Pessoal, segue um resumo das atividades do Engenheiro de Pesca que peguei na página da UFRPE, aí em Recife
http://www.ufrpe.br/curso_ver.php?idConteudo=10.
Lá pelos anos de 1989/1980 eu tentei duas vezes o vestibular de Eng. Pesca na UFRPE e uma vez na UFCE, mas não tive sucesso.
Acabei desistindo, tanto pelo fracasso nos exames de admissão no curso, como pela falta de mercado que, na época, havia conversado com engenheiros de pesca na cidade de Caicó-RN, que cuidavam da reprodução de alevino, e eles mesmos não me recomendaram o curso.
Bem, essa era a realizada na década de 80. Hoje, não sei dizer.
Resolvi trilhar outros caminhos profissionais, mas não me afastei da pesca eheheh.
Mas r4f4o, se você realmente tem vocação para tal atividade e deseja muito trabalhar nessa área, vá em frente e boa sorte!
Segue o texto:
"Engenharia de Pesca
Com uma estrutura curricular voltada para a realidade do cenário científico, técnico e econômico nacional do setor pesqueiro, o objetivo do curso de pesca é capacitar profissionais forjados em consonância com a demanda do mercado e os últimos avanços tecnológicos. Cabe ao Engenheiro de Pesca as funções de supervisão, planejamento, coordenação e execução de atividades integradas para o aproveitamento dos recursos naturais aquícolas, o cultivo e a exploração sustentável de recursos pesqueiros marítimos, fluviais e lacustres e sua industrialização.
O Nordeste oferece boas perspectivas de trabalho, principalmente nas áreas de aquicultura e no processamento de pescado, mas também existem boas oportunidades na pesquisa e produção de alevinos (filhotes de peixe). Outra área de atuação que tem apresentado crescimento é a das \\\"piscigranjas\\\", fazendas de criação de peixes que exigem a presença do Engenheiro de Pesca. A legislação brasileira prevê um profissional habilitado como responsável técnico para atuar nas indústrias pesqueiras.
No IBAMA, os Engenheiros de Pesca exercem funções relativas ao ordenamento dos recursos pesqueiros e à política de fomento à peca e à aquicultura. Nas Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, inspeciona o pescado, presta assistência técnica e trabalha na área de extensão pesqueira.
Coordenador: Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira
E-mail: coordenacao@ep.ufrpe.br
Visite a página do Curso de Engenharia de Pesca: http://www.depaq.ufrpe.br"