Eu preciso desabafar e pedir a ajuda de vcs.
Este final de semana um grupo do Sul da Bahia veio pescar aqui na região. Eles trouxeram a sorra todo....barcos, comida, iscas e tudo mais e ficaram hospedados na pousada da cidade.
OBS: 03 Pessoas já conheciam a região ... não veio por intermédio meu ... apenas ligou para a pousada reservou o apartamento e veio pescar eu só fiquei sabendo no dia em que cheguei na região.
Ao todo foram 03 lanchas com 03 pescadores em cada lancha e viram para curricar apenas, uma vez que a maioria dos pescadores não sabiam pinchar.
Existia entre ele um pescador consciente mais sem voz no grupo ... o que acaba dando no mesmo....
Eu estava em Salvador e retornei para Jaguaripe na quinta de noite. Na sexta de manhã encontrei os pescadores no estacionamento da pousada com as 03 lanchas se preparando para irem pescar.
Começamos a conversar e até onde eu pude perceber eles me pareceram ser pescadores esportistas....a conversa foi rápida porque eles já estavam de saída.
Na sexta há noite quando eu fui jantar na pousada encontrei o grupo mas não conversamos muito.... estranhei algumas atitudes dos mesmos ... os relatos bizarros de terem tirado da água em anos passados toneladas de peixes .... pescando de arpão...até ai tudo bem eu não dei muita atenção, achei que era coisa do passado.
No sábado a noite eu tive uma conversa mais prolongada aonde os mesmos me convidaram para jantar .... ai eu pude perceber que eu estava lidando com pescadores das antigas, com o mesmo perfil dos pescadores que freqüentavam o Pantanal há anos atrás (isopor e gelo).
Escutei relatos de um deles um “excelente mergulhador” ....é o que narravam eu não duvido também desta informação..... em determinada área da Bahia comentaram que já mataram toneladas de robalo e o maior tinha em torno de 23 kg. Relatou ainda que quando jovem pegou um meros de quase 300kg, e um tubarão de 430kg, alegram ser um tubarão tigre ou cabeça chata que estava se alimentando de um baleia morta......bla bla bla a as histórias não param mais.
No domingo de manhã eu sai com os mesmos apenas para filmar para mostrar a vcs e para a galera que gosta de pescar, como nós somos abençoados e porque temos condições de nos tornarmos o centro da pesca esportiva mundial .... estou produzindo mais um DVD da região que até o final do ano deverá ficar pronto.
Eu fui no barco apenas para filmar e ver como era a pescaria de currico uma vez que não tinha e não tenho muita prática no assunto. Eles então começaram a pescar e não pegaram nada na metade da manhã.... isso também porque a maré morta deste dia estava invadindo os manguezais ... parecia mais maré grande do que morta, a medida que as horas foram se passando a água foi deixando o mangue..... conseqüentemente a pescaria foi melhorando. Eu muito burro e até agora estou com raiva de mim por ter feito isso, os levei em um ponto que foi batata .... mataram a pau de pegar peixe tudo no currico. Eu tenho uma boa parte das ações do intervalo da manhã filmadas na câmera. Em duas horas foram embarcados mais de 10 robalos isso porque eu estava no barco e pressionava para soltar pelo menos os menores. Eram 03 varas batendo juntas ...coisa de loco. Eu tenho tudo registrado eu vou apenas colocar um trecho do vídeo com os robalos no viveiro, quando eu efetuei a filmagem já tinham 7 robalos.
Graças a deus o cigarro de um deles acabou ai tiveram que voltar para a cidade para comprar mais, foi ai que eu desembarquei no píer da cidade, sai do barco transtornado chateado mesmo, até tinha me arrependido de fazer as imagens.
Há o mais curioso é esse tipo de pescaria, parece que o povo não curte pescar, precisa ver as imagens ... eles simplesmente rebocavam os peixes até o barco e jogavam no viveiro ... emoção zero. O povo daqui é muito mal acostumado, estão acostumados a pegarem grandes exemplares, robalos de 2 kg não representa nada imagine um de 0,500g era literalmente rebocado, muito estranho todos sentados em suas respectivas cadeiras apenas esperando a ação do peixe e mais nada .... sei lá é muito estranho.
Na noite do mesmo dia (ontem domingo) fui até a pousada para saber o resultado do desastre.
Moçada sem brincadeira, eram 04 barcos na água ( o 04 barco havia chego no dia anterior sábado, via água de Caixa Prego eram amigos) sendo que um deles foi pinchar, não pegando nada, então temos 03 barcos curricando e pegaram 72 robalos sem falar nos que se perderam e que foram soltos ....os que foram soltos eram pequenos mesmo. Alguns forma caçados com o arpão ... é fogo. Eles foram a forra porque não tinha pego nada nos dias anteriores, mas o pego nada para eles representa 30 robalos....isso é nada sendo que nestes dias tinham apenas 03 barcos na água.
No Domingo ele voltaram as 3:30 da tarde da pescaria ... porque já estavam satisfeitos.
Na mesa noite todos estava reunidos em uma sala de TV.... ai eu pedi um minuto da atenção e comentei a respeito da depredação ....há pra que... foi fogo..... porque forma 09 contra 1, mas pelo menos deixei claro que em um retorno futuro ... as coisas não serão mais tão simples assim e me perdi quando me questionaram as medidas e tamanhos dos peixes a respeito da lei.
Estou aqui também para pedir todo tipo de informação a respeito de lei para deixar no mural da pousada caso um dia eu venha a ser questionado novamente.
Tamanho do Robalos Peva, Flexa e Trique, peso, quantidade por pescador ...se ele é obrigado ter a carteira de pesca PNDPA e de Arrais amador (só a marinha pode atuar na questão da carteira de Arrais ou o IBAMA também pode?) pelo IBAMA.... coisas do gênero ...confesso que foi um erro meu não ter ido atrás antes mas estou pronto para me redimir e fazer o que for necessário.
Estive no café hoje com o Prefeito (pessoa muito culta de boa índole) e o mesmo comentou comigo que semana passada esteve com o pessoal do IBAMA para assinar um convênio .... espero que isso venha nos ajudar ... nada foi feito antes porque o atual prefeito está no poder há apenas 9 meses ... coisas de política.
Há falei ainda que preferia mil vezes rede do que pescador com grana depredando por prazer ... e repito prefiro mil vezes que uma pessoa tire o seu sustento por mais errado que seja com exceção de bombas do que um pescador com grana, depredando .... há era só Picap importada daí vcs tiram a controvérsia do negócio.
O Pessoal era legal mas tinha esse lado de pegar todo o que se pesca .......... é fogo. O cultura desgraçada.
Há se vcs conhecerem pessoas interessadas em investirem em planos pilotos de preservação unidas a pesca esportiva ... empresários que estejam afim de investir neste setor favor passar o meu telefone ... o assunto é muito amplo e a potencialidade da região além da turística é enorme (criação de ostra, alga ......tanques redes ..... com o intuito de gerar renda para a comunidade sendo possível ai sim inibir a rede ... do contrário fica muito difícil uma vez que o cidadão tem de sobreviver, da para cria na colônia uma cooperativa).
TEL 71 99994300 Gabriel Velloso.
O filme do viveiro segue logo abaixo.

Forte abraço,