O Amigo Evandro Montenegro, recem chegado a Natal, depois de 6 meses de muitos planos e contra tempos. Ontem, finalmente, conheceu o cunhaú a bordo do meu barco. Embora já concece-se a localidade da barra do cunhaú ele, do alto de seus 75 anos de pura simpatia, ainda não havia sido devidamente apresentado ao mangue e seus habitantes.
O dia amanheceu bonito, com sol e pouquissimo vento (coisa rara nesta epoca do ano) ideal p/ a pescaria de Fly que era o intento maior do meu convidado.
Paramos em um local calmo p/ que o evandro pudesse ensaiar alguns arremessos e fzr o "aquecimento" da pescaria. Tbm aproveitei p/ lhe ensinar a maneira de trabalhar a isca, onde arrmessar...Enfim, o basico!
Isso era necessario pela falta de experiencia do evandro nesse ambiente pois ele estava mais acostumado ao pesque-e-pagues do sudeste.
Aquecimento feito fomos a pratica. No primeiro ponto que paramos um bom e cardume de pequenos flechas aparece p/ nossa alegria. Posiciono o barco p/ que o Evandro possa fzr seu arremesso, a isca cai no local certo, o robalo faz o ataque mas Evandro, muito ancioso, acaba tirando a isca da boca do peixe na hora de ferrar!
Partimos p/ outro ponto e novas ações, o cunhaú parece estar voltando ao normal!
Neste local, logo no primeiro arremesso um peixe grande sobe atras da isca e segue a lentamente...quando chega mais perto do barco vejo que é bagre na faixa dos 2 kg! Recolho a isca rapidamente p/ que ele não a pegue rssssssss !
Indico ao evandro onde arremessar e outro cardume de robalos segue a isca dele mas sem atacar. Arremesso minha sputnick com trabalho bem pausado, deixando a isca por vezes quase parada na superficie até que um robalo sobe, olha p/ isca e a toma na boca quase em camera lenta. Evandro comenta; "realmente eles estão bem manhosos!"
Tivemos ainda muitos outros ataques e algumas capturas até q o tempo vira repentinamente, esfria e começa a chover.
As açoes na galhada param por completo.
Embora não fosse noso objetivo, evandro concorda em tenatr o Jumping Jig, outa modalidade que ele tbm não era adepto.
Fomos p/ o meio do canal e nas primeiras pindocadas recebo uma violenta pancada seguide forte corrida laterlal que durou até o nó do lider partir! Ventava muito e fiquei so no eletrico enquanto evandro fazia sua tenativa, infelizmente ele não deu sorte.
Depois disso, subimos o rio p que o Evandro fosse apresentado aos tarpons. Chegamos no local de costume e eles apareceram como de costume, mas talvez por causa da mudança de tempo, estavam sem atacr as iscas, tivemos diversas opurtunidades de arremessar nossas iscas em direção aos rebojos mas conseguimos apenas dois ou três timidos ataques. Decendo o rio, encontramos outro cardume de tarpons no meio d canal e tivemos algumas ações mas sem cofirmação. Neste momento achuva retorna com força total nos obrigando ir embora.
Encontrei com O Amigo e guia Auricelio que estava por lá com o amigo Mauricio jumpiando e assitimos o mauricio tirar um pequeno mas valente e bonito Xareu p/ fechar o dia!
Abraço a todos!