Desastre ecológico no rio Potengi mata toneladas de peixes

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#46/60  Mensagempor Freud » 13/08/2007 - 22:24:59

PessoALL,

Cheguei de Goias hoje de 4:00 horas da madrugada e as 9:30 horas fui chamado as presas para a audiência pública que provocamos com o documento que ja foi postado nesse tópico. Tá vendo como funciona ! ? O MP teve de dar uma resposta ao nosso pedido e iniciou a falação dizendo que estavam ali para essa audiencia pública por causa da solicitação da ONG Amigos da Natureza, ehehheheh......
Lá, pude constatar a presença de muitos políticos e de lideres de comunidades pesqueiras. Todos puxando a brasa para suas sardinhas é claro ! Os politicos querendo votos, as comunidades pequeiras querendo "ajuda salarial" pois não tinham o que pescar para vender e comer, etc, etc...
A promotora anotou todas as questoes levantadas pelos representantes das comunidades para tomar as devidas providencias. As ONG's menos comprometidas com o sistema procuraram ocupar os espaços onde o poder público é ineficiente. Por exemplo, a coleta de agua para exames de poluentes poderá ser feita pelos amigos da Natureza. Por um lado eh bom e por outro lado eh ruim pois isso eh responsabilidade do IDEMA. Mas se eles não fazem, nós faremos e terá força de lei...
Tirei algumas fotos da audiencia e na proxima segunda vamos discutir as próximas ações. O vereador Mineiro nos forneceu um link de um "dossier" completo de suas denuncias em jornal que será afixado nesse forum.
Sou brasileiro, não desisto nunca ! Em vez de me queixar eu luto. Vou até as ultimas conseqüências. Só direi que minha luta foi em vão quando não houver resultados positivos ! Até agora to vendo a coisa acontecer !
Provocamos uma audiência pública, o que vcs acham ? Acham que nao vai dar em nada ? Engano ! Tem muito nêgo com o c.. que nao passa um cabelo. Tem muita gente que vai pensar duas vezes antes de jogar sua M no rio. O que vcs acham disso ? Não eh uma vitória ? Concordo que eh pequena mas eh uma vitoria ! Precisamos da colaboração de todos, vamos continuar na luta. Vou mante-los informados...
Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#47/60  Mensagempor Mario Tulio » 14/08/2007 - 00:47:46

È bom saber que o assunto está andando, é muito importante que se ache os culpados e que sejam punidos, e também que haja uma mudança na sitemática de descarga de esgotos pelo estado. Não parem por aí.
E os relatos de Goiás?
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#48/60  Mensagempor Eric Carreras » 14/08/2007 - 01:49:43

Freud em 13/08/2007 - 22:24:59 escreveu:PessoALL,

Cheguei de Goias hoje de 4:00 horas da madrugada e as 9:30 horas fui chamado as presas para a audiência pública que provocamos com o documento que ja foi postado nesse tópico. Tá vendo como funciona ! ? O MP teve de dar uma resposta ao nosso pedido e iniciou a falação dizendo que estavam ali para essa audiencia pública por causa da solicitação da ONG Amigos da Natureza, ehehheheh......
Lá, pude constatar a presença de muitos políticos e de lideres de comunidades pesqueiras. Todos puxando a brasa para suas sardinhas é claro ! Os politicos querendo votos, as comunidades pequeiras querendo "ajuda salarial" pois não tinham o que pescar para vender e comer, etc, etc...
A promotora anotou todas as questoes levantadas pelos representantes das comunidades para tomar as devidas providencias. As ONG's menos comprometidas com o sistema procuraram ocupar os espaços onde o poder público é ineficiente. Por exemplo, a coleta de agua para exames de poluentes poderá ser feita pelos amigos da Natureza. Por um lado eh bom e por outro lado eh ruim pois isso eh responsabilidade do IDEMA. Mas se eles não fazem, nós faremos e terá força de lei...
Tirei algumas fotos da audiencia e na proxima segunda vamos discutir as próximas ações. O vereador Mineiro nos forneceu um link de um "dossier" completo de suas denuncias em jornal que será afixado nesse forum.
Sou brasileiro, não desisto nunca ! Em vez de me queixar eu luto. Vou até as ultimas conseqüências. Só direi que minha luta foi em vão quando não houver resultados positivos ! Até agora to vendo a coisa acontecer !
Provocamos uma audiência pública, o que vcs acham ? Acham que nao vai dar em nada ? Engano ! Tem muito nêgo com o c.. que nao passa um cabelo. Tem muita gente que vai pensar duas vezes antes de jogar sua M no rio. O que vcs acham disso ? Não eh uma vitória ? Concordo que eh pequena mas eh uma vitoria ! Precisamos da colaboração de todos, vamos continuar na luta. Vou mante-los informados...
Abraços,

Fred, sua existencia é um fato marcante para evolução de nossos projetos como ambientalistas de plantão...heheheh.
Estive acompanhado de um amigo promotor de justiça do meio ambiente e o mesmo marcou comigo para conversar-mos e me manter informado de tudo que está acontecendo dentro do processo que tramita perante o ministerio publico.
Ele nao me deu mais informações, pq quem esta responsavel pelo procedimento é Dra Gilka, mas, olhará o processo para me fornecer as informações pertinentes aos nossos designios, inclusive me dará umas coordenadas do que poderemos fazer.
Abração à todos!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158

Postagem Número:#49/60  Mensagempor Alexandre Cardoso » 14/08/2007 - 08:41:43

É normal quando acontece tragédias desse tipo noticiadas amplamente na imprensa, aparecerem um monte de babacas querendo levar vantagem ou apenas aparecer. É como diz o Fred... Os políticos atrás de votos, o povo vagabundo querendo abocanhar mais uma esmolinha do governo, ambientalistas imbecis loucos para aparecerem na TV atrás de fama e.t.c...

E todos sabemos o resultado final dessa história... :(
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#50/60  Mensagempor Eric Carreras » 14/08/2007 - 14:32:36

Alexandre Cardoso, realmente...vi em reportagem a poucos instantes no stb e o que ouvi nao foi mto satisfatorio...mas vamos em frente...o importante é o povo nao parar e aceitar o que eles decidirem....hoje terei mais informações sobre o processo...abração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#51/60  Mensagempor Alexandre Cardoso » 14/08/2007 - 14:50:10

Tanto não aceito Eric, que consegui um e-mail da promotoria de defesa do meio ambiente, exigindo que os responsáveis sejam punidos, senão a promotoria ficaria totalmente desmoralizada.

é isso
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#52/60  Mensagempor Eric Carreras » 15/08/2007 - 00:15:41

Alexandre Cardoso, só pra esclarecer que a promotoria esta fazendo o possivel para punir os agressores...mas não esqueça que: quem pune não é o MP e sim o Estado na figura do Juiz...o MP apenas é o autor na ação e não o julgador...vamos confiar e tentar da melhor maneira possivel ajudá-los...abração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#53/60  Mensagempor Freud » 27/08/2007 - 07:55:36

Ontem foi festejado o aniversario da ASSEN com uma grande pescaria da Praia do Meio até o Forte. A equipe feminina podia pescar para o lado do Rio Potengi e foram... E não é que as três atletas que pescavam no rio foram detidas pelo IBAMA e seus materiais de pesca apreendidos !
A pesca no Rio Potengi está proibida !
Hoje a noite na casa do Iglesias vamos ter outra reunião sobre o desastre ecologico. Convido a todos, inclusive ao Eric Siqueira, para comparecer as 20:00 horas na casa do Iglesias. Lá vão estar presentes as ONG´s Sos mangue, a biologa que fez a denuncia e demais interessados na causa do rio.
Vamos participar, porque depois que a descisao for tomada de forma contraria a nossos interesses, nao poderemos fazer mais nada.
Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#54/60  Mensagempor Alexandre Cardoso » 27/08/2007 - 09:25:36

E aí Fred? Devolveram o material?
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#55/60  Mensagempor Freud » 27/08/2007 - 11:15:48

Devolveram mas precisaram ir na delegacia para isso...
Freud
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#56/60  Mensagempor Bruno Vasconcelos » 27/08/2007 - 11:22:50

Pelo menos vimos alguma coisa do IBAMA!
Bruno Vasconcelos
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 58
Imagens: 7
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#57/60  Mensagempor Leonardo Correia » 27/08/2007 - 15:04:05

Freud,

Tambem estava tendo um torneio do Pampano no mesmo local e nao tomaram o mateial de ninguem.

Como estava sem pescar, fui eu que conversei com os fiscais, e eles so pediram para parar por causa de uma denuncia e pronto.

Tu foi paa a prova da Assen? Eu ate que ia, mas nao tinha 10 pescadores direito....
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#58/60  Mensagempor Jorge Thiago » 29/08/2007 - 11:32:47

Fonte: Guia da Pesca

28 de Agosto/2007

Rio Potengi - Labomar confirma laudo do Idema

Pescadores do Potengi estão tendo que deixar o seus barcos de pesca ancorados pois estão impossibilitados de pescar

O parecer emitido pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar) confirma a conclusão do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) sobre o desastre ambiental ocorrido há um mês no rio Potengi: toneladas de peixes e crustáceos morreram por falta de oxigênio em decorrência da elevada carga de matéria orgânica lançada pela carcinicultura em um curto espaço de tempo.

‘‘Este consultor é de opinião que a mortandade dos organismos aqüáticos na região tenha sido provocada pelo grande aporte de matéria orgânica lançada, em um curto espaço de tempo, pelos efluentes de carcinicultura, provocando o consumo do oxigênio dissolvido presente nas águas e conseqüentemente a morte desses animais por asfixia’’, diz um trecho do parecer assinado pelo professor do Labomar, Luiz Drude de Lacerda.

O documento do Labomar, cujo protocolo de recebimento consta do dia 24 de agosto (sexta-feira), foi apresentado ontem ao Diário de Natal pelo diretor geral do Idema, Eugênio Cunha. Contendo 11 páginas, o parecer leva em cosideração pontos como a capacidade de suporte do estuário, parâmetros de carga gerada por atividades no entorno do rio, potencial de diluição de cargas poluidoras e dados de campo obtidos após o evento.

A avaliação conclui que o processo de asfixia dos animais foi acelerado e facilitado pelas elevadas concentrações de amônia, cuja toxidez ocorre justamente pela diminuição da capacidade de utilização do oxigênio pelos organismos. ‘‘Fica evidente a necessidade urgente de uma atualização das emissões de contaminantes para a bacia estuarina e a instalação de medidas de minimização de cargas’’, finaliza a conclusão do parecer.

‘‘Desde o início o Idema insiste que a elucidação não podia ser feita em 48 horas. As análises por si só não identificavam as causas’’, afirmou Eugênio Cunha, mostrando o resultado do último parecer que faltava ser apresentado sobre o caso. A avaliação feita pelo Idema com base nos laudos da UFRN e do Cefet a empresa de carcinicultura Veríssimo e Filhos LTDA lançou efluentes de um viveiro de 28 hectares por um período de 19 horas.

A tese do Idema se apóia também no fato de que não foi constatado nenhum outro tipo de descarte de efluentes diferentes daqueles já existentes antes do evento da mortandade dos peixes. O que também contribuiu, segundo a análise dos técnicos do Idema, é que no dia em que houve a descarga de efluentes a maré estava com o nível baixo, diminuindo assim a capacidade de diluição da matéria orgânica no trecho onde ocorreu a mortandade.

PESCA

Apesar de os índices verificados no laudos mostrarem que não existe prejuízo quanto ao consumo humano de peixes do rio, Eugênio Cunha disse que a pesca fica proibida por mais três meses para ser realizado um monitoramento por precaução. ‘‘Vamos monitorar a carga de matéria orgânica lançada no rio’’, explicou o diretor. O trabalho será executado pelo Idema em parceria com o Departamento de Química e Oceanografia da UFRN e pelo Cefet.

Memória

Uma enorme quantidade de pescado apareceu morto no rio Potengi no dia 29 de julho e se amontoou em áreas conhecidas como ‘‘areado’’. Os pescadores ficaram desesperados em verem a sua fonte de renda ameaçada. Como o Ibama determinou a proibição da pesca por 30 dias, os pescadores passaram a receber do governo do Estado cestas básicas, dentro de uma medida assistencial.

No dia 10 de agosto, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente (Idema) apontou a empresa de carcinicultura Veríssimo e Filhos como a causadora do acidente ambiental. O Idema argumentou que a empresa efetuou uma despesca de 19 horas no final de semana do acidente, despejando no rio uma grande quantidade de matéria orgânica, ocasionando a morte dos peixes por asfixia. A empresa nega a sua reponsabilidade e efetuou estudos próprios para refutar a tese do Idema.

Viktor Vidal
Da equipe do Diário de Natal
Imagem
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#59/60  Mensagempor Freud » 29/08/2007 - 12:09:54

Eu tenho acompanhado esse acidente o mais próximo que posso. É o minimo que eu posso fazer pela natureza e pelo meu esporte preferido. No entanto, tem perguntas que não conseguem calar: Como e por que as garças morreram ? Elas não precisam do oxigênio diluído na água para respirar !. Depois, se há tanta certeza desse laudo, por que fica proibida pesca durante três meses ?

Aproveito a oportunidade para convidar a todos para uma coleta de água no rio potengi. Eric Siqueira deu a sugestão que poderiamos usar um barco lá do iate. As ONG's estão contando com essa possibilidade. Segunda teremos nova reunião. Quem está disponivel ? Eric, está de pé o uso do barco que vc falou que tem no iate ?
Abraços a todos
Freud
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#60/60  Mensagempor Eric Carreras » 29/08/2007 - 18:15:39

Freud, posso ver se consigo, mas sem pesca no meio, blz? abração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Anterior

Voltar para Bate-papo