no texto o destino que deverá ser dado ao material hoje utilizado.

O chumbo contamina o homem até pelo contato, correto, e onde estava esse salvador da humanidade até hoje?

Senhores, o mal já está feito, estamos todos contaminados!
Grande abraço,
Avatar do usuário
Reis - Em memória
Galo
Galo
 
Tópicos: 1
Mensagens: 36
Registrado em: 23/11/2006 - 20:13:08
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/17  Mensagempor Alexandre Cardoso » 21/08/2007 - 10:31:06

Sábias Palavras Reis.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#13/17  Mensagempor Chrony Joseph » 21/08/2007 - 21:57:44

Disse tudo Reis! :wink::wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#14/17  Mensagempor Ferreiro_AL » 26/08/2007 - 12:13:07

O deputado tem ligações com quem fabrica a chumbada. Agora entendi a verdadeira motivação dele...
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/17  Mensagempor Carlos Lyra » 26/08/2007 - 16:01:38

EUREKAAAAAAA , eu tenho a solução ; "manda" o chumbo nos bandidos e politicos que o problema estará bem resolvido ! kkkkk :twisted:
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Avatar do usuário
Carlos Lyra
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 82
Mensagens: 858
Registrado em: 07/08/2006 - 10:43:49
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron