Desabafo de um pescador esportivo

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/34  Mensagempor Carlos Lyra » 03/12/2007 - 14:15:50

O exteminio de todos esses peixes do mar azul tipo Marlim , Sail fish , peixe espada e outros é que INVENTARAM o nome de MECA para as suas carnes ! :evil: :twisted:
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Carlos Lyra
Albacora
Albacora

Tópicos: 82
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/34  Mensagempor Tony » 03/12/2007 - 16:14:05

É como eu falei anteriormente em uma discussão temos que escutar sempre ambas as partes.
Tony
Galo
Galo

Tópicos: 2
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#18/34  Mensagempor Tarpon » 04/12/2007 - 14:09:23

Grandes pescadores,

Eu sou radicalmente contra a exposição de fotos de peixes mortos para ilustrar matérias, relatos e outras descrições, seja qual for a mídia.
Se o cara quiser matar para o consumo, tire a foto e sacrifique depois.
Dependendo o espécime, o estresse da luta e o esforço do embarque acaba por matá-lo. Muitas vezes temos que cortar a linha. Há alguns anos atrás, um amigo do sul veio pescar camurupins conosco. Falamos da possibilidade de termos que cortar a linha dependendo do tamanho do peixe o que nos deixaria sem as famosas fotos. Ele relutou mas acabou concordando. Um camurupim de 50/60 kg não suporta o embarque em um barco de convés alto. Acaba morrendo com hemorragias internas.

abraços,
Tarpon
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#19/34  Mensagempor Alexandre Cardoso » 04/12/2007 - 15:09:59

Concordo com vc. Tarpon, mas enquanto parabenizarmos os autores pela publicação de fotos de peixes mortos nos tópicos de nosso fórum também, essas cenas continuarãm. Confesso que eu mesmo já parabenizei alguns até pelo tamanho do peixe pescado, mas não parabenizo mais fotos de peixe morto, nem acho legal a publicação de fotos de peixes mortos. Ninguém gostaria de ver uma foto de um ente querido seu tirada dentro de um caixão não é?

A única foto de coisa morta que gostei de ver foram essas: Para quem quiser ver! Atenção: Cenas Fortes!
link: http://i72.photobucket.com/albums/i194/alexandrecardosoviana/carandiru1.jpg
a do massacre do Carandiru

Adicionado depois de 30 minutos:

Pode ficar tranquilo Xandão logo logo tiro ela daí, obvio que não vamos comparar peixe com gente, foi só um desbafo com alto teor de humor negro.

Abs
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#20/34  Mensagempor AlexiDantas » 04/12/2007 - 15:18:52

assim ta certo, melhorou 100%.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12

Postagem Número:#21/34  Mensagempor Bife » 04/12/2007 - 19:31:11

Essas revistas, o PNE, enquanto formadores de opinião não devem nunca apoiar esse tipo de conduta. Os que fazem isso, dificilmente mudarão, mas os novos que virão precisam ser educados. Urgente!
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#22/34  Mensagempor Gugao » 04/12/2007 - 23:27:41

Determinada vez fui pescar embarcado lá por Barreta, tirei as fotos dos maiores peixes que eu peguei até hoje. Mas diga-se de passagem não relatei-os aqui, exatamente pq por coincidência estava sendo discutido o fato de ser autorizado ou não fotos de peixes mortos aqui no PNE. Resolvi não publicá-las.

Valendo tmb salientar, que foram as maiores variedades de peixes que peguei até hoje de uma única só vez, dentre eles, Biquara, Corvina, Vermelha, Ariacó Peixe Piloto (O que anda com o tubarão), entre muitos outros. Alguns com cerca de 2 kg.

Entretanto, os peixes já chegavam ao barco todos mortos, devido a diferença de pressão da água. Pois, os peixes que eram pescados estavam numa profundidade de aproximadamente 25 a 30 metros. Alguns chegavam com a bexiga natatória pro lado de fora e tudo. Quem sabe profundidade não tenha sido o motivo pelo qual o Marlin chegou morto ou quase morto. A não ser que ele seja peixe de superfície. Se eu estiver enganado que me corrijam.

Acho que em nada na vida podemos ser radicais demais, até pq não tinha como eu adivinhar qual peixe eu iria pegar, qual o tamanho de peixe que eu iria pegar, qual tipo de peixe eu iria pegar.

Tudo na vida tem que se ver os prós e os contras, tem seu lado bom e o seu lado mal das coisas. Nem tudo são flores e nem tudo é ruindade. Acho que temos que saber discernir uma coisa da outra e sermos menos radicais.

Já dizia algum filósofo da vida, que não sei dizer quem seja: "Tudo que é bom, faz mal ou é pecado."

Agora quando é uma coisa que é feita com frequência, só por sacanagem, eu fico calado.

Mas ser totalmente proibido. De forma alguma podermos mostrar nossos trófeus. Pelo menos uma vez na vida. Não concordo.

Afinal de contas, cadê nossa democracia?!?!

Abraços.
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 31
Imagens: 1

Postagem Número:#23/34  Mensagempor Chrony Joseph » 05/12/2007 - 00:03:35

Seus troféus podem ser mostrados! Aonde você leu que é proibido? Foi aqui no PNE? Onde? Poderia me mostrar?

Acho que valeria a pena você da uma lida nos tópicos abaixo:
Regras de Utilização - Fórum
[url=http://www.pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=740]Pesque e Solte![/url]
[url=http://www.pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=2026]Algumas colocações[/url]

E me desculpe, mas seu discurso politico não se adequa a situação, não é uma questão de democracia e sim de postura de acordo com o que é pregado pelo PNE. :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#24/34  Mensagempor Gugao » 05/12/2007 - 01:28:59

Discursso político? Nem de politicagem eu gosto. Odeio política e odeio a tudo que se refere a política.

Agora acho q tudo na vida tem que se ter regras e não campanhas. Pra mim politicagem são essas campanhas feitas aqui no fórum. Campanhas de pesque e solte. Onde quer queira ou quer não, isso acaba sendo como via de fato uma regra. Ou vira uma regra logo ou não. Coisas do tipo:

"...cada usuário é consciente e autor das suas mensagens e fotos postadas, fica então a ele decidir o estado o peixe exibido na foto, porém não vamos permitir abusos."

Concordo plenamente com a sua colocação, que o estado das fotos é de pura responsabilidade de quem postou, mas quer queira ou quer não, para bom entendedor isso sim passa a ser uma politicagem. Pois, isso é uma opinião do fórum, que de acordo com o fórum não é permitido fotos de peixes tirados fora do seu habitat, peixes mortos e etc. Mas se quiser postar as fotos fiquem a vontade.
Mas como vou postar uma foto de um peixe morto, se o lema do fórum é de que pelo fórum não é permitido?

Assim como também tem-se a regra de que é proibido:

- Foto de peixes tratados, mutilados, sangrando, etc.

Até pq ultimamente estou muito ocupado e não venho acompanhando diariamente o fórum, e vim a perceber que esta questão de se poder postar fotos de peixes mortos ou fora do seu habitat fica de acordo com cada um, foi de um tempo recente pra cá. Mas se na minha fraca memória não me falha, já ouve debates, inclusive enquetes para saber se os usuários concordavam ou não com esse tipo de fotos, e o "não" concorda ganhou e foi proibido fotos deste tipo. Se eu estiver enganado que me corrijam. Até pq como já foi dito tenho memória fraca.

Mas quem sou eu, um réles mortal, para querer mudar uma opinião que foi imposta pelos usuários do fórum. Ou a quem de direito criou esta decisão.

No meu entender, acho que deveria ser feito uma regra mais ou menos da seguinte forma: "Atenção usuários é permitida a postagem de fotos de peixes mortos ou fora do seu habitat natural, mas desde que seja justificado o motivo pelo qual a foto não foi tirado no seu lugar de origem ou com o peixe ainda vivo, até pq pela opinião do fórum nós não aceitamos fotos deste tipo. Salvo em caso mencionado anteriormente. Mas logicamente se for constatado pelos moderadores do fórum que determinado usuário está passando dos limites em estar postando fotos não permitidas pelo fórum, os relatos passaram por uma análise para poder ser postado aqui."

Digo isso, pq vamos da o seguinte exemplo, se eu pego um pampo por exemplo de 58 cm (Se não me engano o recorde é 53cm), na hora não vou ter uma máquinha de boa qualidade para poder tirar a foto nítida de que o tamanho do peixe é de 58cm. Só vou poder tirar quando pedir uma máquina emprestada a alguém. Pq não tenho máquina nem celular com boa qualidade para poder tirar a foto.

Enfim, estou falando isso apenas como forma de opinião, não concordo, nem nunca concordei com pessoas que pegam todo e qualquer tipo de peixe, de todo tipo de tamanho e levam pra casa, ou matam apenas por maldade. Eu não mato nem baiacú, não tenho coragem de matar nem uma barata aqui em casa, não tenho coragem de matar nem uma formiga o que dizer dos peixes, que quem sabe um dia, num futuro não tão distante eu não possa pegar o meu peixão perfeito que eu tanto busco.

E gostaria de deixar bem claro aqui para todos, não estou aqui para gerar polêmicas. Estou aqui apenas para discutir, analisar as polêmicas. :wink:

No mais, abraços a todos.
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#25/34  Mensagempor Chrony Joseph » 05/12/2007 - 01:37:10

Não estou aqui para ler bíblias (textos longos) com críticas sem fundamento e/ou baseada apenas no umbigo de quem a protesta.

Esse tipo de coisa me irrita profundamente... É um saco ter que ficar passando por tal constrangimento, explicando aqui e acolá. Para bom entendedor poucas palavras bastam! A regra do fórum é esta! Ta chando ruim? Então amigo, a porta da rua é a serventia da casa. Sinto muito!

Literalmente perdi a paciência com essa polêmica toda!
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#26/34  Mensagempor Gugao » 05/12/2007 - 01:54:12

Não estou achando ruim, apenas questão de opinião. Se pra vc são críticas sem fundamento. Se em nada te acrescenta isso. Me desculpa.

Sei que é muito difícil agradar a todos. E vc como administrador, não tem que agradar a seu ninguém, apenas não imaginava que vc fosse levar isso como críticas destrutivas. Não imaginava que te fosse irritar profundamente. Mais uma vez te peço desculpas.

Como já foi postado anteriormente seguindo as regras do fórum. Se eu estivesse achando ruim, eu já teria saído. Se quiser apagar as msgs que foram digitadas por mim fique a vontade. Não estou aqui pra criar inimizade com ninguém. Só posso mais uma vez pedir desculpas a vc e a todos que venham a ter lido nosso "bate-papo", que pra vc infelizmente foram Bíblias, textos longos, sem fundamentos e baseados apenas em quem protesta. Faz de conta que conversamos via MP. Tudo bem Chrony? Até pq não vejo nenhuma opção aqui para apagar meus comentários.
Abraços.
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#27/34  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/12/2007 - 08:25:54

Amigos

O que vemos atualmente é que a tendência mundial em revistas, sites e programas de pesca na TV(vcs podem comprovar isso tentando colocar fotos de peixes mortos no site do Pesca Alternativa que não permitem de jeito algum) é a proibição dessas fotos, então, mais uma vez volto a dizer que sou totalmente contra a publicação dessas fotos, e agora vou em defesa do Chrony, ele decidiu não proibir essas fotos desde que não haja abusos (tipos peixes multilados, tratados etc) e a moderação sempre coloca uma mensagem de repúdio, esperando que com o tempo os autores se conscientizem e eles mesmos decidam que realmente não é legal e desistam de colocar as fotos.
Afinal, já fomos chamados de laranjas podres por outros motivos injustos.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#28/34  Mensagempor AlexiDantas » 05/12/2007 - 11:58:42

Homi proiba logo essas fotos e pronto, ai não vai ter mais nem perigo de surgir esse assunto. Eu fui um dos que votei a favor de botar fotos de peixe morto, e hj me arrependo de ter votado a favor, foto de peixe tem q ser no local.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12

Postagem Número:#29/34  Mensagempor Tarpon » 05/12/2007 - 17:57:55

Gugao, como já foi dito no tópico acima pelo Alexandre, isso é uma tendência dos maiores e melhores segmentos da pesca esportiva. Convencionou-se pelo mundo afora que a foto de um peixe morto não se torna troféu e é uma questão de ética entre os pescadores esportivos. Tu podes até não concordar, mas o caminho é este.
Um site de pesca esportiva tem que ter suas regras tanto quanto qualquer outra associação de atividade humana, como tu mesmo observaste. Em um clube social, dependendo do evento tu jamais entrarás vestido de camisetas e chinelos. Isso é uma regra dos estatutos ou uma arrogância do Diretor social? Enfiar o dedo no nariz em público não é proibido! Contudo, para as pessoas em geral é antiético e falta de educação.
Então, como tu pode notar as regras muitas vezes podem ser quebradas, mas em determinadas situação o bom senso fala mais alto. Tu te equivoca quando menciona as campanhas do “pesque e solte”. Em nenhumas delas que eu tenha conhecimento, principalmente aqui no Fórum, se radicaliza a ponto de induzir o pescador a soltar todos os peixes. O ponto crucial do tema é conscientizar os predadores. Aqueles que pegam 50 peças e levam todas para distribuir aos vizinhos, tias e cunhados. Isso é predação!
Espero que na sua próxima pescaria tenhas a oportunidade de fotografar um peixe embarcado vivo. Vais notar que ficará muito mais bonito e aí sim, será um troféu e nós, certamente vamos fazer os comentários elogiosos.
O peixe morto em uma foto no cais, na rua, no jardim de casa, no quintal ou na cozinha não é um troféu é apenas uma foto de culinária. Quem disse isso? Eu? Não! É o bom senso e a ética do pescador esportivo. Goste ou não goste, tu terá que entender isso.

Grande Alexandre, eu quando vejo alguma foto de peixe morto, seja qual for a situação, fecho o tópico e não faço comentários. Nem prós nem contras.

Abraços,
Tarpon
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#30/34  Mensagempor Gugao » 05/12/2007 - 23:07:43

Por mim, quanto a este assunto, ele já está encerrado.

Nunca imaginei que simples palavras fossem irritar profundamente uma pessoa. Ainda mais quando essa pessoa se trata do Chrony. Pelo fato dele ser um Administrador de um fórum de discurssões.

De hoje em diante procurarei deixar as polêmicas de lado, para quem sabe possamos viver mais em paz e harmonia. :roll:

Afinal, estamos aqui para trocarmos experiências e aqui aprendi muitas coisas. E não para estarmos trocando farpas e fazermos inimigos. Só tenho a pedir desculpas a todos vcs.

Abraços a todos. :D
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim