Este Esquisito Prazer de Pescar...
A Pesca Esportiva não tem por objetivo, pura e simplismente, a captura de peixes. Se assim o fosse, permitam-me Senhores leitores, nada mais óbvio e eficiente que as redes de arrasto. E não se tinha mais nada a comentar.
Pescar com anzois, é, antes de tudo, uma atividade honesta e desafiadora, que põe a prova toda habilidade e astúcia do pescador, permite uma auto-integração profunda, além da harmonia básica com a mãe natureza, o que o torna mais sereno e perceptivo. Pescar satisfaz de forma racional e ética o instinto primitivo de caça que ainda existe no homem moderno.
Num outro dos pilares desse esporte, está também o prazer de engendrar as armadilhas para seduzir o peixe. Curioso notar, é que quanto maior a dificuldade, mais exitante e estimulante se torna a peleja. Sob esta ótica, a pesca passa a ser "um superar de si mesmo" e portanto, sai dos limites das águas e acompanha o pescador durante a semanda. Com a mente ávida, ele constuma mergulhar num mar de hipóteses para destilar silenciosamente seus novos ensaios. Um pescador sempre volta, teimosamente, ao mesmo lugar, cada vez mais motivado e sempre de esperanças renovadas.
A luz de uma observação mais cuidadosa, fundamentada na lógica e na razão, conclui-se que para pescar é fundamental que se tenha fé. É uma atividade um tanto quanto mística e a maioria de seus adeptos são temporariamente acometidos de fortes paixões por ela. Psicologicamente falando, o ato de pescar parece nos remeter a uma busca do desconhecido, isto é, ao inconsciente. Talvez seja por essa razão que a maioria dos pescadores se esmeram em lançamentos cada vez mais distantes, muito embora, o peixe que procuram, esteja bem aos seus pés, ao pé da pedra. Para Jung, discípulo de Freud, o peixe é um importante símbolo de transcendência.
De uma forma geral, os adeptos da pesca esportiva são pessoas com maior capacidade de abstração, idealistas, criativas e aventureiras. Talvez tenha sido por essa razão que Jesus Cristo, quando da sua passagem pela terra, tenha escolhido os pescadores para seus discípulos.
Obs: Esse texto foi publicado por mim no Jornal Correio da Paraíba do dia 22 de setembro de 1996, caderno de Esportes, página 7, onde eu tinha uma coluna.
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.