Serra do Facão, um novo point para a Pesca Esportiva

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Serra do Facão, um novo point para a Pesca Esportiva

Postagem Número:#1/4  Mensagempor Marlúcio Ferreira » 20/09/2011 - 07:00:30

O lago Serra do Facão no estado de Goiás, distante apenas 160 Km de Uberlândia, tem apenas dois anos de idade, os peixes ainda não se adaptaram ao novo ambiente. A pesca predatória está dizimando os dourados, surubins e até mesmo os tucunarés. A omissão dos órgãos fiscalizadores acarretará na extinção dessas populações em um curto espaço de tempo a exemplo do que aconteceu em outros lagos da região.

Todas as atrocidades possíveis são cometidas contra os peixes neste novo lago, redes e espinheis são enroscados em nossas iscas a todo o momento. Veículos de todos os tamanhos são vistos saindo da beira do lago com grandes caixas de isopor repletas de peixes de todos os tamanhos, os quais são comercializados em toda a região sem critério algum. É muito comum encontrar carros com porta malas aberto em cidades circunvizinhas comercializando o pescado que é fruto da pesca predatória.

Hoje, ainda é possível capturas como essa do vídeo, mas, se não houver a intervenção urgente dos órgãos ambientais, os dourados, grandes traíras e até mesmo o valente tucunaré em breve ficarão só na lembrança.

Penso que a divulgação de novos pontos de pesca concomitantemente com o alerta e a cobrança para uma política voltada para a proteção dos peixes nesta fase de adaptação, será mais eficiente do que ocultar essa novidade para que uns poucos possam usufruir. Infelizmente essa é a realidade vivida hoje pelo Lago da Serra do Facão.
Acredito na Pesca Esportiva como meio de inclusão social, geração de renda e proteção ambiental.
Objetivo: Divulgar a Pesca Esportiva como meio sustentável e de equilíbrio do meio ambiente, com um simples lema: PESCAR PARA PRESERVAR.
Marlúcio Ferreira
Agulha
Agulha

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/4  Mensagempor Savio » 20/09/2011 - 07:30:48

Bicho homem o destruidor do planeta.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 70
Imagens: 3
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#3/4  Mensagempor Jair Goiano » 20/09/2011 - 08:43:39

Caro Marlúcio Ferreira,
Parabéns pela sua reportagem, (Lago Serra do Facão em Goiás), mostrando o que o Brasil tem de bom e acima de tudo denunciando e cobrando das autoridades que cumpram sua missão de preservar e proteger a natureza.
Ao ver seu filme, me transporto para minha terra Catalão - GO, sentindo orgulho de ser Goiano.
Só para corroborar, informo que a Represa da Usina Hidreletrica Serra do Facão, fica localizada no Sudoeste Goiano no Rio São Marcos (quinta de nossa casa), a precisamente 50 Km da cidade de Catalão, entre os municíos de Catalão (margem direita) e Davinópolis (margem esquerda).
A represa quando totalmente inundade abrangera aproximadamente 400 km2., com um volume aproximado de 5.277.000.000 m3.
Imagine tudo isso preservado com as especies de peixes existentes como: Tucunaré, Dourado, Jaús, Surubins, Pacús, Piaus e outros, será uma maravilha.
Tamanha é minha satisfação que ficaria aqui falando da Região o tempo todo.
Em dezembro estarei pescando lá.
Mais uma vez parabens por ser um pescador esportivo e lutar pela preservação.
Obrigado.
Imagem
"Aqui não pica-pau, aqui é aroeira"
Jair Goiano
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 1
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#4/4  Mensagempor LeandroPesca7000 » 20/09/2011 - 17:10:58

bem amigos aqui vai nosso video da pescaria na represa de serra do facão.
espero que gostem o narador que sou eu tenho a lingua presa mas isso e detalhe...

agradeço a edição feita pelo marlucio, pos se tratando de um video caseiro acho que ficou muito bacana.

ATENÇÃO: Palavras convertidas automaticamente para minúsculas.
LeandroPesca7000
Agulha
Agulha

Tópicos: 7
Cidade/Estado: Uberlândia/MG

Voltar para Bate-papo