O que um engenheiro de pesca faz realmente?!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

O que um engenheiro de pesca faz realmente?!

Postagem Número:#1/9  Mensagempor R4f4o » 15/12/2010 - 15:17:52

Bom pessoal, eu já venho a algum tempo lendo um pouco sobre 'engenharia de pesca' e vi que aqui no fórum, tem muita gente formando/formado nessa área. Queria tirar algumas dúvidas com vocês, se possível:

1. O que realmente faz um engenheiro de pesca?
2. Como está o mercado para quem tem ensino superior nessa área?
3. Quais faculdade aqui do Recife/Olinda teêm esse curso?

Eu fazia Ciência da Computação na FIR e tranquei no 4º período, quero trocar de curso e fazer algo que eu tenha prazer em fazer! Obrigado para quem puder me esclarecer essa dúvidas.

Abraço a todos.
R4f4o
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 20
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/9  Mensagempor Deivy » 15/12/2010 - 17:55:05

sempre tive curiosidade sobre o assunto. ano passado tentai uma vaga nesse curso na Federal Rural porem num conheço o asusnto bem afundo.
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#3/9  Mensagempor R4f4o » 17/12/2010 - 10:43:56

É Deivy, acho que nós vamos ficar na vontade ainda de conhecer um pouco sobre esse curso.. :cry:
R4f4o
Barracuda
Barracuda

Postagem Número:#4/9  Mensagempor Gustavo Adelino » 17/12/2010 - 16:10:07

Pessoal, segue um resumo das atividades do Engenheiro de Pesca que peguei na página da UFRPE, aí em Recife http://www.ufrpe.br/curso_ver.php?idConteudo=10.

Lá pelos anos de 1989/1980 eu tentei duas vezes o vestibular de Eng. Pesca na UFRPE e uma vez na UFCE, mas não tive sucesso.

Acabei desistindo, tanto pelo fracasso nos exames de admissão no curso, como pela falta de mercado que, na época, havia conversado com engenheiros de pesca na cidade de Caicó-RN, que cuidavam da reprodução de alevino, e eles mesmos não me recomendaram o curso.

Bem, essa era a realizada na década de 80. Hoje, não sei dizer.

Resolvi trilhar outros caminhos profissionais, mas não me afastei da pesca eheheh.

Mas r4f4o, se você realmente tem vocação para tal atividade e deseja muito trabalhar nessa área, vá em frente e boa sorte!

Segue o texto:

"Engenharia de Pesca

Com uma estrutura curricular voltada para a realidade do cenário científico, técnico e econômico nacional do setor pesqueiro, o objetivo do curso de pesca é capacitar profissionais forjados em consonância com a demanda do mercado e os últimos avanços tecnológicos. Cabe ao Engenheiro de Pesca as funções de supervisão, planejamento, coordenação e execução de atividades integradas para o aproveitamento dos recursos naturais aquícolas, o cultivo e a exploração sustentável de recursos pesqueiros marítimos, fluviais e lacustres e sua industrialização.

O Nordeste oferece boas perspectivas de trabalho, principalmente nas áreas de aquicultura e no processamento de pescado, mas também existem boas oportunidades na pesquisa e produção de alevinos (filhotes de peixe). Outra área de atuação que tem apresentado crescimento é a das \\\"piscigranjas\\\", fazendas de criação de peixes que exigem a presença do Engenheiro de Pesca. A legislação brasileira prevê um profissional habilitado como responsável técnico para atuar nas indústrias pesqueiras.

No IBAMA, os Engenheiros de Pesca exercem funções relativas ao ordenamento dos recursos pesqueiros e à política de fomento à peca e à aquicultura. Nas Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, inspeciona o pescado, presta assistência técnica e trabalha na área de extensão pesqueira.

Coordenador: Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira

E-mail: coordenacao@ep.ufrpe.br

Visite a página do Curso de Engenharia de Pesca: http://www.depaq.ufrpe.br"
Imagem
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Destaque (1)

Tópicos: 98
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiram: 25 vezes

Postagem Número:#5/9  Mensagempor R4f4o » 17/12/2010 - 16:55:01

Opa Gustavo, muito obrigado por ter respondindo o tópico! Eu andei lendo algumas coisas sobre o curso citado e sinceramente, não gostei muito do que li não..

Agora já sei mais o que um engenheiro de pesca faz! Porém, gostaria de saber como está o mercado hoje dia, já que antigamente era complicado se arrumar algo nessa área. Sei que tem um pessoal aí que tá cursando e já concluiu, se eles puderem me dizer em relação ao mercado hoje em dia, eu fica grato.

Mas Gustavo, mais uma vez, muito obrigado pela explicação! Me enrriqueceu mais de informações! Obrigado. :lol:
R4f4o
Barracuda
Barracuda

Postagem Número:#6/9  Mensagempor Deivy » 17/12/2010 - 23:57:58

Gustavo Adelino, cara muito obrigado pela informação.
realmente tem que ter amor pra se torna um engenheiro de pesca, porem como tenho que trabalha no momento por dinheiro mesmo e por estatus profissional ela vai ter que ficar para segundo plano porem esta na lista de objetivos que tenho em minha vida. pesca é algo que sempre me atraio seja em quaqluer modalidade.
Deivy
Dourado
Dourado
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#7/9  Mensagempor Gustavo Adelino » 18/12/2010 - 08:29:29

Valeu amigos. Apenas corrigindo, os anos em que participei dos exames de ingresso no curso de Eng. de Pesca em PE e no CE, foram 1988 e 1989.

Mas ainda fui aprovado no chamado "peneirão" (1ª fase do vestibular da época) na UFRPE, porém o que me tirou foi a segunda prova com ênfase em matemática, física e demais ciências lógicas da área de Engenharia. Aliás, é bom saberem que o aluno de Engenharia de Pesca estudará praticamente todas as disciplinas "ferozes" do básico de qualquer curso de engenharia!

Abs
Imagem
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Destaque (1)

Tópicos: 98
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiram: 25 vezes

Postagem Número:#8/9  Mensagempor Rafael Monteiro » 18/12/2010 - 22:05:16

Cara, sou estudane e eng. de pesca e provavelmente estarei me formando ano que vem. Um engenheiro de pesca pode atuar na área da pesquisa ou na de produção. Recentemente surgiu a área da "politica" ue foi com a criação do Ministéria da Pesca.

Um eng. de Pesca é um produtor de alimento, podendo criar diversos tipos de animis em ambientes aquáticos (aquicultura). Peixe, camarão, ostra, mexilhão, entre outros. É uma área qu vem com forte crescimento.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#9/9  Mensagempor R4f4o » 20/12/2010 - 12:37:32

Rafael Monteiro, obrigado por ter respondindo... entendi melhor agora... Sei lá, fico meio assim só em relação ao mercado.. mas como vc mesmo disse que está em crescimento, ótimo! Boa sorte para você e meus parabéns por poder unir dois coisas importantíssimas para o ser humano.

Abração.
R4f4o
Barracuda
Barracuda

Voltar para Bate-papo