Quando aqui (Natal/RN) cheguei, em 2001, tive a sorte de encontrar meus dois primeiros amigos na região, o Alexandre e o Carlos Blatt. Na ocasião os dois trabalhavam numa loja de pesca, a “Mar e Rio”, onde toda tarde eu ia bater o ponto. Foi lá que descobri o comprador de minha primeira fita de vídeo no estado, o “Tucunaré”. Foi o Alexandre, sempre curioso em conhecer as coisas de pesca.
Foi com satisfação que vi que os dois já eram pescadores esportivos e adeptos do pesque e solte, bem antes de eu chegar. Melhor ainda, trabalhando no ramo se esforçavam para orientar seus clientes sobre os materiais básicos utilizados, questões ambientais e a prática do pesque e solte.
Juntos começamos a procurar estruturas para praticar nosso esporte. Foi numa dessas pescarias que conheci o Auricélio, no rio Ceará Mirim, onde ele estava a passeio com a família e foi encontrar o Blatt, de quem era amigo. O Auricélio morava na Paraíba e ainda não trabalhava com pesca, apenas adorava pescar. Foi depois dessa época que ele resolveu investir no ramo, tornando-se um dos melhores guias do nordeste.
O rio Ceará Mirim era um de nossos pontos favoritos para a pesca do robalo, até o pessoal da região ver nossa pescaria e detonar nossos pontos com redes, tarrafas e mergulho, até não ter mais nada. Pobre Brasil, vemos isso acontecer todo dia... E tem gente que acredita no Ministério da Pesca. Devem acreditar também no Papai Noel e no Mapinguarí... Resumindo, fizemos esse videozinho em 2002 para passar na loja Mar e Rio e mostrar ao pessoal interessado na prática. É bem simples, e dividimos em 5 partes para ficar mais fácil de assistir. Aqui vai o primeiro: