É a segunda vez que visito essa cidade, a 1° vez fui a trabalho e pouco aproveitei. Agora, fui passar 15 dias de férias, conhecer seus hábitos, costumes, história, culinária (afinal viagem sem gastronomia não é viagem) e “pescar”. Dias incríveis, meu filho e minha "patroa" simplesmente não queriam voltar.
Fiz alguns contatos pela internet com algumas pessoas, porém o Nilton do PESCA NORDESTE me convidou para uma pescaria já que estaria de férias nesse período. Fui com um convite de pesca e voltei com um AMIGO. Ele é uma pessoa nota 10, aliais, ele e sua família. Meu filho e a filha dele ficaram super amigos. Fizemos muitos passeios, nossas esposas viraram amigas, uma festa só. Fizemos um passeio até a divisa com a Paraíba pela areia... Cada lugar maravilhoso...
Antes da viagem, utilizando as ferramentas disponíveis na internet, mapeei todos os possíveis lugares de pesca com as praias mais lindas do RN, difícil missão já que todas são maravilhosas, e cruzei os dados para minha família também aproveitar, afinal, dividindo todos se divertem, no final pesquei menos do que o planejado, mas nem por isso deixou de ser maravilhoso.
Fiz um roteiro sem ficar cansativo, baseado em Natal rodei de São Miguel do Gostoso (litoral Norte) até a divisa com a Paraíba (litoral Sul). Uma viagem deliciosa. Queria ter ido até Galinhos, mas perderia muito tempo dentro do carro...
Fizemos tudo que um turista informado pela tecnologia consegue fazer, fomos mergulhar em Maracajaú e Perobas, fomos ao Circuito das Lagoas, Dunas de Genipabu, Punaú, e todas as praias de São Miguel do Gostoso até a Paraíba (Sagi, Cunhaú, Baía Formosa, Pipa, Malembá, Praia do Amor, Tibal do Sul, Camurupim, Barretas, Tabatinga, Ponta Negra e as praias da Via Costeiras estavam interditadas, então só fotos), Redinha, Santa Rita, Genipabu, Maracajaú, Maxaranguape, Muriú, Farol do Calcanhar, Cabo de São Roque, Marco 0 da BR 101, Touros... Passeios de bugre, aquário, feirinhas, Forte dos Três Reis Magos, conhecemos uma fazenda de camarão e como ela funciona, base de lançamento dos foguetes brasileiros, fomos aos restaurantes Camarões, Mangai, Tábua de Carne, Pinga fogo... Temos ao todo 1800 fotos, difíceis de selecionar até mesmo para mostrar para a família e amigos. Então amigos me desculpem se faltar algumas aqui.

Vamos para a pescaria. Rsss
Chegamos em Natal as 13:00 do dia 02/01, coloquei as malas no AP, e já fomos para a praia da Redinha, onde vi que dava para passar o fim de tarde pescando.
Reparei que tinha 2 mergulhadores, e estavam com 3 bons robalos e um Bonito Serra, e conversando com pescadores locais fiquei sabendo que se tratava de um bom ponto de pesca, com exemplares grandes de robalos, serras, sororoca(sarda), xaréus entre outros. Pesquei por pouco tempo com meu filho, pois a noite no nordeste logo chega. Não tive nenhuma ação, porém perto dos pilares da ponte, onde se encontram algumas estruturas de um antigo deque tive ataque de 2 robalos(médios) mas perdi.
Dia seguinte partimos para as praias e no final do dia revolvi “bater” no mole de pedras que se formava em Tabatinga, tive a honra de uma caranha que não se intimidou para foto:

Após sua soltura, e com uma “maldade” na cabeça troquei de isca, estava com a borá 10 e parti para uma saruna de 14 cm, já no primeiro arremesso engatei um monstro que tomava linha fácil de minha Abu Garcia c4 4600, quando ele virou para a esquerda e correu quase que contra a tensão da vara eu perdi o peixe... Ali tive a certeza que as pescarias seriam “chapa quente”! Hahahaha
Pegamos muita chuva, o que por um lado foi até bom, pois alguns passeios seriam insuportáveis com o sol rachando. Isso também prejudicou a pescaria na fazenda de camarão, onde a água estava muito turva. Aproveitando a "desculpa" do dia chuvoso fui conhecer o Monte das oliveiras do Júnior que é uma pessoa magnífica, grande admirador do robalo e cuida do lugar de forma ímpar. Após um excelente bate papo fomos pescar, preferi usar iscas de superfície e só tive uma ação de um robalão que nem me deu chances. Meu filho também perdeu um robalo bonito mas a grande estrela do dia foi a “dona patroa” que pegou um tarpon gigantesco correu da bomba de captação ate o meio do lago em menos de 5 segundos saltando incansavelmente e num desses pulos jogou a bomber long-A metros de distância, inesquecível cena. Obviamente fui pescar ao lado seu lado na bomba e vi cenas de documentário. Com a bomba ligada os robalos, tarpons e caranhas atacavam os paratis (saúnas) de uma forma bruta, nessa hora joguei tudo, iscas grandes, pequenas, jigs de pena, shads, mas nada teve efeito... Nos restou apreciar a culinária do restaurante: muitas ostras e um camarão a milanesa que foi o melhor que já comi até hoje. Showwwww!

Entre muitos passeios com nosso amigo Nilton e família, esperávamos ansiosamente uma boa maré para finalmente irmos ao Cunhaú realizar um grande sonho que “tinha”.
Chegou o grande dia! Chegamos no local as 4:00 e as 4:45 já estávamos navegando.
A impressão que tive foi de estar pescando no Amazonas, tamanho era a estrutura de mata preservada, sem contar o espelho d’água onde refletia toda beleza desse rio. Vislumbrava cada centímetro de rio, emoção era tamanha que não sabia o que expressar, então só agradecia a Deus e o Nilton por essa oportunidade que nunca esquecerei.
Chegamos ao “largo” dos tarpons, víamos emergir por todos os lados, sinceramente não sabia se pescava ou admirava tal cena. Acho que o Nilton e o Gilson (puts, um cara fantástico que saca muito de peixe e muito alto astral) perceberam minha empolgação e falaram: -“vai pescar ou ficar olhando” hauhauhhahahauua
Tivemos algumas ações de tarpons, mas nenhuma delas se firmou, antes de dar a ferrada ele ja tinha pulado e cuspido a isca. Logo os brutos foram se espalhando (ou afundando) e fomos para as galhadas, apesar de não ser a melhor maré para os flechas... Rendeu algumas boas brincadeiras...

O Grande lance foi um flechão que perdi nas galhadas... Bicho bruto! Deu um estou na superfície, saiu tomando linha e nem cartão de visitas o danado deixou... Mas foi total vacilo meu, esqueci de aliviar o freio que estava ajustado para os monstruosos tarpons ! Mais um que fica para lembrança!
Quinze dias de férias passam muito rápido rsssss, penúltimo dia chegando e aceitei uma dica do Nilton em ir passar um dia num resort. Lugar magnífico, excelente atendimento, ótima comida, lindo, lindo, lindo. Muito aconchegante, com cada detalhe incrível. Lá fomos nós. No correr do dia, fomos caminhar na praia, e inevitavelmente vi e analisei sua estrutura e só faltava uma plaquinha para o pescador: PEIXE AQUI ------->>. O lugar é maravilhoso para pesca.
A Angela me disse:- “Por que você não pega o material no carro e dá uma pescadinha? Aqui parece ser bom, essas pedras aí pode sair o seu gigante” hauahuahuuahhuaha Confesso que fiquei em dúvida entre trocar o conforto do local pelas pescarias... Hahahahaha Mas não custava ouvir “dona patroa” né? E lá fui, peguei meu equipo e parti.
Reparei que exatamente na ponta eu não conseguiria chegar, pois algumas ondas ainda assustavam então me posicionei um pouco antes. Levei apenas 4 iscas no estojo e um alicate (Alie Magnetic 11cm, JumpingMinnow, Perversa e Little Bob 11cm), de cara percebi que a meia água seria impossível. Testei as outras 3 sem nenhuma ação, de repente reparei em algumas Tainhas saltando e nadando desesperadas.
Nessa hora Angela me grita avisando que os camarões empanados chegaram (deu água na boca) mas preferi acreditar que tinha um “sinal” com essas Tainhas espalhando.

E estava certo. Os ataques ficaram cinematográficos. Via as Tainhas enormes serem devoradas por muitos predadores (não acredito ser só xaréus), uns rebojos onde pensei que meu equipo não seria suficiente, afinal estava com uma vara 17 lbs, 5´6’’ Spectra II da flemming, abugarcia 4600 c4, power pro 20 libras.
Certamente por conta da baixa estatura eu não conseguia arremessar aonde a “comedoria” estava, mas quanto mais a maré vazava mais eu adentrava nas pedras, e finalmente minha litlle bob chegou... uns 40 ou 50 metros.

A little bob como alguns conhecem faz aquele carnaval, 1 toque... 2 toques e emerge um volume d’água e um ataque certeiro. Vara vergada, freio parecia não existir, durante minutos eu não conseguia recolher nem 1 centímetro de linha... Pensei -“pq não peguei o outro equipo” hahahahahaha
Ele contornou a ponta da pedra e abriu para fora literalmente e apontou para África... como estava pescando envesado (V no vértice)por conta das pedras, a linha ficou em cima da mesma, nesse momento um senhor chegou e começou a me ajudar e me deu uma dica –“rapaz, aperte o flip e deixa esse peixe levar linha, se não ele não vai sair das pedras”, dito e feito, abri o flip e controlei a saída de linha para não dar cabeleira e o danado saiu das pedras e voltou para a esquerda, aí sim... ficamos no “mano a mano”.

sempre ele levando vantagem... chega a ser inexplicável sua brutalidade, quando ele para de tomar linha e eu o puxava, simplesmente a força que usava era suficiente para sair linha e não conseguir diminuir a distância, incrível.

Só comecei a ganhar quando realmente cansou e mesmo assim eu recolhia 1 metro e ele tomava 2... De repente outra explosão... mais uma tomada de linha bruta... apesar de ter quase certeza que era um xaréu, queria ver a cara do danado.
Nessa hora um casal que também estava passando o dia lá, chamou minha namorada na piscina e disse: -“ olha, seu namorado está gritando muito lá, me parece que ele pegou um peixão porque o caniço está muito torto” haiahaahuhahahahuahaa ela fez umas fotos lá de cima e foi lá para acabar de filmar... porém todos que estavam no resort acompanharam, e foi juntando gente... hauiauahhaa teve plateia, eu só escutava o doce barulho do mar, e muito focado na luta.
E que luta, eu não conseguia mais fazer o movimento natural do braço, tinha que usar o balanço do corpo para puxar o xaréu.
Lentamente o bruto foi chegando, nessa hora reparei ele ficou parado, eu puxava, o freio liberava linha e ele não se movia, impressionante isso. Mas, aos poucos ele veio, e esse mesmo senhor que ficou ao meu lado durante toda briga, colocou a mão no rabo do peixe e “embarcou”...
Viz um vídeo... espero que gostem:
Sentia meu corpo exausto depois de um “cabo de guerra”, mas muito aliviado por ter ganho essa luta. Muitos turistas bateram palmas, tiraram fotos, achei muito engraçado huahuiahuahuiha.
Meu filho gritando que tinha sido o pai que pegou, ele estava radiante !
Eu fiquei sem força no braço para tentar pescar mais deles, pois havia muitos...

81 centímetros de muita força, muitas corridas ao estilo Usain Bolt, esse peixe é a brutalidade em “pessoa”.
Só alegria, a viagem foi maravilhosa, Rio Grande do Norte é um absurdo de lindo, com praias belíssimas, ótimos lugares para passar o dia, excelente lugar de pesca, com uma culinária que eu amo.
E ainda fiz um amigo que deu um suporte absurdo: o Nilton. Um cara sensacional que deu altas dicas, nos levou para fazer vários passeios incríveis, sem contar com as pescarias, o cara é ligado no 220w total... é muito bom pescar com gente assim, que acredita, que arremessa sem parar, que está sempre com pensamentos positivos mesmo nas adversidades de uma pescaria. Niltão no words para você e por tudo que fez conosco, fica aqui meu muito obrigado.
Queria colocar mais fotos, mas o relato já está gigante, então fica para uma próxima oportunidade.
Minha viagem certamente foi bem mais que esse relato, estar com a família, curtir cada segundo com pessoas que amamos é algo muito precioso. Obrigado Deus por tudo.
Abração!