Depois de muita programação enfim chegou o dia de ir pescar na Amazônia. Escolhemos o Rio Uatumã para pescar tendo como apoio a extrutura da Pousada Vicanas. Partimos os 3: Meu Pai Dilermando, Meu Irmão Diogo e Eu. Depois de 6 horas de vôo, partindo de Recife com 2 escalas, chegamos a Manaus. Lá já estava o Edésio esperando para nos levar até a Pousada Vicanas em Balbina. Depois de 10 horas de trânsito, enfim, chegamos na pousada.

Depois de descansar da viagem e de uma noite com dificuldades para dormir devido à ansiedade, fomos até o local onde pegaríamos o barco para descer o Rio Uatumã até a Base B da Pousada Vicanas. Na Base B passaríamos 3 dias pescando nas lagoas que se formam quando o Rio baixa. Como desceríamos o Rio pescando nas lagoas já preparei o material antes de pegar o barco.

Prontos para a partida: Meu Irmão, Sr. Vicente (dono da Vicanas), Meu Pai e Eu.

Enfim descendo o Rio.

A pescaria descendo o Rio até a Base B não foi boa. Alguns rebojos e um Aruanã que escapou na hora de embarcar em minha isca. Peixe mesmo só um pequeno Tucuna pequeno pego por meu Irmão, o primeiro da pescaria.

Chegando na Base B.

O primeiro dia não foi bom, mas nos presenteou com um lindo pôr do sol na Amazônia para renovar nossa confiança em pegar nossos troféus.

À noite na pousada conversamos com os outros pescadores hospedados e ouvimos relatos de bons peixes em boa quantidade. Ocorre que o pessoal já estava lá havia alguns dias e já tinham feito o “reconhecimento da área”. Então o amigo Paulo Roberto Mota passou as dicas: as iscas que estavam indo bem eram a TNT 110 da MS e a Zig Zara do Nelson Nakamura. Até então eu estava pescando com a High Roller e a Trairão e o peixe rebojava muito mas não entrava. O Paulo me disse: “Coloca essas que ele vai entrar, eu também estava com a trairão e só estavam rebojando. Olha o resultado quando eu troquei pela Zig Zara” E me mostrou a foto de um lindo Açuzão com mais de 8 Kgs.
Ânimos e confiança renovada acordamos cedo no outro dia. Um detalhe: A turma do Paulo era pra lá de animada e às 4:00 Hs da manhã a pousada já estava a 1.000 por hora.
Um café reforçado e partimos.

No primeiro ponto que chegamos meu Pai abriu a pescaria.

Meu irmão que estava aprendendo a pescar com carretilha começou a pegar o jeito.

Veio um dos melhores momentos da pescaria: Um dublê de Tucunarés – Paca de 4 Kgs com meu Pai. SENSACIONAL!

A dica do Paulo estava mais do que certa. Mais peixes bonitos.

Nesse ponto tive a minha primeira chance de pegar meu Açuzão, mas... No final do relato vai o vídeo completo.
Parada para o almoço e um banho para aliviar o calor.

Preparando um Sashimi delicioso! As fotos não enganam...

Um peixinho assado para o almoço.

Olha o que sobrou!

Meu Irmão viu água minando no chão e conseguiu improvisar uma fonte de água mineral.

Na saída para a pescaria da tarde um momento inusitado: Um jacaré persegue minha isca. Tudo registrado.
Eu e meu Irmão abrimos a tarde com um dublê de pequenos Açus.

Uma imagem inesquecível: Algumas dunas formadas no meio de uma lagoa formando ilhas de areia.

O final do dia pegamos mais alguns bons peixes, mas não saia da minha cabeça o Troféu que eu tinha perdido... Eu só tinha a manhã do dia seguinte para encontrá-lo, mas sabia que era difícil. Tinha conseguido achá-lo e registrar desde o ataque e só pensava como seria legal mostrar aos meus filhos o vídeo do Açuzão, mas não consegui. Ele escapou.
No outro dia saímos mais cedo ainda, pois queríamos estar no ponto nos primeiros raios de luz do dia.

Nesse dia meu irmão deu um Show. Já não pescava mais como principiante. Identificava bem as estruturas, arriscava arremessos precisos e trabalhava a isca com perfeição. Mandou bem!

E quando achamos uma lagoa isolada vejam o que ele conseguiu: Um lindo Açu que veio para as fotos.

O calor estava matando e tudo valia para aliviar.

A pescaria já estava indo para o final quando na última lagoa que entramos... Vejam o vídeo do Açuzão que perdi e do outro que peguei!
Depois de 3 dias de pescaria com a Zara o tempo inteiro vejam como o dedo fica.

Antes de voltar a Recife ainda pescamos no lago de Balbina por 2 dias, mas não estava bom. Segundo o nosso guia, o Cleomar, a época boa no lago já tinha passado. Os peixes estavam acasalados e pouco ativos. Contudo, ainda consegui pegar um Borboleta muito bonito. Um Tucano veio conferir de perto.

Não posso deixar de registrar a excelente acolhida que tivemos na Pousada Vicanas! O Sr. Vicente e a D. Ana são sensacionais, nos receberam como se fôssemos velhos amigos. Além do que ambos são pescadores e fiquei impressionado com o conhecimento de pesca que tem o Sr. Vicente.
Também fiquei impressionado com a habilidade e dedicação do nosso guia, o Cleomar. Quando ele percebeu que eu queria meu troféu não desistiu até que eu conseguisse. Cada lagoa promissora foi explorada por nós e nada foi empecilho para que eu conseguisse meu objetivo. Sempre bem humorado e disposto a ir a qualquer estrutura que apontássemos. Além do bom humor constante que ajudou para que nossa pescaria fosse repleta de bons momentos do começo ao fim.
A todos que fazem a Pousada Vicanas MUITO OBRIGADO!
E aos amigos do Pesca Nordeste um forte abraço e espero que tenham gostado do relato da nossa pescaria em Família...