Segui os conselhos do Cláudio quanto à Pousada dos Maias (simples mas que nos atendeu muito bem) e com relação ao Guia LÚCIO, pessoa da melhor qualidade, trabalhador e muito dedicado. Este nos deu toda a atenção na nossa pescaria.
Fui junto com o Samuel (Samuca) aqui de Curitiba. Ambos pescamos, como sempre, exclusivamente de fly. Pesquei por 3 dias.
Quando lá chegamos, o guia Lúcio me disse que tentou me telefonar mas se confundiu com o número de meu celular e não conseguiu me alertar prum ponto...
Estava PREOCUPADO com a qualidade da pescaria: não estava saindo peixe nos dias anteriores e ele pensou que por estarmos pescando de FLY, teríamos muitas dificuldades. Em parte ele acertou, pois não vimos exemplares grandes, mas a quantidade de capturas foi muito boa! Ele chegou a comentar que nunca tinha visto algo tão produtivo lá.
Agora, algumas informações e dicas do que eu vi lá, do que se faz necessário para poder se pescar lá, em relação ao uso de carro para lá chegar e tb para apoiar o guia no transporte de gasolina, gelo, bateria até as margens da represa, pois a estrutura é deficiente, se comparada com uma pescaria numa pousada de Serra da Mesa, Lago do Peixe, Balbina, por exemplo. Estou à disposição para ajudar, no que me for possível!
VALE A PENA IR SIM! Ótima represa! Muitos tucunarés MONSTROS por lá... o recorde de tucunaré forá da Amazônia é do Castanhão...quase 12 kg!
DESLOCAMENTO: aluguei carro em Fortaleza. Em cerca de 3 hrs se chega a Jaguaribara. Estada boa, quase sem buracos. Ruim o trânsito por uns 40km, ainda na BR 116. Depois melhora.
POUSADA: Tem duas pousadas na pequena cidade de Jaguaribara. A melhor em instalações é a dos Maias. Para os pescadores, servem café às 05:00hrs. Café simples, mas ajuda a começar o dia.
APOIO "LOGÍSTICO" !: tivemos que usar nosso carro para deslocamento nosso e de gelo, gasolina, bateria, motor-elétrico desde a cidade até as margens da represa. Coisa de 1,5km apenas. Deixamos o carro nas margens, sem problemas de segurança, felizmente. Também fomos ao posto para comprar gasolina e óleo pro barco. Compramos gelo pela manhã... enfim, se faz necessário ajudarmos nisso.
REPRESA : Chuto que ela seja umas 3-4 vezes menor do que Serra da Mesa... o dobro do Lago do Peixe, mas tem MUITA, MUITA estrutura para a pesca do tucunaré. Tem pouca vegetação (pelo menos nesta época), mas tem muitas pedras nas margens e submersas (morada dos brutos) e muita galhada! Pelo que vi em Serra da Mesa, por ex. o Castanhão tem muito mais estruturas!? Ter um Guia que conheça as estruturas visíveis e as submersas é importante!
PEIXES: Confirmando parte da preocupação do Guia Lúcio, não pegamos peixes grandes. Mas a represa se mostra muito povoada por tucunarés. a Trickaiada de mostra esfomeada! Isso achei bom de ver, pois mostra a piscosidade atual e FUTURA da represa! Pegamos tucunarés, traíras, piranha e Apaiari. O tucunaré maior ficou na casa dos 1,8kg, por aí... Perdi dois brutos que correram pro enrosco e tchau! Nem vi o tamanho, mas não deveriam ser acima dos 3kg.
Sim, os tucunarés do Castanhão devem crescer comendo rapadura! São briguentos demais. Os pacas são mais fortes, como sempre, mas qualquer peixe de 500 gramas já briga bem! rs
PESCA PREDATÓRIA: nos 3 dias q estive pescando, vimos umas poucas redes... abandonadas, na maioria. Vimos um pescador de arpão, que pela posição no meio da grota, deveria estar buscando a tilápia que lá chega a uns 3 kg! A ATENÇÃO quanto à preservação deve ser mantida e ampliada, com a participação dos pescadores esportivos cearences (APECE)... mas está MUITO MENOS ruim do que eu imaginava! Coisa boa até...
GUIA LÚCIO: Ótimo guia, repito. Educado, trabalhador e consciente. Conhece muito a represa! Como trabalha bastante, se não o contactar de primeira, ligue depois ou deixe mensagem. Na cidade tem mais 3 guias que podem atender (indicação do Lúcio).
FOTOS abaixo:
Represa vista da cidade:

Pousada OS MAIAS:

Samuca e um dos tucunarés:

Traíra não resistiu à mosca seaducer:

Dublê:

Piranha boa de briga!

Rancho do Guia Lúcio às margens da represa! uma rede depois do rango...

Belas cores destes tucunarés:


Represa:



Abs!