
Amigos pescadores ambientalistas,
Estamos colhendo os frutos plantados ao longo de anos de perseverança. Acreditamos que essa conferência será o marco para consolidarmos a Pesca Esportiva como uma atividade capaz de aliar a criação de empregos e renda, com proteção ambiental.
Nada mais justo do que Uberlândia sediar essa conferência, pois, hoje o Triângulo Mineiro é referência e liderança no cenário nacional da Pesca Esportiva.
Nós da ASPESCA- Associação de Pesca Esportiva e Consciência Ambiental, sabemos da responsabilidade assumida pelos pescadores esportivos brasileiros, colocamo-nos a disposição para que esse evento seja um divisor de águas em nosso país.
Estamos seguros que poderemos desempenhar bem essa missão, pois, não estamos sozinhos. Pessoas que há muito vem trabalhando para que a pesca esportiva brasileira ocupe seu verdadeiro espaço, nos dá essa segurança. Entre muitos, quero destacar os nomes do Prof. Dr.Ezequiel Theodoro da Silva, e Neudon Veloso presidente da AMAR-Patrocínio e do deputado estadual por Minas Gerais, Tenente Lúcio, companheiros incansáveis para o desenvolvimento da Pesca Esportiva em nosso país.
Lembrando sempre, que a Pesca Esportiva é uma atividade aliada ao Meio Ambiente, pois, só há peixes, onde há preservação.
Coordenador do Projeto Curva de Rio
BRASIL SEDIARÁ A 7ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PESCA RECREATIVA
Durante a 6ª Conferência Mundial de Pesca Recreativa (COMPER), realizada em Berlim no início de agosto (2011), o Brasil foi escolhido como sede da próxima edição do evento em 2014. Participaram também dessa seleção : Austrália, Canadá e Nova Zelândia. A decisão do Conselho Consultivo Internacional partiu do estudo de uma proposta com vários quesitos, enviada a Berlim no dia 1º de julho passado, e uma entrevista oral com os representantes dos países interessados.
O Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva, da Faculdade de Educação da Unicamp, foi o autor e interlocutor da proposta brasileira. O texto foi elaborado a partir de sua experiência na área, do estudo de documentos sobre a pesca esportiva brasileira e pesquisas/discussões sobre a temática realizadas nos últimos 10 anos. A iniciativa recebeu apoio de mais de 60 entidades nacionais (públicas e privadas) relacionadas à pesca esportiva e à preservação do meio ambiente.
Cabe destacar que a Conferência Mundial teve a sua origem e desenvolvimento no seio da comunidade científica internacional, não estando vinculada a nenhum país e a nenhum organismo estatal ou privado. Por isso mesmo, no momento estão em processo de formação um Conselho Consultivo Internacional e um Comitê Científico Nacional para delinear a formatação e a programação das atividades em solo brasileiro.
De acordo com manifestação prévio de interesse, Uberlândia (MG) será o município-a sede do evento no 2º semestre de 2014, em semana ainda a ser fixada. A Universidade Federal de Uberlândia e a Unicamp se unem para fazer a interface com os cientistas que pesquisam a pesca recreativa no mundo.
Preliminarmente, os objetivos pretendidos para a 7ª Conferência Mundial de Pesca Recreativa no Brasil são os seguintes:
(A) O diálogo crítico e a partilha de experiências, idéias, ideais, práticas e posicionamentos que venham a caracterizar as necessidades que, uma vez superadas, venham a facilitar o desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil e no hemisfério sul.
(B) O delineamento de ações conjuntas, de natureza multidisciplinar em prol da preservação e conservação dos estoques e reservas existentes nos diferentes países
(C) A elaboração e o encaminhamento oficial de moções e propostas às autoridades responsáveis pelas diferentes atividades pesqueiras, principalmente as da pesca de natureza esportiva ou recreativa.
(D) O estudo da viabilidade de fundação do Museu Brasileiro de Pesca Esportiva, que venha a compilar dados a respeito da memória da pesca esportiva brasileira e sirva como ponte para a educação dos pescadores, difundindo informações relativas aos valores desse tipo de lazer e suas extensões na vida brasileira.
Ezequiel Theodoro da Silva
Coordenador Geral
emarthi@terra.com.br
Fones: 019 - 3294-2540 ou 8114-8940