Saulo Nazion em 13/06/2007 - 21:22:38 escreveu:Esse topico ficou so pra elite do PESCA-NE! ''Xareu e Tarpon''! hauahauahauhaua! Vou de Tarpon, foi o unico que peguei

ops: ! Aos amigos mais experientes: O tarpon é mais facil de ser encontrado, mas tira-lo são outros quinhentos. Com o Xareu acontece o mesmo, é dificil tira-lo ou é mais dificil acha-lo?
Eu diria o seguinte: Os dois são abundantes por aqui e fáceis de achar.
No caso do tarpon, o difícil é a fisgada e a retirada da água, pois em função de sua boca dura, normalmente a isca artificial escapa em algum momento da briga, normalmente quando é fisgado (?). Além disso, para os grandes tarpons em mangue ainda não temos as manhas e nem pontos certos para pescá-los, vemos eles em diversos pontos do rio principal, ou pulando ou corcoveando, sem pontos definidos. Ainda não temos as manhas para pegá-los. Já os babys, sabemos os pontos onde encontrá-los, e é mais fácil sua pesca, embora escapem na maioria dos ataques. Já nas praias, na desembocadura de rios, temos pontos fantásticos e conhecimento das marés apropriadas para os grandes tarpons, mas falta embarcação adequada para se fazer esse tipo de pescaria, mas em 80% das vezes, temos ataques e/ou capturas, mais ataques do que capturas, com certeza. Há mais de dois anos não pratico essa modalidade por falta de estrutura. Nesse tipo de pescaria, fica mais fácil capturar os grandes tarpons usando-se iscas vivas e deixando o peixe embuchar, é o que fazem os pescadores da região, mas aí não é minha praia, pois normalmente desse jeito esses peixes sofrem danos fatais.
Prefiro perdê-los com as artificiais.
Já o xaréu quando não erra a isca figa fisgado e dificilmente escapa, a não ser nos casos em que detonam as iscas ou arrebentam as linhas, o que não é difícil de acontecer. O ataque dos xaréus na superfície me lembra muito os ataques dos tucunarés amazônicos, é coisa de louco, principalmente quando estão cortando na "comedoria", no frenesi alimentar. É uma briga de "dar em doido", é espetacular, mas não apresentam os cangapés dos tarpons nem o medo de estarem bem fisgados ou não. É outro tipo de preocupação, se é que o pescador pensa em alguma coisa quando está engatado com um bicho desses. É uma pescaria fantástica, e mais fácil que a do tarpon. E melhor ainda, nesses pontos das praias, na desembocadura dos rios, o pesqueiro é o mesmo para as duas espécies, mas o xaréu é mais atrevido, chega mais perto.
No geral é isso, na minha opinião, claro.